Cidadeverde.com

As consequências da desistência do Comercial de Campo Maior

Imprimir

A cidade de Campo Maior tem uma bonita trajetória no futebol piauiense. Ao longo dos anos Caiçara e Comercial mantiveram uma rivalidade que lembrava bastante, guardadas as devidas proporções, o que acontece em muítas capitais de estados brasileiros. 

O clássico local era sempre aguardado com expectativa pelas duas torcidas e dentro do Campeonato Piauiense havia uma disputa muíto especial por uma colocação que superasse o adversário.  Os dois clubes revelaram excelentes jogadores e estiveram em finais, valendo títulos. 

Caiçara e Comercial participaram de competições nacionais, representando o futebol piauiense. O Estádio Deusdeth de Melo, apesar de sofrer com o abandono das administrações municipal e estadual, tem uma história de palco de partidas sensacionais e belos públicos.

Infelizmente, nos anos mais recentes os dois tradicionais clubes têm sofrido as consequências de más administrações, ficando ausentes de alguns campeonatos, sendo rebaixados e ficando distantes da linha de frente do nosso futebol. Ano passado, temporada de 2016, o Caiçara teve uma atuação desastrosa, inclusive deixando de comparecer a jogos e sendo punido, na forma da legislação esportiva.

O Comercial logrou êxitos em jornadas empolgantes, inclusive com o título estadual, e presença na Copa do Brasil. Quando parecia que o clube comercialino iria "decolar"    , surgiram os problemas provenientes de disputas eleitorais e de uma dependência total de patrocínio da Prefeitura de Campo Maior, fator determinante para a desistência de participar do Campeonato Piauiense de 2017, faltando poucos dias para o seu início.

É fácil saber que os clubes de futebol precisam ter vida própria. A cidade de Campo Maior poderia claramente ter Caiçara e Comercial mantendo suas atividades à base da chamada prata da casa, aproveitando os valores existentes em toda a região.Assim, com certeza, não haveria necessidade de contratar 20 jogadores às vésperas das competições. Aliás, a falta desse tipo de trabalho, é comum a todos os clubes do futebol piauiense.

Além de ficar fora do Campeonato Piauiense de 2017, o Comercial sofrerá punições como multa, suspensão e rebaixamento para a segunda divisão. 

Em relação ao patrimônio dos dois clubes de Campo Maior, não temos informações da situação atual. Ambos tinham terrenos valiosos na zona urbana de Campo Maior.

 

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais