Cidadeverde.com

2ª série: Especial destaca coberturas políticas da TV Cidade Verde nos seus 30 anos; assista

Imprimir
  • progra_2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • cv2_3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • cv2_1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • cv_2_4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • cv_2_3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

As grandes transmissões dos fatos políticos do Estado é uma forte característica da TV Cidade Verde, que se tornou referência nas coberturas jornalísticas. O slogan “Tradição é tradição, Cidade Verde na eleição” já diz tudo. As reportagens da TV Cidade Verde na cobertura das eleições é tema do segundo programa do especial semana "Cidade Verde 30 Anos”, que foi ao ar nesta terça-feira (12) durante o Jornal do Piauí.

A TV Cidade Verde está presente em todos os processos eleitorais desde a escolha dos pré-candidatos até a totalização dos votos e posse dos eleitos, tudo com isenção e imparcialidade. A apuração detalhada e atenciosa dos profissionais da TV Cidade Verde conseguiu informações privilegiadas e notícias em primeira mão que ajudam na decisão do seu voto.  

Aspectos importantes da política, a cobertura imparcial  e detalhada de momentos que entraram para a história do Estado e do país, e as informações exclusivas que fizeram a diferença na hora de decidir o seu voto são destaques na história da TV Cidade desde 1986. 

Exemplo disso foi nas eleições de 2010 que iria escolher o novo governador do Piauí. O jornalista Elivaldo Barbosa surpreendeu os telespectadores com uma decisão judicial pelo afastamento do então prefeito de Teresina, Elmano Férrer. A decisão foi revogada, mas, até o recurso, a novidade movimentou o dia da eleição.

Visitas Presidenciais

Nos últimos 30 anos, todos os presidentes da República estiveram no Piauí. Todas as visitas receberam uma cobertura detalhada para levar até os telespectadores importantes informações. Algumas dessas visitas foram: No final dos anos 1980 com José Sarney, que esteve em Parnaíba; em 1994, Itamar Franco; em 1995, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, que inaugurou a ponte Wall Ferraz.

A visita que mais atraiu os olhares de todo o país para o Piauí foi em 2003. Luís Inácio Lula da Silva veio ao município de Guaribas e lançou o programa Fome Zero, retornando ao Estado por diversas vezes. Já a atual presidente Dilma Rousseff também esteve em muitas situações no Piauí, a última foi em 2015 quando visitou as obras da ferrovia da Transnordestina em Paulistana.

 

O programa especial do “Cidade Verde 30 Anos” exibiu, inclusive, a transformação do sistema de votação que, inicialmente, era usada as urnas de lona.  Em 1998, ainda nas primeiras experiências com a urna eletrônica, a TV Cidade Verde foi a única emissora que divulgou ao vivo o resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  

Visita do ex-presidente Lula ao Piauí (Foto: divulgação/TV Cidade Verde)

Coberturas Emocionantes

Aqui destaca-se o ex-prefeito Wall Ferraz, pois é considerado uma das maiores referências políticas influenciando uma geração de seguidores. Depois de comandar a cidade por três vezes, e morrer no exercício do mandato em 1995, a morte de Wall Ferraz foi uma das coberturas históricas da TV Cidade Verde com transmissão do funeral, das homenagens póstumas e das muitas manifestações de solidariedade e luto dos eleitores e admiradores.

Outro momento histórico e muito emocionante na cobertura política foi a morte da Francisca Trindade, em 2003. Ela é a deputada federal mais votada da história do Piauí até então com 165 mil votos. Trindade morreu aos 37 anos vítima de um AVC Fulminante durante uma solenidade na presença de muitos populares e da imprensa. Na época, o então presidente Lula veio a Teresina para prestar as últimas homenagens à deputada.

 

Francisca Trindade foi uma das deputadas federais mais bem votadas do Piauí (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Debates e Posses

A valorização da discussão política é tradição desde o início da TV, em 1986, e mudou a forma como o piauiense vê a política nos últimos anos. No segundo programa especial da “Cidade Verde 30 Anos”, contamos a história do nosso pioneirismo na cobertura política; tudo para deixar os telespectadores e eleitores informados sobre o dia a dia das eleições. Com relação ao pioneirismo TV Cidade Verde, fomos os primeiros a realizar debates e transmissões ao vivo das apurações de urnas nas eleições e da posse dos eleitos. 

As solenidades de posse também são muito marcantes. A primeira transmissão ao vivo do cargo do executivo foi em 15 de março de 1987, quando Alberto Silva tomou posse como governador do Estado pela segunda vez. Até os dias atuais, a TV Cidade Verde acompanhou as solenidades de posse em tempo real de nove governadores do Piauí e seis prefeitos de Teresina, alguns se repetiram no cargo. Ao todo, a TV Cidade Verde acompanhou a posse de 13 governadores do Piauí e de nove prefeitos de Teresina.  Para prefeito, a primeira foi em 1º de Janeiro de 1989 com a posse do Heráclito de Sousa Fortes. 

O Especial de hoje também destacou os piauienses que são referência na política em outros Estados, que foram apresentados aos conterrâneos em um programa especial em 2005. O Viva Piauí - Orgulho da Nossa Gente entrevistou três governadores de outros estados: Francelino Pereira, que saiu de Angical para comandar o poder executivo de Minas Gerais entre os anos de 1979 a 1983; o teresinense Moreira Franco, que governou o Rio de Janeiro entre 1987 e 1990; e Moíses Avelino, que nasceu em Santa Filomena e foi o segundo governador do Tocantins, entre 1991 e 1995. 

Crise Administrativa

As despedidas fazem parte da nossa história e outros momentos difíceis também. Crises administrativas acabaram sendo dias conturbados no Estado.  Muitos momentos de conflitos que geraram uma insegurança, uma insatisfação geral na população. Dentre elas, o fechamento do banco O Estado no início da década de 1990. 

Outro momento delicado foi em 2001 com a cassação do governador Mão Santa. Esse fato abalou todo o Estado e mudou o cenário da política local e fortalecendo a oposição. Foi a primeira vez que, no Brasil, um governador teve o mandato cassado por decisão judicial. Mão Santa havia sido reeleito em 1998, mas enfrentou um processo na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico durante a campanha. Após julgamento e decisão unânime, o mandato foi cassado no dia 6 de novembro. Hugo Napoleão foi empossado novo governador no dia 17 de novembro de 2001. 

Estudantes em protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina (Foto: Thiago Amaral)

As crises no transporte urbano de Teresina também são destaques.  O especial “Cidade Verde 30 Anos” destacou três: a primeira, no início dos anos 90, por causa do atraso na emissão das carteiras estudantis que provou protestos na Universidade Federal do Piauí e no Centro de Teresina; ônibus foram depretados e os manifestantes ocuparam a Prefeitura de Teresina, pelo menos trtês foram presos. 

A segunda foi em agosto de 2011 quando a tarifa subiu de R$1,90 para R$2,10; após cinco dias de manifestações o reajuste foi suspenso.  Ônibus também foram incendiados, houve confrontos com a polícia e 12 manifestantes foram presos. Em janeiro de 2012 passou a vigorar o novo valor da tarifa e os protestos recomeçaram.

Já em junho de 2013, mais uma vez os estudantes protestaram pela redução do valor da passagem. Nestas manifestações, o atropelhamento do estudante Paulo Patrick chocou todo o Estado. Ele foi atropelado por um taxi durante o protesto na Avenida João XVIII, próximo a ponte Juscelino Kubitschek. Antes do acidente, o estudante condeceu entrevista à TV Cidade Verde. Patrick tinha 14 anos e morreu após passar 11 dias internado. Ele, que era atleta reconhecido no handbol piauiense, recebeu diversas homenagens. 

Estudante Paulo Patrick em entrevista à TV Cidade Verde momentos antes do acidente

Viva Piauí e Constituinte 

Outra reportagem que entrou para o nosso quadro de memória não pelo impacto no seu cotidiano, mas pela exclusividade, pelo ineditismo, e pela valorização da nossa história.  Foi na nossa telinha que você ficou sabendo como começou o nosso Estado. Em 2008, a TV Cidade Verde exibiu o especial Viva Piauí 250 anos de história, que, na verdade, marcava os 250 anos de nomeação de João Pereira Caldas, o primeiro governador da província.  O decreto assinado pelo rei de Portugal, esta guardado no arquivo ultramarino de Lisboa, e foi apresentado pela primeira vez aos piauienses. No especial, você pode conferir o primeiro mapa do Piauí e conhecer como era e como está o nosso Estado. 

Os 261 artigos, que compõem Constituição Estadual, foram promulgados com ampla cobertura da TV Cidade Verde.  Esse momento tão importante para o nosso Estado também foi destaque no especial “Cidade Verde 30 Anos”. Afinal, são as leis que regem o Piauí. 

#30AnosCV

Os internautas podem participar e acompanhar toda a programação especial da semana "Cidade Verde 30 Anos” nas redes sociais por meio da hashtag #30AnosCV

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais