Cidadeverde.com

1ª da série: TV Cidade Verde exibe especial dos 30 anos destacando o pioneirismo; assista

Imprimir

A TV Cidade Verde completa 30 anos e é destaque no jornalismo piauiense com diversas inovações tecnológicas, que chegaram a sua casa graças a ousadia e determinação.

A história da TV Cidade Verde começou em 1986, como TV Pioneira, e projeto idealizado por Jesus Elias Tajra.  Neste ano, Jesus Elias Tajra foi homenageado na Câmara dos Deputados pelos 30 anos de contribuição a imprensa e a sociedade piauiense. As homenagens na Câmara Municipal de Teresina e na Assembleia Legislativa do Piauí acontecerá ainda neste mês. 

No ano de 1987, a TV Pioneira foi a primeira a transmitir ao vivo o carnaval e a posse de um governador. Na época, Alberto Tavares Silva. Em 1988, transmitiu o primeiro jogo de futebol direto do Estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão. O jogo era Flamengo e Quatro de Julho com narração de Zé Lula e  comentários de Luis Carlos Maranhão.

Com o passar dos anos, muita coisa mudou.  Equipamentos de última geração ampliaram a qualidade das imagens e a transmissão da nossa programação. Também fomos pioneiros na teledramaturgia contando a história do finado motorista Gregório, que se tornou um mártir em Teresina, em 2005. Essa foi a semente para produzir o filme sobre a Batalha do Jenipapo em 2008.

Por falar em pioneirismo, a valorização da discussão política, tradição desde o início da TV, mudou a forma como o piauiense vê a política. Nesta questão, a TV Cidade Verde foi a primeira a realizar debates, transmissões ao vivo das apurações de urnas nas eleições e da posse dos eleitos.

Inovação  Tecnológica

A inovação é a nossa marca e mudanças sempre são bem-vindas. Em 2000, a TV Pioneira deixou a Bandeirantes e passou a transmitir o sinal do SBT. Outra grande prova desse pioneirismo foi a implementação do Sistema Digital no Piauí.

Em março de 2009, a TV Cidade Verde começou a operar com sinal digital, um marco, já que será a primeira afiliada do SBT, no País, a trabalhar com essa nova tecnologia, sendo a segunda do Nordeste. Os benefícios da TV Digital são: alta definição, som multicanal, TV móvel e portátil e múltiplos programas. O então ministro das Comunicações, Hélio Costa, veio ao Piauí para prestigiar a solenidade de implementação do canal digital.

Já com o padrão de qualidade HD, outra marca de inovação foi a TV Cidade Verde Internacional, pois, pela primeira vez, uma emissora do Piauí transmitiu ao vivo a Copa do Mundo em 2010 e a série Piauí pelo mundo em 2011 com a cobertura das Olimpíadas de Londres

Solenidade de implementação do Sistema Digital no Piauí na TV Cidade Verde (foto: Raulino Neto)

#30AnosCV

Os internautas podem participar e acompanhar a semana "Cidade Verde 30 Anos” nas redes sociais por meio da hashtag #30ANOSCV. Os programas especiais em comemoração pelos 30 anos da TV Cidade são exibidos entre os dias 11 e 15 de abril, durante a programação do Jornal do Piauí, a partir das 13 horas.

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais