Cidadeverde.com

Florentino Neto anuncia reformas nos hospitais regionais do Piauí

Imprimir

Recém-empossado, o secretário estadual de saúde (Sesapi), Florentino Alves Veras Neto, reafirmou o compromisso em fortalecer o atendimento especializado nos hospitais regionais do interior do Estado. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (16), o gestor anunciou reformas nos hospitais regionais de Picos, Floriano e Parnaíba. 

"Esse ano a meta é implantar mais 40 novos leitos de UTI, levar para o Sul do Estado uma unidade de tratamento oncológico e mais especialidades para os hospitais regionais. Na Capital, vamos aproximar a discussão com a secretaria municipal de Saúde para que possamos encontrar soluções para a Saúde de Teresina", acrescenta.

Entre as obras prioritárias na Capital está a construção da maternidade de referência de Teresina.

"O projeto foi concluído, fizemos a licitação que está sob análise da Caixa Econômica Federal, porque os recursos são federais. No geral, vamos dar continuidade ao trabalho do ex-gestor no que tange a execução de projetos e garantir recursos públicos para a saúde piauiense para que possamos implementar outros projetos na secretaria estadual de Saúde", disse Florentino Neto, ex-prefeito da cidade de Parnaíba. 

Sobre a transição dos seis hospitais estaduais da Sesapi para a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o gestor disse que a mudança será gradual até atingir toda a rede. 

"Esse é o primeiro passo da descentralização. É bom que se diga que o Piauí talvez seja a unidade da federação que- no nível central na secretaria estadual de Saúde - administre o maior número de hospitais, ao todo 35. Vamos passar as seis, assinar um contrato de gestão com as metas qualitativas e quantitativas e avaliar isso conjuntamente, Secretaria e Fundação, para fazer as demais transferências até atingir toda a rede".

Entre as seis unidades de Saúde que será gerenciada pela Fepiserh está o Hospital Getúlio Vargas.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais