Cidadeverde.com

Seduc vai implantar a primeira escola indígena no Piauí

Imprimir

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implantou a primeira escola totalmente indígena do Estado. Nesta quarta-feira (22), representantes da Seduc e da Secretaria de Governo (Segov) estiveram em Piripiri para acertar os últimos detalhes antes do início das aulas.

Segundo dados do IBGE, em 2010, cerca de três mil piauienses se declaravam índios. Atualmente, são reconhecidas pela Funai e Fundação Palmares comunidades indígenas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco e Queimada Nova. Outras comunidades espalhadas em 36 municípios do Estado estão em processo de reconhecimento, desfazendo o mito de que no Piauí não existem índios.  

Núbia Lopes, superintendente de relações sociais da Segov, salienta que a valorização, resgate e preservação dos valores dos povos indígenas do Piauí são determinações do governador Wellington Dias. "O Governo do Estado está trabalhando em três eixos: a regularização fundiária; políticas para a saúde do índio e habitação. Já avançamos na criação de uma comissão para a implantação do Distrito Sanitarista Especial do Índio (DSEI), um marco na assistência ao índio na rede estadual de saúde levando em consideração as características excepcionais no atendimento dessa população", destaca a superintendente.

O projeto piloto de escola indígena esta sendo implantado em Piripiri, nas comunidades Canto da Várzea, Oiticica e na zona urbana, com os índios Tabajaras. São cerca de 50 índios que serão alfabetizados nesse primeiro momento, como revela a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA) da Seduc, Conceição Andrade.

"A educação de jovens e adultos beneficia quem não conseguiu estudar na época adequada, por alguma exclusão social. Então, a secretária Rejane Dias solicitou que preparássemos um projeto para implantação dessa escola, não só aqui, mas onde houver comunidade indígena", explica a diretora.

São quase 100 mil matrículas na educação de jovens e adultos em todo Estado. As aulas das turmas indígenas iniciam na próxima segunda-feira (27) e são aguardadas com ansiedade pelos índios. Além da contratação de professores índios, a Seduc disponibilizará inicialmente material didático, mobiliário e alimentação escolar, além de todo acompanhamento pela 3ª Gerência Regional de Educação.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Seduc