Cidadeverde.com

Pesquisa revela que mais de 80% dos apenados não voltam a praticar crimes no Piauí

Imprimir

 

Um dado animador para o caótico sistema prisional. Nesta quinta-feira (20), o juiz Vidal de Freitas, da  2ª Vara Criminal e responsável pelas Execuções Penais no Estado, revelou que 88% dos presos apenados e em liberdade condicional não voltaram a cometer crimes. A pesquisa foi realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública e Secretaria de Justiça. 

O juiz explicou que foram pesquisados 18 apenados de um universo de 40, que estão hoje em liberdade condicional no Piauí. Segundo o departamento de estatística da Secretaria de Justiça, o percentual de certeza, quanto aos resultados chega a 95%. 

“Destes 18 pesquisados, apenas dois foram novamente acusados de crimes e é importante destacar que essa suposta reincidência é ainda algo a ser debatido, porque ainda não houve condenação”, argumenta. 

Para a pesquisa foram analisados diversos indicadores sociais, como situação econômica e grau de escolaridade. Os presos receberam orientações, cursos de qualificação e um complemento educacional. 

A única queixa relatada pelos apenados segundo o juiz, foi a falta de oportunidade no mercado de trabalho, segundo o juiz. 

“A situação de desemprego é geral no Brasil para todo mundo. Fica muito pior para uma sem estudos e com passagem pela polícia, precisamos que a sociedade dê oportunidade porque todos eles relataram que têm vontade de trabalhar. As pessoas dizem que os presos têm que ser obrigados a ter um serviço, mas ninguém dá oportunidade. Uma pessoa reinserida na sociedade, abandona a vida de crimes, reduz-se a violência e nós seremos cada vez menos vítimas”, declarou o magistrado.   

Segundo Vidal de Freitas, a pesquisa deixa claro que o sistema de reinserção social existe e funciona.

 

Flash de Maria Romero
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais