Cidadeverde.com

Batalha recebe ação do Juventude Rural em novembro

Imprimir

O projeto Juventude Rural – Saberes e Cidadania será realizado no dia 12 de novembro. A data foi decidida após visita técnica de equipe da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), na quinta-feira (13), ao município de Batalha, onde foram acertados os detalhes da próxima ação. A decisão se deu a partir de diálogo entre os gerentes da Cojuv, Messias Nassau e Fan Oliveira, e os representantes do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Rurais de Batalha e os moradores do assentamento Frecheira/Porcos, onde a ação será realizada.

“O programa Juventude Rural – Saberes e Cidadania é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Cojuv e, em audiência com o sindicato e a comunidade, fomos muito bem recebidos. Estimamos que pessoas de pelo menos 12 assentamentos participem dessa atividade. O projeto tem o objetivo de levar cidadania, empoderar o jovem do campo e estimular a sucessão rural”, disse o gerente de Políticas para o Meio Rural, Messias Nassau.

O assentamento Frecheira/Porcos existe há 15 anos e vive basicamente da agricultura familiar com o cultivo de arroz, milho, feijão e a produção de cajuína, além da criação de animais.

Com cerca de 320 habitantes, um dos maiores desafios da comunidade é encontrar meios de gerar emprego e renda para a juventude. Dispondo do pré-escolar ao ensino médio, em termos de educação, o jovem ainda encontra dificuldade para ter acesso ao ensino superior e se empregar.

“Recebemos esse projeto como algo muito importante à comunidade pela geração de renda, pelo emprego, mas também pela conscientização dos jovens sobre o uso de drogas, sobre a gravidez na adolescência. Essas políticas públicas servem para estimular os jovens a fazer diferente”, disse Antônio Carlos Araújo da Silva, um dos moradores da comunidade.

Para Francisco José de Carvalho, secretário da Juventude do sindicato, ainda há muito êxodo rural entre os jovens dos assentamentos. De acordo com ele, há cerca de 30 assentamentos somente em Batalha e ainda há uma carência de políticas públicas e investimento para que os jovens permaneçam nas comunidades. “Acredito que podemos dar uma alavancada nisso, com a realização do Juventude Rural no assentamento. A partir das palestras, esperamos que eles possam tomar consciência de que são capazes de, aqui mesmo, poderem realizar atividades e tirar delas seu sustento”, disse o secretário.

O projeto

O projeto Juventude Rural tem como objetivo levar cidadania, serviços, informação e lazer aos jovens em situação de vulnerabilidade que vivem no campo. A ação ocorre durante um dia e, dentre as atividades, estão palestras sobre sexualidade, gravidez na adolescência e DSTs. Também são discutidos temas como saúde, emprego, prevenção ao uso de drogas e políticas de combate à violência.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais