Cidadeverde.com

SDR define apoio às feiras da Agricultura Familiar do Território Entre Rios

Imprimir

O superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Adalberto Pereira; o diretor Antônio José Pereira e representantes da comissão do colegiado das feiras da Agricultura Familiar dos municípios que compõe o Território Entre Rios reuniram-se, nessa quinta-feira (19),  para discutir o apoio do órgão aos eventos que estão com calendário definido até o fim do ano.

Ficou acertado que a SDR dará apoio às feiras em alguns pontos considerados de grande importância, como material gráfico para divulgação, tendas e transporte dos agricultores. “No total, são 6 feiras e esses itens são fundamentais para que tudo funcione a fim de incentivar a comercialização da produção do homem e da mulher do campo de forma organizada”, disse o superintendente Adalberto Pereira.

O diretor Antônio José Pereira informou que alguns municípios, por meio de uma rede de agricultores, já realizam o evento há algum tempo, como União e Miguel Alves, já na 5ª e 6ª edições, respectivamente, e que, além da exposição de produtos e de animais, também considera importante as apresentações culturais. “As manifestações culturais permitem o empoderamento dos grupos”, avaliou Antônio José.

Pereira acrescentou ainda que a feira é um espaço de aprendizado, de experiência e formação de conhecimento para os familiares, e mais importante, pela dinâmica como o processo de comercialização acontece.

A Superintendência informou que, no passado, por determinação do secretário Francisco Limma, a SDR apoiou um total de 20 eventos da agricultura familiar e que, cada um, desde o mais simples ao maior, gerou de 30 a 50 mil reais em renda. ”O que mostra que este tipo de motivação, esta estratégia com a venda direta ao consumidor no espaço das feiras, possibilita a abertura de outros canais”, concluiu  Adalberto.

As próximas feiras serão realizadas em  Monsenhor Gil, neste fim de semana, e em julho, em União. No mês de agosto, será em José de Freitas, Miguel Alves e Lagoa Alegre e no fim do ano em Demerval Lobão.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais