Justiça decreta prisão preventiva para presos na operação Monte Carmelo

Os suspeitos presos durante a operação Monte Carmelo, em maio deste ano tiveram a prisão convertida de temporária para preventiva nesta segunda-feira (21). A decisão é da juíza Nilcimar Rodrigues, da 5ª vara criminal de Picos decretou a conversão da prisão de temporária em preventiva.

                      Foto: Grande Picos


De acordo com o delegado regional Antônio Madson o exame de balística comprovou que as armas apreendidas na operação com os suspeitos foram usadas na execução do jovem Carlos da Solva Rocha, irmão de Edgar da Silva Rocha, também executado três anos antes em Picos, a 306 km de Teresina.

                 Foto: Riachaonet

"Em maio houve a prisão de várias pessoas, com armas, drogas e dinheiro, agora com o exame conseguimos comprovar o envolvimento deles com a morte do irmão do "Coelho", um caso de grande repercussão na época", pontuou o delegado.

Relembre o caso

Quatro pessoas foram presas na operação Monte Carmelo deflagrada pelas polícias civil e militar de Picos. Os suspeitos são acusados de envolvimento com o homicídio de Carlos da Silva Rocha e tráfico de drogas na região. Durante abordagem da polícia até animais silvestres foram apreendidos.quatro suspeitos identificados.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Sesapi garante novos investimentos para o município de Picos


O superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, assegurou novos investimentos para a saúde pública de Picos. Neste fim de semana, o superintendente esteve no Centro de Atendimento Médico de Picos (CAMPI), na obra de construção do novo Hospital de Picos e no Hospital Regional Justino Luz.

“Anunciamos recursos para a instalação de um mamógrafo, um aparelho de Raio-X, uma esteira ergométrica e um eletrocardiógrafo para o CAMPI. No local da obra de construção do novo Hospital, dialogamos um pouco com o engenheiro responsável, que nos comprovou o bom andamento dos trabalhos. Já no Hospital Justino Luz fomos recebidos pela equipe médica e visitamos os diversos setores da unidade, inclusive, um amplo espaço que está sendo construído, em anexo, para contemplar novos leitos de obstetrícia, de UTI adulto, UTI neonatal e UCIs”, pontuou Pedro Leopoldino.

Outras demandas foram registradas pela equipe técnica da Superintendência de Assistência à Saúde e serão repassadas ao secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Caminhões-pipa reforçam abastecimento de água na zona rural de Picos

O prefeito Kléber Eulálio autorizou, através da coordenadoria de Defesa Civil, a disponibilização de mais dois caminhões-pipa aos moradores da Chapada do Mucambo, para reforçar ao abastecimento de água potável na zona rural do município de Picos, 306 km de Teresina. 


Os veículos, com capacidade para transportar 8 mil litros de água cada, serão um reforço a Operação 'Carro-pipa', que atua nas localidades Custaneira, Serra do Tanque, Juaí, Serra do Mucambo, Chapada do Fio e Três Potes.

Outras três viaturas deverão ser liberadas pela Defesa Civil do Estado em auxílio a essas famílias.  


“A necessidade de água é muito grande. Tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal. A orientação do prefeito Kléber Eulálio é intensificar o atendimento em todas essas comunidades, sobretudo nas localidades mais distantes da sede, minimizando, assim, a escassez de água na zona rural", disse o secretário municipal de Defesa Civil, Oliveiro Luz.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem disputa "racha" com amigos e colide com poste na BR-316

Um jovem de 18 anos colidiu a motocicleta com um poste na BR-316, no município de Picos, a 306 km de Teresina. O adolescente e mais quatro amigos supostamente disputavam um "racha", corrida ilícita praticada em áreas urbana e rural ou em rodovias com automóveis ou motocicletas.

                       Fotos: Assis Santos/Grande Picos


A colisão ocorreu por volta das 22h, deste domingo (20), em frente a um posto de combustíveis, próximo ao Dnit. 

"Eram cinco jovens que pegavam racha em três motos, quando ele perdeu o controle e colidiu contra um poste. O mesmo estava sozinho em sua motocicleta e sem capacete", relatam populares. 

A vítima teria sofrido fratura no crânio e nas pernas e foi socorrido por uma equipe médica do Samu e levada ao Hospital Regional Justino Luz. Portais locais noticiaram que jovem trabalhava como auxiliar de técnico em refrigeração e teria vindo a óbito no hospital, mas de acordo com registro na Polícia Rodoviária Federal, a vítima não teve ferimentos graves. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Grandepicos

Kléber Eulálio vistoria obras de infraestrutura na sede e povoados de Picos


O prefeito de Picos, Kléber Eulálio, vistoriou as obras de infraestrutura e logísticas que estão sendo realizadas tanto na zona urbana como rural. Recapeamento asfáltico de ruas e da avenida Getúlio Vargas e a construção do canteiro central,  além de reestruturação da malha viária nas comunidades rurais são algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.

“Estamos vistoriando o que está sendo feito e o que necessita ser feito. Essa é a nossa missão, proporcionar melhorias para os picoenses, com obras que tragam resultados efetivos para a população”, afirmou Kléber, durante as visitas.

Na sede, a avenida Getúlio Vargas recebe uma nova aplicação de camada de asfalto, com previsão de término da obra até a próxima sexta, dia 18.   Além do asfalto, também está sendo construído um novo canteiro central, que terá lajota, com plantas e meio-fio mais alto, que facilitará a visibilidade dos pedestres. Também serão construídas rampas de acesso destinadas aos cadeirantes.


Já nos bairros Junco e Pedrinhas, está em andamento o asfaltamento das ruas: Castro Alves, Rui Barbosa, Antenor Neiva, Presidente Castelo Branco, Projetada e trechos da avenida Urbano Eulálio, além da praça Valquíria Monteiro.

Outra obra em andamento em Picos é a construção de uma passagem molhada, com 12 metros de extensão, ligando o bairro Cantão da Várzea aos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista. A obra é construída com recursos próprios.

Também com recursos próprios, a prefeitura está recuperando toda malha viária na zona rural. No Morro da Macambira, são 8 km de estrada vicinal em recuperação, que vai beneficiar mais de 30 famílias nos povoados Morro da Macambira, Umari, Vila Custódia e Malhada Grande dos Anacletos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bandidos rendem funcionários e roubam malote com R$ 30 mil de supermercado

Bandidos armados interceptaram o segurança e o funcionário de um supermercado em Picos e levaram cerca de R$ 30 mil, na tarde desta segunda-feira (14). Os dois transportavam o dinheiro para agência bancária, quando foram surpreendidos por uma dupla armada em uma motocicleta. Um dos suspeitos já foi capturado.

"O proprietário do supermercado disse que dois motociclistas estavam rondando o local antes do assalto e um deles foi preso. O suspeito estava em uma motocicleta sem placa e descobrimos que havia sido roubada em São Paulo", disse o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Wagner Torres.

                             Foto: TV Picos
Crime aconteceu na Praça Josino Ferreira

A ação criminosa ocorreu próximo a praça Josino Ferreira, conhecida como Praça dos Correios. Os funcionários andavam a pé e, rotineiramente, faziam o mesmo trajeto. A dupla chegou em uma motocicleta e com uma arma de fogo abordou e ameaçou os funcionários. Sem chances de reação, o segurança deitou no chão e a outra vítima, que estava com o malote, ainda tentou fugir para dentro um estabelecimento.

“Ele me mandou jogar o malote no chão. Eu joguei, eles pegaram, saíram correndo, pegaram a moto e fugiram”, contou o funcionário acrescentando que durante a abordagem recebeu vários xingamentos dos assaltantes.

O comandante da PM recomenda que grandes quantias em dinheiro sejam transportadas somente  por empresas de segurança. "Em muitos casos, os bandidos esperam só a oportunidade para atacar, principalmente, quando têm noção da movimentação em dinheiro. Para altos valores, o recomendável é o transporte por empresa especializada. É um investimento necessário para evitar assaltos", disse o Tenente Coronel Wagner Torres.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Kléber Eulálio cobra restauração de laterais da BR-316

O prefeito Kléber Dantas Eulálio voltou a cobrar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a restauração imediata das vias laterais da BR-316, no perímetro de acesso a zona urbana do município de Picos, a 306 km de Teresina. 


O prefeito frisa que as obrigações do município são imensas e que os recursos são insuficientes para arcar com as responsabilidades. 


"Vou continuar cobrando. Vou continuar insistindo. Tenho vontade, mas não tenho possibilidade. Só me resta cobrar e exigir. É o que estou fazendo. Estamos fazendo a nossa parte. Espero que dessa vez o serviço seja concretizado", disse.

Além de visitas ao órgão, o prefeito protocolou vários ofícios solicitando a recuperação do trecho. A última solicitação ocorreu na segunda-feira, 07, na sede da própria instituição.

O superintendente do Dnit no Piauí, Sebastião Ribeiro, assegurou que o serviço será realizado e reconheceu a responsabilidade do órgão na conservação das vias laterais, assim como o trabalho de roço, poda e recuperação de canteiros.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Picos registra redução de 75% nos crimes de homicídio em 2014

Dados divulgados pela Polícia Militar apontam que houve redução de 75% no número de homicídios em Picos, em relação ao ano de 2010. Até o primeiro semestre de 2014, foram registradas cinco mortes e de acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Wagner Torres, a queda no número de mortes é atribuída a nova forma de policiamento, adotada desde 2012. 


"Mudamos a forma de policiamento na região e desde janeiro de 2012, resolvemos dividir a cidade em três zonas, onde cada uma passou a ter a cobertura de duas viaturas com um celular embarcado, agilizando o atendimento às ocorrências. O centro comercial também teve o policiamento reforçado com outras forças como o Ronda Cidadão, Força Tática Duas e Quatro Rodas, além do Serviço de Inteligência da polícia", destaca o comandante. 

Wagner Torres explica ainda que a Polícia Militar conta com plataformas digitais para estreitar a comunicação com a população através do denúncia online, aplicativo WhatsApp entre outros. 


A prisão de traficantes, pistoleiros e consequentemente a elucidação de casos também contribuiu para a diminuição dos crimes, segundo o comandante. Nos últimos dois anos, foram apreendidas 68 armas de fogo. 

Os dados do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos mostram ainda a redução de outros índices de criminalidade como infrações de trânsito, roubos, furtos de moto e carro, pertubação do sossego público, agressão doméstica. 

O comandante do 4º BPM de Picos destaca ainda que desde o inicio de 2014 foram registrados 124 trotes, ligações repassando falsas denúncias ao Copom. 

“É importante pedir que as pessoas evitem essa prática, porque a polícia muitas vezes sai para atender a uma falsa ocorrência e pode deixar de atender a quem realmente está precisando”, finaliza Wagner Torres.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ônibus pega fogo em posto de combustíveis e populares temem explosão

Um incidente quase terminou em tragédia no município de Picos, a 306 km de Teresina. Neste domingo (06), um ônibus interestadual de Inhuma- fazia linha entre Piauí e São Paulo- ficou em chamas no bairro Junco próximo a um posto de combustíveis e um depósito de botijões de gás.

                              Fotos: Riachaonet

Segundo populares, o ônibus estava estacionado e as chamas que atingiram o painel frontal podiam ser vistas de uma longa distância, assustando moradores e motoristas que trafegavam às margens da BR-316. 

O motorista foi identificado como Antônio Valdeni Alves dos Santos e tinha acabado de  estacionar o ônibus. No momento do incidente, não havia passageiros dentro do ônibus e não houve feridos. 



O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Devido à proximidade com o depósito de botijões de gás o risco de uma grande explosão era iminente. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Novo campus da Uespi de Picos é inaugurado com espaço para 3 mil alunos

Foi inaugurado nesta quarta-feira (2) a nova sede da Uespi de Picos. A obra irá receber cerca de três mil alunos com 24 salas de aula, dois laboratórios de informática, laboratórios de ciências contábeis e enfermagem; biblioteca, auditório para 110 pessoas, estacionamento para 180 carros, ginásio poliesportivo, cantina e espaços de convivência.

Fotos: Divulgação

“Nós estamos continuando um trabalho que já vem sendo feito desde 2010 e, por conta disso, estamos entregando uma obra como essa, que é um sonho da cidade de Picos e toda a região. ”, afirmou o governador Zé Filho que participou da solenidade de abertura.

A entrega do novo campus é histórica para a Universidade Estadual que, pela primeira vez, tem um prédio próprio, criado através dos recursos na ordem de R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). “Essa é a realização de um sonho antigo de toda a comunidade acadêmica. Recebemos um prédio moderno, que certamente será uma referência para todo o Estado”, disse o reitor da Uespi, Nouga Cardoso.

Para o diretor do campus de Picos, Evandro Alberto de Sousa, a inauguração da nova sede era um desejo antigo de toda a comunidade acadêmica. “Foram mais de vinte anos de expectativa para receber um prédio próprio para nossa universidade. Agora, os alunos têm onde estudar, temos um campus moderno, onde professores e servidores também terão instalações dignas”, afirma.

Muitos alunos, professores e políticos estiveram presentes na inauguração da nova sede. Roniel Paixão, aluno de enfermagem da Universidade, discursou em nome dos alunos da instituição. “Com a concretização dessa obra compreendemos que resultados são sim possíveis de serem alcançados. Agradecemos aos governantes e professores, que tornaram esse sonho possível. Uma universidade como a uespi é uma extensão de todo o Piauí”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores