Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Conheça causas e tratamento para catarata

Imprimir

A catarata foi o tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça(20). Trata-se de uma doença do olho, que inevitavelmente vai chegar com a idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a causa mais comum é o envelhecimento do cristalino, mas o problema pode estar associado a alterações metabólicas que acontece em algumas doenças sistêmicas como a diabetes.

Os sintomas principais são a visão embaçada e a dificuldade de enxergar, principalmente, à distância. Mas os primeiros são alteração no grau e ofuscamento das luzes.   

A catarata que chega com a terceira idade é a mais comum, no entanto, bebês também podem ter a doença, provocada por infecções na mãe durante a gravidez. O problema também pode se desenvolver a partir de um trauma, como lesão ou pancada no olho, mesmo que demore anos a aparecer. E ainda existe a catarata secundária que surge a partir do consumo de medicamentos ou por causa de outras doenças preexistentes.

No estúdio, a médica oftalmologista, Amanda Paz, disse que não existe idade certa para aparecer catarata na pessoa, "Inevitavelmente vai surgir porque faz parte de um processo da idade", falou.

A especialista informou que só existe tratamento cirúrgico para a catarata e que o procedimento é seguro, feito no ambulatório, com anestesia local e sem necessidade de internação. Segunda ela, a operação tem uma taxa de sucesso e segurança muito alta.

Após a cirurgia, a oftalmologista afirmou que o ideal é que a pessoa não precise mais usar óculos.

Confira na íntegra o quadro Saúde sobre Catarata!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais