Cidadeverde.com

Barragem pode romper e 200 mil deixam suas casas nos EUA

Imprimir

Foto: EFE

As autoridades norte-americanas determinaram nesta segunda-feira a retirada de quase 200.000 pessoas no norte de Califórnia por causa do risco de rompimento da barragem de Oroville, a mais alta do país, informa a Reuters. Um dos vertedouros da represa tem danos severos que, se não forem solucionados, poderão gerar inundações nas áreas próximas à represa.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) emitiu durante a noite um alerta de inundações devido ao possível colapso de um trecho do vertedouro auxiliar de Oroville, 250 quilômetros a nordeste de San Francisco. Segundo o aviso oficial, o rompimento da estrutura pode causar “uma liberação descontrolada de águas do lago de Oroville”. “Apenas o vertedouro auxiliar da represa de Oroville está considerado sob ameaça neste momento”, acrescenta o boletim do NWS.

Diante desse risco, as autoridades determinaram a desocupação das localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.

O jornal Los Angeles Times informa que a causa do alerta foi o descobrimento de um buraco no vertedouro da represa e, citando fontes oficiais, acrescenta que as autoridades tentam tapá-lo com sacos de pedras, ao mesmo tempo em que se empenham em reduzir o nível de água do lago Oroville, de modo a reduzir a pressão sobre o vertedouro.

O xerife do condado de Butte, Kory L. Honea, disse haver “uma significativa preocupação” quanto à integridade do vertedouro por causa do buraco, já que seu comprometimento resultaria numa liberação “abundante” de água. “Precisamos tomar a decisão crítica e difícil de iniciar a desocupação da área de Oroville”, acrescentou o chefe policial, que também anunciou a ordem de desocupação através da sua conta no Facebook.

Fonte: El Pais

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais