Cidadeverde.com

Estão abertas inscrições para Oficina de Teatro Permanente "Procópio Ferreira"

Imprimir

Às vésperas de completar 30 anos de existência, a Oficina de Teatro "Procópio Ferreira" abre novas turmas de iniciação teatral. As aulas de base serão ministradas pelo diretor de teatro Luciano Brandão, que também coordena os serviços. A Oficina é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí - Secult e do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

As aulas iniciaram no dia 04 de abril e, por se tratar de uma oficina permanente, com duração de 1 ano, a cada temporada/turma, as inscrições continuam abertas, enquanto houver vaga.

A Oficina proporciona condições para que os estudantes de teatro e a comunidade desenvolvam uma atividade artística cultural que interfira, diretamente, no desenvolvimento pessoal, tornando-os seres mais criativos, expressivos e conscientes.

Surgida na década de 1980, a Oficina de formação teatral, que acontece no Theatro 4 de Setembro, teve como ponto de partida a iniciação e formação de novos atores para Teresina, com a renovação e continuidade das gerações anteriores de atores.

A Oficina Permanente de "Teatro Procópio", contará com a colaboração de mais cinco profissionais, da área, que estarão ministrando aulas especificas, agregando à formação dos atores/estudantes, conhecimento e diversidade técnica teatral. 

Compõem esse novo quadro de facilitadores do ato dramático, os professores, Silmara Silva, que ministrará o curso de Jogos Teatrais; Fernando Freitas, para o Corpo e Movimento; Siro Siris, com Cenografia Básica; Augusto Neto, para Teoria do Teatro; Arimatan Martins, direção e montagem.

Luciano Brandão, finalizará com a Prática de Montagem, que resultará no espetáculo de finalização do curso. O Resultado será encenado no Theatro 4 de Setembro.

As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, de 15h às 18h, no Complexo Cultural Clube do Diários / Theatro 4 de Setembro (Sala de Oficina "Procópio Ferreira"). 

Interessados, a partir dos 12 anos de idade devem fazer as inscrições no local. A taxa será de R$ 30,00 (inscrição) (NÃO HÁ MENSALIDADE). As inscrições de menores devem ser feitas pelos pais ou responsáveis. 
Informações 3222.7100/ 99969.3993.

Histórico

Das oficinas ministradas por Arimatan Martins, criador da Oficina, do expediente teórico e prático deu lugar a primeira montagem de William Shakespeare, onde o público local assistiu pela primeira vez, em palcos piauienses, a peça “Romeu e Julieta”, com núcleo de atores jovens e talentosos.

Da geração inicial, entraram no mercado Francisco de Castro, Marcel Julian e Maneco Nascimento - atores do grupo Harém de Teatro. 

Em um salto para novas propostas, a Oficina se consolidou na década de 1990, com expressão e reconhecimento da prática de encenar, sempre, primando pela qualidade de melhor realizar leituras críticas, interpretativas e dramáticas, interpretação propriamente de cena, expressão de corpo e construção de personagem, criatividade e montagem de espetáculos, reinventando as mais diversas técnicas.

Em 1998, dentro das comemorações de reinauguração do Theatro 4 de Setembro, a Oficina estreou “Sonho de uma noite de Verão”, de Shakespeare. No mesmo período a Oficina recebeu, oficialmente, o nome de Oficina de Teatro “Procópio Ferreira”, ocasião em que a filha do homenageado, Bibi Ferreira, descerrou a placa inaugural do novo nome. 

Dessa nova formação de atores surgiram: Luciano Brandão (ator e diretor), Franklin Pires (ator,diretor, dramaturgo e cineasta), Bid Lima (atriz e figurinista), Layane Hollanda (atriz e designer cênica), Alex Zantelli (ator, apresentador de programas de tevê), Elielson Pacheco (ator e promoter show biz), Ray Fernandes (ator), entre outros.

A Oficina, no propósito de valorização do teatro brasileiro e sua rica dramaturgia, desenvolveu então a Fase Nelson Rodrigues com as peças “Os Sete Gatinhos”, “Dorothea”, “A Mulher Sem Pecado” e “Perdoa-me por me traíres”. Com o elenco da velha guarda da Oficina, estreia em maio, dias 17 e 18, a peça "Anjo Negro", dirigida por Luciano Brandão.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais