Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária inspeciona hospitais do interior do Piauí

Imprimir

Equipes da Vigilância Sanitária percorrerão hospitais públicos e privados do Piauí com o objetivo de fortalecer a saúde pública, minimizando os riscos decorrentes durante a internação do paciente nos estabelecimentos de saúde. Ao todo, 59 hospitais prioritários, públicos e privados, da capital e interior do Piauí serão monitorados. 

Nas unidades monitoradas serão implantadas o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme determina a Portaria do MS Nº 529/2013 e a RDC da ANVISA Nº36/2013, bem como ações desenvolvidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). São classificados hospitais prioritários aqueles de alta e média complexidade e com leitos de UTI.

O monitoramento está sendo realizado por equipes de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), capacitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Em Teresina, o trabalho iniciou pelo Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM) e Hospital Infantil Lucídio Portella. “É um trabalho educativo, onde a Vigilância Sanitária vai dar ainda orientações sobre a higiene hospitalar, o Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária e também sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, que deve acompanhar de perto o monitoramento dos hospitais.
                                                
Esse mesmo processo de avaliação será realizado nos hospitais do interior do Estado e deve começar na próxima terça-feira (31), no Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, seguido do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras  e nos municípios de Água Branca, Regeneração e Amarante. Durante p monitoramento dos hospitais, as equipes acompanham o passo a passo da internação do paciente, desde  a entrada à prescrição da alta e a preparação da medicação. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais