Cidadeverde.com

Mais de 90% dos casos de câncer de próstata podem ser detectados em fase inicial

Imprimir

Foto; Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

Tabu entre muitos homens, o exame de toque é essencial para a descoberta do câncer de próstata. Em entrevista na Rádio Cidade Verde, o urologista Giuliano Aita explicou que mais de 90% dos casos da doença podem ser descobertos ainda em fase inicial se os exames necessários forem feitos.

"Nós não podemos esperar o aparecimento de sintomas. O homem precisa vir para uma avaliação urológica para fazer dois exames básicos: o exame de toque e o exame de sangue", disse o urologista no Acorda Piauí desta segunda-feira (14), explicando que um teste não exclui o outro na busca por um diagnóstico mais preciso. 

Além do preconceito em relação ao exame, Giuliano Aita avalia que ainda há dificuldades para que os homens tenham acesso ao sistema público de saúde. Por isso, é comum ainda a presença de pacientes que só descobrem a doença tardiamente. O urologista reforça que é necessário consultar um especialista regularmente. 

O médico também destacou que o aumento da próstata deve ocorrer em 80 a 90% dos homens com o envelhecimento. Ele explicou que esse é um processo natural e não tem relação com o câncer. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais