Cidadeverde.com

Milhares protestam contra as reformas e pedem a saída de Temer na Esplanada

Imprimir

Aos gritos de "ou param as reformas, ou paramos o Brasil", sindicatos e movimentos sociais protestam em Brasília, nesta quarta-feira (24/5), reunindo dezenas de milhares de pessoas. À frente do movimento, que também pede a saída do presidente Michel Temer, estão a Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que programaram, após concentração na região central da cidade, uma caminhada até o Congresso Nacional para pressionar o governo e a bancada de apoio ao Planalto no Congresso a recuarem nas reformas trabalhista e previdenciária.

Em cima de um trio elétrico, o deputado federal Paulinho da Força (Solidarieda-SP), que apoiou o impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão de Michel Temer ao Planalto, disse que o novo governo excluiu os trabalhares. Segundo ele, se a categoria não for ouvida, vai "paralisar o Brasil". "A reforma trabalhista destrói a organização sindical, desorganiza a classe, tira os direitos e terceiriza todo mundo", bradou. Um pouco mais cedo, Paulinho disse que as centrais planejam nova greve geral, que pode ocrrer "em 15 ou 20 dias". 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que trabalha para garantir a aprovação das reformas propostas pelo governo Temer, marcou uma reunião com representantes de sindicatos para as 13h. As reformas, no entanto, têm avançado no Congresso. A trabalhista avançou ontem no Senado, após sessão tumultuada, e está pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Incomodados com a ausência de deputados que prometeram se juntar à manifestação, os participantes gritaram "Ô deputados, cadê vocês? Viemos aqui para ver vocês."


Foto: Minervino Junior / CB

Ônibus e manifestantes

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, por volta do meio-dia, 25 mil pessoas participavam do ato. As entidades organizaram caravanas para trazer trabalhadores a Brasília. Mais de 300 ônibus chegaram à capital desde ontem, vindos de diversos estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão. A esses trabalhadores, juntam-se manifestantes moradores do Distrito Federal.

Os veículos foram parados e revistados ainda nas rodovias que dão acesso ao Distrito Federal. Em alguns deles, a Polícia Militar confiscou paus e pedras. Outra medida de segurança adotada foi a revista dos manifestantes antes de acessarem a Esplanada dos Ministérios. Preocupados com uma possível repercussão negativa, em caso de atos violentos, os líderes sindicais anunciam a todo momento no carro de som que nenhum mascarado vai entrar no movimento. "Estamos de olho", avisam, e pedem para que aqueles com rosto coberto tirem as máscaras.

Também por questões de segurança, as pistas da Esplanada dos Ministérios foram interditadas desde a 0h desta quarta-feira. A medida, aliada à paralisação dos rodoviários, que levou mais pessoas a tirarem o carro da garagem, acabou gerando transtornos no trânsito da cidade.


 
Correio Braziliense com informações da Agência Estado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais