Cidadeverde.com

Gil Carlos diz que maior desafio de novos prefeitos será o equilíbrio financeiro

Imprimir


O novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) será aclamado na manhã desta sexta-feira (06). Gil Carlos Modesto (PT), prefeito de São João do Piauí e candidato único na disputa, afirma que buscará fortalecer a 'Casa dos Prefeitos' através de parceria com o Governo do Estado. 

"Conseguimos levar nossa mensagem aos 224 municípios com essa ideia de que precisamos fortalecer não só a 'Casa dos Prefeitos', mas o movimento municipalista, para que os prefeitos também sejam protagonistas das políticas municipais, estaduais e regionais, somando a APPM às demais federadas do país na política nacional. As soluções para o país passam também pelos prefeitos e municípios", disse Gil Carlos.

Como meta já estabelecida, o gestor propõe encontros anuais com o executivo estadual para que sejam discutidas políticas de desenvolvimento regional integrando cada município a sua microrregião.

"O governador é entusiasta das políticas de desenvolvimento regional. Precisamos sentar com o executivo estadual e definir uma agenda. Uma das nossas propostas é que, anualmente, o governador se reúna com os prefeitos e todos debatam políticas de desenvolvimento regional para que sejam incluídas no planejamento do orçamento para o ano subsequente. Os prefeitos têm os interesses individuais, mas há que se debater de forma clara, participativa e transparente, as políticas regionais integrando o município com sua microrregião", propõe o prefeito de São João do Piauí. 


Desafios dos atuais gestores

Para Gil Carlos, o maior desafio dos novos gestores será o equilíbrio financeiro.

"O ponto mais difícil é o equilíbrio financeiro que se alcança reduzindo despesas e aumentando receitas com o setor de arrecadação e tributação. Por menor que seja o município, sempre há tributos a serem arrecadados desde os clássicos como ISS e IPTU a outras taxas como licenciamentos e alvarás que podem agregar valores as receitas próprias", disse o gestor reforçando as orientações aos novos prefeitos. 

"Neste início de governo, a maior pressão é com relação a emprego e precisamos ser muito ponderados em relação a isso, ao preenchimento de vagas temporárias, comissionados e gratificações. É preciso ser parcimonioso porque deve-se reduzir o custo fixo da prefeitura através da folha de pagamento", aconselha. 


Congresso das Cidades

Durante entrevista, Gil Carlos elogiou a iniciativa da TV Cidade Verde que promove  o Congresso das Cidades do Piauí. O evento acontece de 13 a 15 de fevereiro de 2017 e é voltado para os gestores municipais.

"É uma iniciativa interessante e formidável em que serão debatidas as experiências, haverá um intercâmbio entre os gestores do Piauí e de outros estados, técnicos com notório saber em administração pública...O momento será importante, principalmente, agora que precisamos de fato encontrar soluções para vencer a crise no país", finaliza Gil Carlos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais