Cidadeverde.com

Homem morre de raiva humana após ser mordido por macaco

Um homem identificado como Edilson, de 32 anos, morreu infectado por raiva humana, após ser mordido por um macaco da espécie Sagui, em Parnaíba. De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Maria Amélia de Oliveira Costa, o ataque ocorreu no dia 28 de janeiro e apenas no dia 01 de fevereiro, ele procurou a vacinação correta para o incidente, ou seja cinco dias depois.


Segundo a coordenadora, a comprovação da infecção ocorreu após o óbito através de uma craniotomia, procedimento onde o crânio é aberto e o cérebro é retirado. O material foi enviado para o Rio de Janeiro onde passou por análise laboratorial que constatou a infecção.

Além de Edilson, seu filho e outra criança também chegaram a ser agredidos pelo macaco, que era criado em casa, justificativa usada pela vítima para o fato de não ter procurado atendimento médico adequado no dia do ataque. "O filho dele que procurou a vacinação direitinho e tomou o soro, se salvou. Ele também foi agredido, além de uma criança que tinha o hábito de colocar a mão na boca do macaco quando ia até o local.", afirmou a especialista.

Amélia conta que em sua primeira ida ao Hospital Dirceu Arcoverde, Edilson fez uso da primeira dose de vacina contra raiva, mas não fez uso do soro anti-rábico, e retornou para casa. "Quinze dias depois ele voltou com um quadro de paresia [dormência nos membros], e o encaminharam para o hospital Santa Casa, onde foi internado e liberado em seguida.", contou a coordenadora.

Após a liberação, o quadro se agravou e Edilson foi internado pela segunda vez, já em estado de pré-coma. O paciente chegou a ficar cinco dias no Hospital, mas não resistiu veio a óbito.  

Desde 2010, até os primeiros meses de 1013, além da morte, nove casos da doença foram notificados e um foi confirmado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Saiba mais sobre a raiva humana

A raiva é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central e se multiplica nas glândulas de saliva, dali sendo eliminado. O contágio se dá pela saliva do animal que está com a infecção, principalmente pela mordida, mas pode ocorrer por arranhadura ou lambedura.

Os animais que podem ser contaminados são o cachorro, gato, morcego, raposa, coiote, gato-do-mato, jaritacaca, guaxinim e macaco. O tempo médio até o surgimento dos sinais de doença são de cerca de 45 dias no homem e de até dois meses nos animais.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais