Cidadeverde.com

Prefeito preso teve contas reprovadas pelo TCE-PI

Imprimir

Preso na Operação Parente nesta quinta-feira (14), o prefeito Delano Parente, de Redenção do Gurguéia, preso nesta quinta-feira (14) na Operação Déspota, teve a prestação de contas referente a 2013 julgada irregular por unanimidade pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O julgamento ocorreu em abril deste ano. 

O TCE-PI também participou da Operação Déspotas com auditores de controle externo e fornecendo informações estratégicas que levaram ao aprofundamento das investigações de irregularidades em Redenção de Gurguéia. 

O relator do processo da prestação de contas de Delano Parente, conselheiro Olavo Rebêlo, apontou diversas irregularidades na documentação apresentada pela prefeitura.  – entre elas fraudes em licitações, contratações ilegais e acúmulo de cargos, atraso na entrega de documentos e inconsistência entre informações de despesas e gastos efetivamente realizados. No julgamento, Olavo seguiu o parecer do Ministério Público de Contas pela reprovação das contas de gestão e aplicação de multa de 2 mil UFR-PI (Unidade de Referência do Piauí) ao prefeito, sendo seguido por unanimidade pelos demais conselheiros da 1ª Câmara.

A Operação Déspota foi desencadeada nesta quinta-feira (13) pelo Ministério Público do Estado do Piauí em Teresina, Redenção do Gurguéia, Morro Cabeça no Tempo, Bom Jesus e Avelino Lopes, no sul do estado, e resultou na prisão do prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente, e de mais 15 pessoas, entre secretários municipais, empresários, advogados e um vereador.

Os auditores de controle externo do TCE-PI João Luís Cardoso Figueiredo Júnior e Ítalo de Brito Rocha participaram das operações de prisão e de busca e apreensão em Redenção do Gurgueia.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais