Cidadeverde.com

Vereadora cadeirante quebra fêmur na Câmara

Imprimir

A vereadora Fernanda Garcia (PTB), cadeirante eleita em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sofreu uma fratura no fêmur após cair enquanto tentava usar um equipamento adaptado para que ela tivesse acesso ao gabinete na Câmara Municipal. O prédio não tem elevador, e a política precisa do aparelho, conhecido como carro escalador, para subir as escadas. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (18).

O assessor Paulo Giovani Benedetti conta que operava o carrinho que escala os degraus, por volta das 13h45, quando a vereadora e ele voltavam do almoço e subiam para o gabinete. "No terceiro ou quarto degrau, ouvi um estalo. O carro escalador virou para frente. Tentei segurar, mas o equipamento é muito pesado", conta o servidor.

O Samu foi acionado e levou Fernanda ao Pronto Atendimento de Guaíba, onde foi constatada a fratura no fêmur. De lá, ela foi deslocada para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Ainda na noite desta quarta, passava por exames para avaliar se havia a necessidade de uma cirurgia.

"O equipamento chegou no dia 23 de dezembro. Recebi treinamento para utilizar, mas hoje ele deu esse problema", lamenta o assessor. Após o acidente, Benedetti testou o aparelho, e disse acreditar que houve falha mecânica.

Logo após a eleição, em que obteve 909 votos, Fernanda visitou o prédio do Parlamento Municipal pela primeira vez. Na ocasião, ela teve de ser carregada no colo para circular nas dependências do local.

O carro escalador é um equipamento que acopla uma cadeira de rodas e permite que o cadeirante suba escadas e acesse demais pavimentos. É necessário que outra pessoa acione os botões do aparelho, que fica na parte traseira, e auxilie no deslocamento.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais