Cidadeverde.com

Sílvio Mendes anuncia criação de centro de saúde da mulher

Imprimir


 
O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Sílvio Mendes, anunciou a criação de um espaço especializado no atendimento à população feminina em Teresina. É o Centro de Saúde da Mulher, que será inaugurado ainda este semestre.
 
O novo Centro vai funcionar em um anexo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) e o público alvo serão as mulheres a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. O objetivo é se tornar um espaço de referência no atendimento a esta parcela da população, que segundo dados do IBGE (2012), é de 442.138 pessoas somente em Teresina.
 
A criação do centro foi uma iniciativa dos profissionais de ginecologia da FMS, que foi aprovada pelo Prefeito Firmino Filho. “Todas as principais necessidades que as mulheres possuem serão contempladas e concentradas neste espaço no Lineu Araújo”, informa Sílvio Mendes. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras.
 
Serão ofertados serviços de prevenção e diagnóstico das principais doenças que acometem o público feminino, como câncer de mama e câncer de colo de útero. Haverá ainda um serviço voltado às mulheres no climatério (menopausa), fase da vida que requer acompanhamento em diversas áreas médicas. “Além disso, será disponibilizado um serviço voltado aos problemas de infertilidade feminina, com possibilidade de realização de inseminação artificial com casos de indicação, procedimento caro e inacessível para muitas pessoas”, diz o presidente.
 
A previsão de início de funcionamento é para o primeiro semestre deste ano. “Já estamos iniciando a adequação do espaço físico e levantamento de profissionais. Vamos ainda adquirir mais aparelhos para mamografia e prevenção de câncer de colo uterino”, adianta Sílvio Mendes.
 
Serviços
 
A FMS já disponibiliza uma série de serviços para as mulheres em suas Unidades Básicas de Saúde e hospitais. As equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) orientam as usuárias em planejamento reprodutivo, e disponibilizam todos os métodos anticoncepcionais disponíveis no SUS, tanto os orais como os de barreira, injetáveis e realizam encaminhamento para os cirúrgicos, que são realizados em hospital de referência.
 
As quatro maternidades municipais disponibilizam urgências obstétricas 24 horas e incentivam o aleitamento materno, o parto normal e o respeito ao acompanhante de escolha da mãe.
 
São realizados rotineiramente nas UBS pré-natal de risco habitual e referenciamento para o pré-natal de alto risco para a Maternidade Evangelina Rosa, além de atendimento em puerpério e puericultura. As Unidades fazem ainda o rastreamento de câncer de mama e câncer de colo de útero e coletam amostras para exame de papanicolau, que é feito no laboratório Raul Bacelar.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais