Cidadeverde.com

Celulares viram alvos dos ladrões e hoje representam 70% dos roubos em Teresina

Imprimir

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí atualizou os indicadores de violência no Estado, tendo como base os meses de janeiro a novembro de 2016. Um comparativo com o ano passado mostra que todos os crimes aumentaram, principalmente, roubo de veículos que saiu de 1.986 para 2.270, ou seja, cresceu 14,13%, sendo o crime com maior incidência no Piauí neste ano.

Por outro lado, o coordenador da Polinter, Cadena Júnior, explica que compete à Polícia Civil a recuperação dos veículos que, segundo o delegado, tem sido bastante significativa. De acordo com dados da Polinter, durante todo o ano até o mês de novembro, foram recuperados 2.217 veículos entre carros e motos. Ele cita, por exemplo, que somente nesta terça-feira (20), foram recuperadas 18 motocicletas em Caxias-MA.

"A Polinter trabalha na repressão e recuperação, ou seja, após o roubo. No segundo semestre, desmontamos várias quadrilhas especializadas em roubos de veículos. A ação da Polícia Civil tem sido eficaz. Contudo, temos constatado que adolescentes têm se envolvido nestes tipos de crimes. Eles são apreendidos e liberados em seguida, voltando a delinquir... isso dificulta o trabalho da Polinter", explica Cadena Júnior. 

O coordenador da Polinter destaca que a população deve redobrar os cuidados neste fim de ano e tomar algumas precauções ao chegar e sair de casa. 

"Nesse período tem mais dinheiro circulando, injetado na economia pelo 13º salário. A maior precaução que o cidadão deve ter é ao entrar e sair de casa, pois 90% dos roubos ocorrem durante a entrada e saída da residências. A orientação é que ao perceber alguma movimentação estranha, o morador faça o retorno e não entre em casa imediatamente. As pessoas devem ficar atentas a carros e motos desconhecidos. Se perceberem uma ação insistente, ligar para 190 e nunca entrar em confronto", orienta Cadena Júnior. 

Roubo em geral e crimes letais intencionais também aumentaram

Na Capital, os roubos em gerais aumentaram 13,2%, no comparativo de um ano. No ano passado foram 15.908 casos e neste ano 18.018. 

Em todo o Estado, os crimes letais intencionais (homicídios, lesão corporal seguida de morte, estupro seguido de morte  e latrocínio) sofreram varaição de 8,12%. De janeiro a novembro de 2015 fora registrados 584 casos. Já no mesmo período deste ano foram 632 ocorrências.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fabio Abreu, comentou o balanço anual. Especificamente, sobre os crimes de roubos, apesar do aumento, ele considerou os índices dentro da normalidade. 

"Tivemos meses com mais crimes, mas em novembro e dezembro a redução será muito grande. Acredito que apesar do aumento, o percentual está estagnado. O que houve foi uma redução muito drástica na criminalidade de 2014 para 2015 e apesar de ter aumentado em 2016, os números são considerados baixos. Contudo, não vamos nos acomodar, mas tentar reduzir mais. Não tenho intenção de mascarar dados. A população também tem tido mais facilidade para registrar BO e tudo isso faz com que os números cresçam", explica Fábio Abreu. 

70% dos roubos registrados em Teresina são de celular 

O delegado geral, Riedel Batista, em entrevista à TV Cidade  Verde,  detalhou as estatísticas do relatório preliminar de indicadores de criminalidade da Polícia Civil. Ele revela que, das 1808 ocorrências de roubo registradas em Teresina [exceto roubo de veículos] de janeiro ao dia 15 de dezembro de 2016, 70% foram de celular. 

Riedel Batista ressalta que o celular virou alvo dos assaltantes porque tem fácil comércio e alguns aparelhos chegam a custar até R$5 mil, o que acaba despertando o interesse dos criminosos. Para evitar a prática criminosa, a Secretaria Estadual de Segurança Pública implementará, a partir de janeiro, uma equipe especializada na investigação deste tipo de ocorrência. 

As estatísticas da Polícia Civil revelam que, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de roubos aumentou 2110 ocorrências. Apesar do dado, Riedel Batista, espera o índice de 2016 caia nos próximos dias, diante das operações policiais de combate a estes crimes.

“70% destes casos são roubos de celulares e estes crimes serão combatidos com força em 2017”, garante o delegado. 

Riedel Batista comentou, ainda, o aumento em 5% de homicídios registrados em Teresina. De janeiro ao dia 15 de dezembro deste ano, foram registrados 326 casos.  Já neste mesmo período, em 2015, 306 ocorrências  foram denunciadas à Polícia Civil. 

De acordo com o delegado geral, de 10 vítimas de homicídios, 7 possuíam antecedentes criminais. “Geralmente, as pessoas envolvidas com o crime vivem um constante risco de morte e elas não compartilham essa ameaças com a Polícia Civil”, ressalta Riedel Batista. 

Foto: Yala Sena


Graciane Sousa e Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais