Cidadeverde.com

Parnaíba contará com Centro Especializado para atendimento as quatro deficiências

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assinou o contrato com a empresa que vai construir uma unidade do Centro Especializado em Reabilitação IV(CER IV) em Parnaíba. A unidade vai prestar assistência nos quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, intelectual e física. O prazo de execução da obra é de um ano e seu início deve ocorrer de imediato.

“Assinamos o contrato para construção do Centro Especializado em Reabilitação IV(CER IV), na cidade de Parnaíba. Obra extremamente importante na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. No Piauí, atualmente temos em funcionamento um CER III, na capital Teresina, através do CEIR, gerenciado pela Associação Reabilitar, e temos na cidade de Picos dois CER IV. Agora vamos ter a oportunidade de construir uma unidade tão importante, nos padrões do Ministério da Saúde recomenda, olhando as quatro deficiências como foco de atendimento”, explica Costa. 

Orçada em aproximadamente R$5 milhões, os recursos são decorrentes de uma emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias(PT/PI) e ainda recursos do Governo do Estado. A oferta do serviço também possibilita a universalização do acesso na área da deficiência no extremo norte do Estado.

Costa afirma ainda que, na assistência à pessoa com deficiência, outra ação teve impacto direto na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas: a implantação do programa Passo à Frente, com a disponibilização de órteses e próteses e demais equipamentos ortopédicos para mais de três mil pessoas, em mais de 30 municípios. “Você imagina a pessoa ter que vir do sul do Estado para Teresina, para confeccionar órtese, prótese, cadeira de rodas. Com o programa, por meio de carreta totalmente equipada para produzir peças, podemos levar, de forma descentralizada, esse serviço. Como o nome do programa diz, é um passo à frente na assistência a essas pessoas”, garante.

A aquisição do caminhão, como uma oficina itinerante, foi adquirido por meio de emenda do deputado federal Assis Carvalho(PT/PI). Já foram entregues equipamentos nos municípios de Floriano, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Picos, e municípios do seus entornos. Nos próximos dias, serão entregues cerca de 900 equipamentos para Piripiri, Batalha e Boa Hora.


Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais