Cidadeverde.com

Princípio de incêndio atinge antigo prédio da Delegacia Regional de Picos

  • 59c00a87-2ff2-4917-a3c9-76fa137d8e27.jpg Riachãonet
  • 690fcd6e-6798-43f9-9554-d2da83f444e0.jpg Riachãonet
  • f02a3c9b-72ea-4f3c-9fce-0127c57d9b2b.jpg Riachãonet
  • DSCN9750.jpg Riachãonet
  • DSCN9752.jpg Riachãonet
  • 16128609_1221538081260854_230512969_n.jpg Riachãonet
  • 16128484_1221586497922679_1802749101_n.jpg Riachãonet

Um princípio de incêndio foi registrado na manhã desta quinta-feira (19) no antigo prédio da Delegacia Regional de Picos, município a 306 km de Teresina. O fogo atingiu uma switch de internet, que estava localizada em um das salas do prédio mas ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo não se alastrou para outras salas do prédio. Em entrevista a um portal local o soldado Alderi explicou que um curto circuito pode ter provocado o incêndio.   “Como o prédio é antigo, acredito que as instalações elétricas devem ser antigas também e provavelmente pode ter sido um curto circuito”, informou.

Por conta das instalações elétricas antigas o Corpo de Bombeiros alertou que pode acontecer outros incêndios no prédio.

A Polícia Civil de Picos já foi transferida para um novo local, mas por conta de muitos veículos que ainda estão apreendidos no pátio alguns agentes precisam permanecer no antigo prédio observando os carros e as motocicletas para evitar furtos. “Estamos providenciando a retirada desses veículos daqui [antigo prédio], mas ainda estamos buscando outro local para colocar esses veículos”, disse o delegado regional, Divanilson Sena.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Homem é preso transportando geladeira furtada de escola em Picos

  • PIC4.jpg Divulgação/PM
  • PIC3.jpg Divulgação/PM
  • PIC2.jpg Divulgação/PM
  • PIC1.jpg Divulgação/PM

Os policiais do 4º BPM,  em Picos, prenderam Alex Sandro José Alves, suspeito de assaltar uma escola na cidade de Picos na última segunda (16). Ele teria utilizado um veículo para transportar uma geladeira furtada da unidade escolar. 

As guarnições de serviço receberam informações do COPOM de que um indivíduo  havia furtado objetos do Colégio José de Deus Barros, no Parque de Exposição, em Picos. De imediato, se dirigiram ao local, onde foram informados que um veículo modelo Monza havia sido visto com uma geladeira no teto do carro. 

As viaturas foram em diligências e conseguiram localizar o veículo, passando a fazer acompanhamento tático enquanto o carro entrava por uma estrada de terra que dá acesso à Lagoa Salgada. Logo em seguida, o suspeito Alex Sandro abandonou o veículo com os objetos furtados, sendo capturado na mesma ação policial.

Além da geladeira, os policiais encontraram no interior do veículo um aparelho de TV, duas CPU’s de computadores, uma caixa amplificadora, um roteador, um caldeirão de alumínio e vários itens de merenda escolar.

Dentre os objetos apreendidos com o criminoso, havia uma revólver provavelmente utilizado nas práticas ilícitas e ferramentas para destrancar cadeados. Ele foi conduzido a Central de Flagrantes e autuado por furto qualificado. Alex é suspeito de ser praticante assíduo de assaltos contra unidades de ensino do município.         

 

redacao@cidadeverde.com

Picos: PM prende suspeito de furtar objetos em escola

A Polícia Militar de Picos prendeu na noite dessa segunda-feira (16) um homem identificado como Alex Sandro José Alves, 37 anos, suspeito de furtar uma escola localizada no bairro Parque de Exposição. Os policiais interceptaram o furto e prenderam o suspeito através de uma denúncia anônima.

Segundo o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Edwaldo Viana, o Copom recebeu informações que um homem estaria levando objetos furtados da Escola José de Deus Barros em um veículo Monza e placa LVL-1504 de Teresina-PI.

Viana informou ainda que a polícia saiu em diligência e encontrou o veículo à altura da Coca-Cola. “O carro adentrou em uma estrada que dá acesso a Lagoa Salgada onde o indivíduo abandonou o veículo com os objetos”, disse.

Alex Sandro havia furtado um aparelho de televisão, computadores, uma caixa de som amplificada, uma geladeira, um aparelho roteador e até a merenda da escola.

O suspeito foi levado para Central de Flagrantes e foi autuado por furto qualificado.

Fonte: riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Assaltantes armados fazem arrastão em ônibus no Centro de Picos

Dois assaltantes fizeram um arrastão em um ônibus no Centro do município de Picos. No momento assalto, cerca de 15 passageiros estavam no veículo. Um dos assaltantes colocou a arma na cabeça do motorista enquanto o outro pegava os pertences dos passageiros. Bolsas, celulares, documentos pessoas e dinheiro foram levados. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o motorista do ônibus disse que os momentos foram de tensão e horror. “Várias pessoas estavam chorando”, disse o condutor. 

O transporte coletivo fazia a linha Centro-Pantanal e os assaltantes entraram no veículo na Praça Féliz Pacheco. 

Um dos passageiros conseguiu esconder o celular e acionar a polícia. Os suspeitos de praticar o assalto estão foragidos.

Carlienne Carpaso
carliene@cidaderverde.com

Caminhão tomba e população saqueia carga de carne bovina avaliada em R$ 270 mil

  • 16107069_1153003188153036_81757728_o.jpg Divulgação
  • 16121671_1153003844819637_582540847_o.jpg Divulgação
  • 16122081_1153002958153059_1082037561_o.jpg Divulgação
  • 16121865_1153002464819775_1068561971_o.jpg Divulgação
  • 16107005_1153003708152984_20423911_o.jpg Divulgação

Um motorista perdeu o controle e tombou com o caminhão na BR-316, na altura do Povoado de Fátima do Piauí, na região de Picos, ontem (15). No momento em que o condutor, identificado como Claudemir André, era levado ao hospital da região, a população saqueou toda a carga de carne bovina que ele transportava, e estava avaliada em R$ 270 mil.

A população pegou não somente o produto, mas também acessórios do caminhão e até documentos, dinheiro e objetos pessoais do motorista. Claudemir é natural de Maringá, no estado do Paraná, e levava a carga de Tocantins para Natal. 

No momento do acidente, o motorista estava sozinho. Ele sofreu apenas ferimento leves. 

O motorista disse que, após contato com a empresa, o restante da carga foi liberado para os populares, pois já tinham levado boa parte do produto em menos de uma hora. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Com informações do Notícia da Manhã 

Dupla é presa com 40 celulares e controle universal de carro em Picos


Fotos: reprodução/PM

Carlos Andreolle dos Santos e Rafael Henrique de Araújo Silva foram presos ontem (9) em Picos (306 km de Teresina) em flagrante, quando tentavam roubar pertences de dentro de um veículo no Centro da cidade. O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, coronel Edwaldo Viana, relatou que a quadrilha já havia atuado no Maranhão e na capital piauiense. Os homens estavam com 40 celulares. 

Segundo o comandante, as investigações da polícia tiveram início depois que uma vítima relatou não ter conseguido fechar o veículo, na presença da dupla. Isso porque os homens utilizam um controle remoto universal para veículos.

O aparelho, ativado quando o proprietário tenta fechar o carro, permite que o alarme dispare o alerta sonoro, mas não ative as travas, deixando o carro aberto e o alarme desativado. 

"A pessoa pensa que fechou o carro, mas não fechou. Esse rapaz só percebeu porque ele é muito cuidadoso, sempre que trava o carro, ele confere, e aí ele percebeu que não estava fechado. Ele notou a atitude suspeita dos homens, informou à polícia e passamos a monitorar. Pegamos os dois em flagrante, agindo no Centro de Picos", destacou o coronel. 

Ele disse que no momento da prisão os homens estavam com 40 celulares, dois notebooks, perfumes, documentos de vítimas e outros pequenos pertences roubados. O coronel informou que os homens já possuem extensa ficha criminal, com passagens pela polícia por roubo e furto. 

A dupla já havia atuado em São Luís, Bacabal e Timon - no Maranhão - e em Teresina. Os dois estão presos e a Polícia Civil irá instaurar inquérito para apurar outros crimes.

Pessoas que tiveram seus pertences furtados de dentro dos veículos podem procurar as polícias civil e militar da cidade, para tentar recuperar bens apreendidos com os homens. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Padre Walmir toma posse e lamenta morte de prefeito eleito de Santana do Piauí

O prefeito reeleito de Picos, Padre Walmir Lira (PT), foi empossado na manhã deste domingo (1º) em meio a comoção pela morte do prefeito eleito de Santana do Piauí, Chico Borges, vítima de acidente de trânsito horas antes de tomar posse.

Em sua página no Facebook, o prefeito lamentou a perda do político. "Em um dia que esperávamos ser repleto de alegrias, acordamos com a triste notícia da perda prematuro do nosso colega Chico Borges, que hoje tomaria posse como prefeito da vizinha cidade de Santana do Piauí. Pessoa que conheci recentemente, mas que nos tornamos amigos, compartilhando dos sonhos e anseios. Que o Senhor o acolha no Reino Celeste e conforte os familiares e amigos do nosso querido Chico Borges", escreveu. 

O  prefeito foi empossado ao  lado do vice, Edilson Alves, logo após a posse dos vereadores, que elegeram Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) para a presidência da Câmara Municipal. Vários políticos prestigiaram a solenidade, entre eles o deputado federal Assis Carvalho (PT).

Em outubro, Padre Walmir foi eleito em disputa apertada contra Gil Paraibano (PP) e venceu com menos de mil votos. O prefeito obteve 20.133 votos (48,13%) contra 19.531 (46,69%) do ex-prefeito. 

O petista era vice do ex-deputado estadual Kléber Eulálio, que deixou a prefeitura para assumir vaga de conselheiro  no Tribubal de Contas do Estado, em 2015. 


Edilson Alves e Padre Walmir na solenidade de posse (foto: Reprodução/Facebook Assis Carvalho)

Troca de tiros durante roubo a banco deixa suspeito ferido

Após alguns dias de aparente tranquilidade, bandidos voltaram a atacar instituições financeiras no Piauí. Ontem (29), um caixa eletrônico do Detran, em Teresina, foi estourado. Já na madrugada desta sexta-feira (30), a ação criminosa ocorreu no município de Picos, a 306 km da Capital. 

De acordo com comandante do 4° BPM de Picos, Major Edwaldo Viana, dois caixas eletrônicos foram estourados por volta das 3h40. Cinco bandidos participaram diretamente do crime e pelo menos um deles ficou ficou ferido durante troca de tiros. Na fuga, o bando se dividiu em um carro e uma moto e espalhou grampos pela BR-316 para dificultar a perseguição policial.

"Eles estavam em um carro de cor escura e fugiram em direção a São José do Piauí. A PM estava em quatro viaturas e duas tiveram os pneus furados durante a perseguição. Nos estilhaços de vidro do banco ficaram manchas de sangue e acreditamos que um dos bandidos ficou ferido. Estamos no ençalço deles", disse o comandante.

A explosão do caixa eletrônico ocorre cerca de 20 dias após o estouro dentro da sede da prefeitura de Picos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Bispo proíbe Missa de posse na Diocese de Picos

Alegando que a eucaristia deve conservar seu caráter eclesial e público, inclusive da participação do povo de Deus, o bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva, proibiu a realização da chamada “Missa de posse” na Diocese de Picos.

O documento foi publicado nesta terça-feira, 20, assinado pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e pelo chanceler da Cúria, Padre Sebastião Francisco dos Santos, que também é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco.

“Cientes de que os eleitos em 2016 para cargos públicos nos próximos anos venham solicitar Missa em Ação de Graças por ocasião de suas posses, lembramos que a Eucaristia deve conservar seu caráter eclesial público, inclusive, da participação do povo de Deus” – escreveu o bispo de Picos.

No decreto, dom Plínio determina que na Diocese de Picos não haja a chamada “Missa de posse”, onde, segundo ele, tudo gira em torno dos eleitos, inclusive, leituras, cantos, ritos, etc. Mas, se celebre o mistério de Cristo e da vida da Igreja.

O bispo alerta ainda que a liturgia se atenha a solenidade da Santa Mãe de Deus, incluindo os cantos e ritos próprios da solenidade. Que em todas as Paróquias e Áreas Pastorais, as missas do domingo, 1º de janeiro de 2017, sejam celebradas nos mesmos horários de costume, facilitando a participação dos fiéis e dos eleitos.

Por fim, dom Plínio orienta que os eleitos sejam convidados a ocupar os primeiros lugares na celebração junto aos fiéis, objetivando uma participação e vivência dos mistérios celebrados. E encerra advertindo que a missa seja presidida pelo Pároco ou Vigário Paroquial e que não haja privilégio de presidência por parentesco ou amizade com os eleitos.

O documento foi registrado no Livro de Decretos e Atos Administrativos da Diocese de Picos.

Tradição

Na Diocese de Picos, já era uma tradição a celebração de missa em ação de graças por ocasião da posse dos candidatos eleitos para cargos públicos. Da mesma forma como acontece na data de comemoração de aniversário da cidade e, em outros momentos importantes para a vida da comunidade.

Fonte: Jornal de Picos
cidades@cidadeverde.com

Desarticulada quadrilha que planejava assaltos em Picos

Policiais Militares pertencentes ao efetivo da Força Tática do 20º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Paulistana e da Força Tarefa do 4º BPM, sediado em Picos, efetuaram as prisões de Paulo Ricardo soares, 32 anos, natural de Juazeiro (BA), e de Maria Aparecida de Sousa, 27 anos, natural de Picos.

Com a prisão de elementos que planejavam um assalto na região de Picos, ocorrida na noite da última quinta-feira (15/12), foi informado ao Comando do 20º BPM de Paulistana de que haveria a possibilidade de elementos armados passarem num ônibus de linha interestadual com destino à cidade de Picos, a fim de, num segundo momento, receber instruções e levar o armamento ao local do intento criminoso a ser executado.

De posse dessa informação, foi efetuada uma operação para interceptar o referido armamento e o responsável pelo transporte. Horas depois, já no começo da tarde do dia 16/12, foi interceptado o ônibus da empresa Gontijo, linha Petrolina/Teresina, que trazia no seu interior Paulo Ricardo, com o qual foi encontrado dois revólveres calibre .38 e doze munições intactas. Identificado o criminoso, constatou-se que Paulo Ricardo já havia sido preso pelo efetivo do 20º BPM, quando da prática da explosão de um terminal de autoatendimento do Bradesco de Caridade do Piauí, ocorrido em 27/08/2013.

Paulo informou que as armas seriam para dar suporte a uma ação criminosa a ser praticada na região sul, cujo mentor intelectual seria “Valter da Silva Carvalho”, “O Valtinho”, que responde a processos por tráfico de drogas e crimes dolosos contra a vida na Comarca de Paulistana-PI, e que fugiu da Penitenciária Major César Oliveira há pouco mais de um ano. Valtinho foi preso pela tropa do 7º BPM de Corrente, juntamente com outros três comparsas, que se arquitetavam e aguardavam o suporte de armamento para a prática do assalto, que segundo Paulo Ricardo, renderia cerca de 600 mil reais ao bando.

Com isso, foi dada continuidade às diligências, onde, na noite da última sexta-feira (16/12) foi presa, com apoio da Força Tática do 4º BPM de Picos, na sua residência, Maria Aparecida, que seria a responsável para dar o suporte necessário a Paulo Ricardo durante sua curta estada na cidade de Picos, à mando do Chefe da Quadrilha e de seu ex-companheiro, Sá, comparsa de Paulo Ricardo e Valtinho, e que se encontra cumprindo pena na Penitenciária Major César.

Por conta do desenrolar da ocorrência, que finalizou na cidade de Picos, os dois acusados foram conduzidos à Central de Flagrantes onde foram realizados os procedimentos de praxe, que se estenderam até a madrugada deste sábado (17/12).

Fonte:riachaonet
cidades@cidadeverde.com

 

 

Posts anteriores