Cidadeverde.com

Oficinas vão ajudar a melhorar desempenho de alunos no PI

Imprimir

Tem início nesta segunda-feira (30), no hotel Blue Tree Rio Poty, mais uma ação da ferramenta de Gestão do Jovem de Futuro (JF), projeto que tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Instituto Unibanco, realiza durante toda semana oficinas de formação para cerca de cem profissionais do sistema educacional do Piauí envolvidos no JF.

O evento será dividido em dois momentos. Nos dias 30 e 31 está previsto para acontecer a “Oficina de protocolo de Metas e Planejamento”, que é destinada a Gerentes e Coordenadores de Ensino das Regionais e equipe do Jovem de Futuro da Seduc/Sede.

“Queremos instrumentalizar os gestores das GRES e Seduc/sede para monitorarem e integrarem os processos de compromisso com as metas e planejamento que foram executados pelas escolas, esclarecendo quais as funções e reponsabilidades de cada agente, fortalecendo a relação de corresponsabilização pela melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes”, afirma Eduardo Castelo Branco, agente de Governança da Seduc.

O segundo momento será com a “Oficina de Protocolo de Reunião de Boas Práticas e Protocolo de Correção de Rotas”, na qual os Agentes do Circuito de Gestão (ACG) e equipe da Seduc participam do processo formativo. Nesta oficina, que será realizada entre os dias 1º e 03 de junho, os ACG serão instrumentados para conduzirem o processo de implantação da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) nas escolas, bem como os dois processos que dão consequência às avaliações e reflexões executadas na SMAR: a reunião de boas práticas (RBP) e a correção de rotas.

Para Eduardo Castelo Branco, as oficinas são muito importantes, pois fazem parte do processo formativo, além de ser um momento para troca de experiências e construção de conhecimento a partir de discussões, fortalecendo as ações de planejamento, execução e avaliação das escolas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.

“Queremos que nossos gestores se sintam cada vez mais entusiasmados com a causa da melhoria da educação e que abracem essa questão e que assim dentro das escolas consigamos a qualidade almejada”, afirma Castelo Branco.

Com o Projeto Jovem de Futuro, a Seduc busca melhorar a educação dos alunos no Ensino Médio e aumentar a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subindo do atual 18º lugar para o 12º, em 2017. A proposta é que até 2017 todas as escolas estaduais com mais de 100 alunos no Ensino Médio sejam beneficiadas com o projeto, que aponta caminhos para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: seducoficina