Cidadeverde.com

MP entra com ação contra FMS para garantir exames de tomografias

Imprimir

O Ministério Público do Piauí ingressou com ação civil pública contra a Fundação Municipal de Saúde (FMS), após um paciente não ter conseguido realizar uma tomografia computadorizada na rede pública municipal e ainda ter o custeio do exame negado. A Ação Civil Pública tomou como base o procedimento investigatório nº 03/2017.

O promotor de Justiça, Eny Marcos Pontes, solicitou explicações sobre o fato, ao então secretário de Saúde Municipal de Teresina, Aderivaldo Andrade. Em resposta, o gestor da pasta à época disse que nenhuma clínica privada da cidade aceitou fazer o procedimento por causa do valor estabelecido na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Andrade ainda declarou que, dos três estabelecimentos de saúde credenciados, apenas um estava apto para realizar a tomografia, mas que este também não concordou em fazer o exame.

Dentre os pedidos feitos pelo representante do Ministério Público Estadual na ACP, está a expedição de liminar pelo Poder Judiciário determinando que a FMS providencie a realização da tomografia computadorizada dos pacientes usuários do SUS, no prazo de 30 dias. 

Eny Marcos Pontes ainda requer que a Fundação de Saúde tome as devidas providências para que realize permanentemente o exame para os usuários do serviços de saúde de Teresina. Em caso de descumprimento ou atraso da efetivação dessa medida, pedi que seja imposta multa diária no valor de R$ 1.000,00.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais