Cidadeverde.com

Dois funcionários de fazenda são mortos por conflito de terras nos Cerrados

Imprimir

Dois funcionários da Fazenda Canaã, localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro (a 583 km de Teresina) foram assassinados nesta segunda-feira (05) após uma suposta discussão com funcionários da fazenda Anta. As duas propriedades, produtoras de grãos, estão localizadas na região dos Cerrados e há vários anos travam uma briga judicial pela posse de um grande terreno.

De acordo com o comandante da região dos Cerrados, da Polícia Militar, tenente coronel Edson Silva, o conflito de terras pode ter levado a essa tragédia. As duas vítimas foram identificadas como Sidney, que seria o gerente da Canaã, e seu funcionário Ademar.

“Eles foram atingidos com tiros pelas costas e os suspeitos estavam em uma Hillux e uma Duster, mas um dos carros capotou e os próprios funcionários da Canaã conseguiram prender três, os outros estão sendo procurados”, relatou o coronel Edson Silva. 

De acordo com o delegado Regional de Uruçuí, Bruno Ursulino, o clima é de muita tensão no local onde aconteceu a tragédia, já que as duas fazendas travam uma briga na justiça pela posse de terra e, até mesmo para o socorro às vítimas, a equipe do Samu teve que receber apoio da Polícia Militar para evitar um possível confronto. “Enquanto a justiça não der [uma decisão], ainda vão haver mais conflitos como esse. Ao assumir a delegacia, já fui alertado para isso, inclusive”, destaca o delegado.

Os suspeitos presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Uruçuí, que investiga os crimes. Eles devem ser ouvidos durante toda a tarde desta terça-feira enquanto equipes da Polícia Civil e Militar seguem em diligências no sentido de saber se houveram mais participantes no duplo homicídio.

Com o clima tenso na região, o tenente coronel Edson afirmou que a Polícia Militar irá reforçar a segurança. “A cidade tem cinco policiais e uma viatura nova, mas Baixa Grande do Ribeiro é o segundo maior município do Piauí, perdendo apenas para Uruçuí, é uma área muito grande. Vamos deslocar mais policiais”, declarou o oficial da PM.

Em nota, a empresa RH Segurança disse que os procedimentos tomados durante o conflito que aconteceu na fazenda estavam dentro da regularidade. 

Veja a nota na íntegra:

A empresa RH Segurança vem a público através desta nota esclarecer que os procedimentos tomados durante conflito que aconteceu em fazenda do município de Baixa Grande do Ribeiro, interior do Piauí, na tarde de ontem (05/09/2016) estavam dentro da regularidade. 

Os procedimentos adotados na ação foram realizados conforme as normas de segurança padrão. Os profissionais, que estavam no exercício legal da profissão de segurança, seguiram o procedimento padrão ao constatar a invasão da fazenda contratante dos serviços da empresa RH Segurança. Foi solicitado que os invasores se retirassem do local, porém os mesmos efetuaram disparos contra a equipe de segurança, o que ocasionou a defesa da equipe de profissionais da RH Segurança. As autoridades responsáveis Polícia Militar e Polícia Civil estão cientes sobre o contrato da fazenda com a empresa RH Segurança. A empresa está com todos os documentos necessários para comprovar sua regularidade: contrato de prestação de serviços de segurança patrimonial, ofício encaminhado às autoridades responsáveis do município e guia de tráfego de armas.

A empresa RH Segurança, que está no mercado há 12 anos e é composta por profissionais com formação acadêmica e experiência profissional na área de segurança pública e privada, está à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

 

Caroline Oliveira e Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais