Cidadeverde.com

CRA destaca representatividade da mulher no conselho

Imprimir

Comandado por duas mulheres, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) destacou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a representatividade delas na instituição. De acordo com a presidente Conceição Bugyja, essa representatividade é importante no momento em que o mundo discute sobre o empoderamento feminino.

“As Administradoras estão à frente de um Conselho que representa uma das profissões mais importantes e que, por muito tempo, historicamente, foi dominada pelo universo masculino. Lidar com gestão, comando de uma empresa seja ela pública ou privada, foi durante séculos, algo inimaginável para a mulher. E ela foi, com o tempo, construindo a sua história com muita luta. A mulher precisou e ainda precisa provar a sua capacidade de liderar. Por isso estão cada dia mais presentes no mundo dos negócios, competindo de igual para igual com grandes empresários e líderes”, afirma.

De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE-PI em 2015, uma das características marcantes do empreendedorismo brasileiro é a igualdade de gênero. A pesquisa indica que, no Brasil, homens (21,7% deles) e mulheres (20,3% delas) são igualmente ativos quanto às taxas específicas de empreendedorismo inicial. Isso coloca o Brasil em destaque entre os países analisados e reforça a importância da contribuição das mulheres. No Piauí, entre os empreendedores iniciais, 55,4% são mulheres, enquanto 44,6% são homens. 

Para a presidente, o empoderamento deve estimulado durante todos os dias. “Março é o mês da mulher, mas, obviamente, sempre devemos estimular ações de empoderamento feminino, incentivar, apoiar, leis e criação de leis que protejam a mulher, incentivar uma sociedade menos machista e preconceituosa. Punir o feminicídio, lutar por salários e jornada de trabalho justa”, declara.

Ainda de acordo com Conceição Bugyja, todas as mulheres devem ser apoiadas. “Apoiar a mulher administradora, tecnóloga, negra, de todas as classes sociais, todas as mulheres, sem distinção, permitindo às mesmas, mais conhecimento, mais espaço, sua ascensão. A barreira que precisamos vencer está em cada um de nós, quando somos machistas, violentos, preconceituosos, sexistas e essa construção é feita a cada dia. O CRA-PI em 2017 irá criar uma comissão permanente voltada para a mulher e essa é uma decisão importante para que possamos focar em mais resultados para a todas”, finaliza Conceição Bugyja. 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CRAconselho