Cidadeverde.com

Especialista fala sobre menopausa no Notícia da Manhã

Imprimir

Nesta terça-feira(07/03), véspera do dia internacional da mulher,  8 de março, o Notícia da Manhã falou sobre a menopausa, que geralmente atinge as mulheres entre os 45 e 55 anos e ocorre pela redução do hormônio estrogênio.

A menopausa pode ser sentida em três estágios. O primeiro seria a pré-menopausa, quando podem surgir ondas de calor, suor, palpitação e sensação de tontura. O segundo seria a menopausa propriamente dita, quando podem surgir as rugas e alterações urinárias e psicológicas. O último estágio seria a pós-menopausa, que pode ocasionar alterações ósseas e cardiovasculares.

Hoje existem alternativas para enfrentar esse período sem traumas e a receita, além da reposição hormonal, está na prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada. Existem inclusive alimentos que ajudam a repor parte do estrogênio que é perdido. São as frutas vermelhas, o suco de uva integral, azeite de oliva, sementes como da linhaça e da chia, aveia e soja e seus derivados. Também é importante evitar o açúcar e alimentos ricos em gorduras saturadas.

No estúdio, a ginecologista Lia Cruz Damásio, explicou que a menopausa é uma transição fisiológica e não deve ser encarada como uma doença. Sobre as famosas ondas de calor, a especialista afirmou que não acontecem em todas as mulheres, mas para as que sentem e em grande intensidade, sugeriu tomar algumas medidas simples como usar roupas leves e procurar ficar em lugares refrigerados. 

No caso de mulheres, cujas ondas de calor atrapalham a sua vida, a ginecologista disse que o padrão é a reposição do estrogênio e para quem não pode fazer a reposição, uma das principais alternativas é o uso de antidepressivos em doses baixas.

Lia Damásio ressaltou que a menopausa causa uma mudança do risco cardiovascular da mulher e que mulheres ativas, em todos os sentidos, sexual, físico, psicólgico e profissional, vão passar mais facilmente pela menopausa.

Veja no vídeo o quadro Saúde:


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais