Cidadeverde.com

4ª da Série: Especial Cidade Verde: Evoluções do Piauí e Teresina nos últimos 30 anos

Imprimir
  • 7.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 6.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 4.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 3.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 1.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde

Nos últimos 30 anos, a TV Cidade Verde acompanhou o crescimento socioeconômico do Piauí.  Para contar toda essa história, através do rico arquivo da TV e as vivências dos jornalistas, o quarto programa da semana “Cidade Verde 30 anos” exibiu, nesta quinta-feira (14), as mudanças sociais, econômicas e culturais que promoveram a evolução no nosso Estado. Uma trajetória que a TV Cidade Verde mostrou dia a dia, ano a ano, e você poderá rever nessa série especial de aniversário.

Hoje o Piauí conta com 224 municípios e uma população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último Censo, em 2010, já somos mais de 3 milhões de piauienses.  Quando a TV Pioneira surgiu, no ano de 1986, eram apenas 114 municípios e uma população de um pouco mais de 2 milhões de habitantes. Em Teresina, atualmente, são mais de 800 mil habitantes. 

A escola também foi abraçada pela TV Cidade Verde no especial do Dia do Piauí do ano passado numa homenagem as  conquistas na educação. 

Educação

A educação foi primordial para essa mudança uma vez que, há trinta anos, o acesso ao ensino superior era restrito à capital e, hoje, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tem cursos presenciais e a distância em dezenas de municípios. Já a Universidade Federal está presente em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Por falar em Bom Jesus. Essa é a cidade que tem proporcionalmente o maior número de doutores do Brasil: uma média 5 vezes maior que a nacional com um doutor para cada 306 moradores. Pessoas mais conscientes exigem melhores condições de habitação, de higiene e saúde.  Entre 2002 e 2011, o esgotamento sanitário aumentou 82%, a coleta de lixo cresceu 55% e o número de domicílios com água encanada dobrou.

O sucesso da educação no Piauí não é só nas universidades. Isso vem da base, e outro orgulho do Piauí é ter a escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, onde os alunos são os maiores vencedores das Olimpíadas Nacionais de Matemática, fazendo da nossa educação referência no país. Falando em educação, o Piauí é um dos cinco estados onde o ensino médio da rede pública está acima da meta projetada para o Brasil.

Já o ensino fundamental nas escolas públicas de Teresina tem os melhores resultados do Nordeste e algumas das escolas particulares estão entre as melhores do país.  A taxa de analfabetismo no Piauí caiu de quase 30% em 2002 para menos de 20% em 2011. A TV Cidade Verde acompanhou toda essa trajetória.

Em 2017, o Piauí deve ser o quinto maior produtor de energias limpas 

Agronegócio e indústrias

O programa “Piauí Rural”, que estreou no final dos anos 80, mostrava que o sul do Estado despontava como a última fronteira agrícola da região Nordeste com os primeiros investidores apostando na produção de grãos.  Atualmente é um recorde atrás do outro. Em 2016, a área plantada de grãos nos cerrados do Piauí já é de mais de 1 milhão de hectares, sendo a previsão de colheita é 12,4% a mais que no ano passado. O programa Piauí Rural tornou-se o Piauí que Trabalha, exibido aos sábados, às 7 horas.

O Piauí do século XXI é um exemplo de redução da pobreza. Entre 1990 e 2011 o número de famílias que viviam na miséria caiu de 60 para 14%; metade dos quase 80% dos piauienses que viviam na classe C migraram para a classe média.

Outro destaque no agronegócio, além da produção de grãos, a cadeia produtiva do mel, na região de Picos é um grande investimento no nosso estado. Hoje o Piauí é o maior produtor de mel do Brasil, exportando para vários países, sem esquecer a extração e lapidação da opala, que passou a ser valorizada pela qualidade da pedra e pela a arte da joalheria.

Aqui se destaca em especial o programa Viva Piauí, exibido em 2009, mostrando o quanto o Estado se desenvolveu em vários segmentos. O setor industrial cresceu; hoje o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí é maior que a média nacional.  Na época do programa, a TV Cidade Verde anunciou a geração de energia eólica e, agora, o Piauí se consolida nessa produção; a meta é de que em 2017, o Estado seja o quinto maior produtor de energias limpas. 

Outra prova do crescimento do Estado é que em 2015, quando o Brasil passou pela maior taxa de desemprego dos últimos 23 anos, o Piauí apresentou mais admissões que demissões.

 

Piauí em obras

Em diversos pontos do Estado obras estão sendo realizadas para melhorar a vida dos piauienses. Pontes, viadutos e duplicações de BR’s para melhorar o trânsito; escolas, universidades e pontos de cultura são criadas e/ou ampliadas para enriquecer ainda mais a educação no Piauí. A construção da duplicação das BR’s 316 e 343, dos terminais rodoviários, da ponte do meio da Juscelino Kubitschek e o projeto Lagoas do Norte foram destaques no especial 30 anos da TV Cidade Verde. 

Além disso, os jornalistas recordaram alguns acidentes e imagens que marcaram a evolução de Teresina como, por exemplo, a transferência dos vendedores ambulantes que ficavam espalhados pelo Centro de Teresina, principalmente na Álvaro Mendes e Simplício Mendes, para o Shopping da Cidade, na Praça da Bandeira, também no Centro de Teresina. Outra imagem marcante exibida foi a inauguração da Potycabana em 1990. 

 Última colisão de um trem de carga com um ônibus, ambos trafegavam pela Avenida Frei Serafim (foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Com relação aos acidentes, o Especial relembrou a última colisão de um trem de carga com um ônibus, ambos trafegavam pela Avenida Frei Serafim, antes do rebaixamento da linha férrea, que foi uma das muitas obras marcantes do ex-governador Alberto Silva. Ele esteve no acidente e até “comemorou” porque era a última vez que o trem estava passando pela Frei Serafim às véspera da inauguração do rebaixamento. Outro acidente relembrado foi com o pontão, que fazia a travessia de pessoas entre os bairros Poty Velho e Santa Maria da Codipi, em 1988. Os cabos romperam e a barca caiu no rio, navegou por uns 10km até ser parado por outro barco; ninguém ficou ferido. Em 1991, a Ponte Mariano Castelo Branco, "a ponte dos 100 dias", foi construida para substituir o pontão. Ela ficou conhecida como "a ponte dos 100 dias" por ter sido construida dentro desse espaço de tempo; pela gestão do então prefeito Heráclito Fortes. 

Turismo

O turismo também ganhou maior destaque. Em uma propaganda do segundo governo do Alberto Silva, exibida pela TV Pioneira, se falava em turismo, mas não eram mencionados nem o Delta do Parnaíba, nem a Serra da Capivara que são os dois maiores cartões postais do Piauí.  Sobre a Serra da Capivara, a TV Cidade Verde tem orgulho de falar que, em 2011, produziu um SBT Repórter, que foi o primeiro programa totalmente produzido no Piauí e exibido em rede nacional durante horário nobre.

E sobre o Delta do Parnaíba, a TV Cidade Verde também foi precursora. Em 2004, a equipe de jornalismo fez uma excursão da nascente a foz do Parnaíba, em um trabalho primoroso que até hoje é referência em documentários e no ecoturismo.

A TV Cidade Verde também acompanhou os tempos difíceis quando, por exemplo, o jornalista Elivaldo Barbosa, na década de 90, fez uma série de reportagens sobre o flagelo da seca, que foi um período de grande estiagem em que as frentes produtivas de serviço eram a única alternativa de renda para os agricultores e, o mais triste, família da zona rural que comia raízes de macambira pra escapar da fome. Hoje isso não existe mais. “o Piauí da fome e da miséria de trinta anos não existe mais”, ressaltou o jornalista.

 

 
Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais