Cidadeverde.com

Feira de Artesanato atrai visitantes no Festival de Pedro II

Imprimir

O melhor do fazer manual pode ser encontrado na Feira de Artesanato realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, no Festival de Inverno de Pedro II até domingo (18).

A Feira está localizada na Praça Domingos Mourão, no centro de Pedro II. A estrutura conta com 60 estandes, onde os visitantes podem adquirir peças em cestaria e trançados, tecelagem, opalas, cerâmica, bordados, rendas, entre outras tipologias.

A vice-presidente da Associação Artesanal Xique Xique de Pedro II, Maria Alves de Oliveira destaca a importância do Festival. “Eventos grandiosos como esse são ótimas oportunidades para divulgar e comercializar nossas peças”, avalia.

Durante o Festival, Maria apresenta redes e outros produtos de tecelagem para os visitantes. “Nossas peças retratam nossa identidade local, através de cores e imagens representativas da região. Também ficamos atentas às tendências para produzirmos peças que agradem ao público”, comenta a artesã.

Maria destaca que participa ativamente das capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae. “Nossa última coleção de redes é fruto de consultorias do designer Renato Imbroisi. Temos redes em franja que estão fazendo sucesso. Nossas peças são feitas com fio de algodão”, acrescenta.

As produções da Associação já foram vencedoras do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Considerada a maior iniciativa de estímulo e valorização do artesanato brasileiro, o TOP 100 tem como objetivo identificar as melhores práticas do setor no Brasil, sendo uma ferramenta importante para a valorização e abertura de novos mercados para essa produção, tanto em nível nacional, como no exterior.

“Ficamos muito felizes em termos esse reconhecimento. O selo do Top 100 é mais uma forma de atestar a qualidade das nossas peças e agregar ainda mais valor”, finaliza Maria.

Jackson Cristiano Lopes que é artista plástico também está expondo suas peças no Festival. Ele é proprietário da Terracota Art Design, localizada em Parnaíba. “Trabalho com cerâmica e produzo peças artísticas e utilitárias. Também faço joias. Minhas peças são únicas. A união entre a cerâmica e a prata tem sido o diferencial. São anéis, pingentes e colares variados”, comenta o artista.

De acordo com Jackson a próxima coleção destacará elementos do litoral piauiense. Em seguida inserirá flora e fauna do Piauí em suas produções. “Tenho expectativa de que a cerâmica esmaltada fará muito sucesso”, avalia.

O Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae no Piauí, contando com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais