Cidadeverde.com

Mais de 80 bairros da zona urbana e rural de Teresina já receberam a “Faxina nos Bairros”

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino

O trabalho de visita às residências em busca de focos do mosquito Aedes aegypti continua intenso e permanente em Teresina. Neste sábado (21) mais quatro bairros da zona urbana e um povoado da zona rural receberam a operação Faxina nos Bairros, que está na sua vigésima edição. O prefeito Firmino Filho acompanhou o trabalho das equipes de limpeza no bairro Jardim Europa, zona Sudeste da capital.

A dona de casa Francisca Maria colaborou com o serviço das equipes de limpeza e depositou todos os entulhos que estavam no seu quintal na porta da residência. “      Contamos com a coleta de lixo domiciliar, mas às vezes insistimos em deixar nos quintais aquele móvel velho, restos de poda de plantas ou vasilhames por puro desleixo. E essa operação da faxina nos motiva a colocar para fora tudo aquilo que possa se transformar em criadouro do mosquito da dengue. É uma ação simples, mas por pura negligência deixamos de fazer no nosso dia a dia e a Prefeitura de Teresina tem nos alertado para o perigo. Portanto, hoje minha casa está limpa e saudável”, disse a moradora do bairro Jardim Europa.

Ainda no bairro, além da coleta de material inservível, os agentes de endemias visitaram as residências para vistoria do imóvel em busca de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Neste bairro, por ser um pouco distante e os moradores ainda terem problemas com abastecimento de água, é comum armazenarem em manilhas ou terem até poços. Nesses casos, estamos colando larvicidas nas manilhas e poços, tratando esses depósitos e impedindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explicou o agente de endemia Hilton Sousa.

Os órgãos responsáveis pela execução de limpeza da operação são as Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). Ao todo, 80 bairros da capital já foram limpos e tiveram entulhos e possíveis focos do Aedes aegypti retirados das residências, além de oito localidades da zona rural de Teresina, que também foram faxinadas. Nas últimas 19 edições da Faxina já foram recolhidas 3.550 toneladas de lixo da cidade.

“Nosso trabalho continuará intenso e permanente. Como sempre enfatiza o prefeito Firmino Filho, enquanto tivermos crianças nascendo com microcefalia relacionada ao zika vírus, o trabalho  de educação e limpeza será contínuo. A única forma de diminuirmos os casos de dengue, zika e chikungunya é eliminando os focos do mosquito. Contamos com a parceria da população para isso. Todos precisam ficar atentos para não manterem em suas residências, locais de trabalho ou estudo lugares que possam a vir se tornarem criadouros do Aedes”, ressaltou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgão responsável pela execução da parte de educação em saúde da “Faxina”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais