Cidadeverde.com
Viver Bem

Alerta: Paracetamol possui efeito colateral

Imprimir

Uma nova pesquisa da Universidade de Toronto no Canadá aponta que “a ingestão de medicamentos à base de paracetamol ou acetaminofeno pode prejudicar sua capacidade de identificar erros e tomar decisões”. O que ainda é pior e preocupante é que este efeito colateral é dificilmente percebido pelos pacientes, levando a uma falsa sensação de normalidade.

Então, agora temos 2 motivos para utilizarmos este medicamento com muita cautela: já sabemos que doses excessivas do mesmo prejudica o fígado, agora aponta-se disfunções cognitivas. Em caso de dor pesquise quais suas possíveis causas e tente eliminar estes fatores. Tente se ajustar ao quadro de dor por algum tempo e procure o médico caso suas tentativas não obtenham sucesso.

Algumas dicas para alívio de dores: massagens; mudança de postura; bolsa quente (dores musculares) ou bolsa de gelo (em caso de inflamações); chá relaxante; alongamento; conversar com um amigo… Porém vale ressaltar que mesmo para estas dicas é sempre bom trocar ideia com profissionais da saúde sobre seu quadro de dor. E este esforço também vale para não se fazer mal uso de medicamentos.


Fonte: A Terceira Idade

Imprimir