Cidadeverde.com

Bandidos invadem igreja, furtam equipamentos e levam até batina de padre

Dois homens invadiram uma igreja no bairro Pedrinhas em Picos e furtaram vários pertences do local, entre eles até a batina do pároco, Flávio Sousa Santiago. De acordo com o tenente Gracivaldo Alves, subcomandante da 1ª companhia do 4º BPM de Picos o boletim de ocorrência foi registrado por volta das 11h45 deste domingo (21), cerca de uma hora depois do término da missa da manhã.

"Os elementos entraram na igreja e levaram microfone, duas caixas amplificadas, a carteira do padre, o celular e até algumas vestes incluindo a batina do padre", descreveu o policial.

Através de denúncia ao Copom da região, o acusado identificado como Rafael Santos, de 21 anos foi preso por volta das 23h45, próximo ao 3º distrito de Polícia Civil. Durante a abordagem a Polícia encontrou todo o material furtado pelo acusado.

Rafael foi levado para a Central de Flagrante e autuado por furto. O acusado já tem passagem pela Polícia.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Vice-prefeito de São Julião vai a juri popular pela morte de Emídio Reis

O vice-prefeito de São Julião, José Francimar Pereira, vai a júri popular acusado de ser o mandante do assassinato do ex-vereador Emídio Reis da Rocha. A decisão é da juíza de Picos, Nilcimar Rodrigues. Além do vice-prefeito, vão a júri popular também quatro pessoas acusadas de envolvimento no crime.  


Vice-prefeito está preso em Picos

Emídio Reis foi enterrado vivo em fevereiro do ano passado após cair em uma emboscada no município de São Julião.  Ele possuía uma farta documentação que comprovava uma negociação entre o prefeito José Neci e o vice para a troca de cargos dois anos após a eleição. O gestor renunciaria e deixaria Francimar administrar a cidade até o fim do mandato.
 
No inquérito concluido pelos policiais do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco), o vice José Francimar Pereira é suspeito de ser o mandante do crime. O suposto agenciador é Joaquim Pereira Neto e os acusados de serem os executores são: Antônio Sebastião de Sá, José Gildásio Brito e Válter Ricardo da Silva.

A juíza ouviu testemunhas e analisou a defesa de todos os réus, apresentando sentença com indício suficiente de autoria e materialidade do crime, por isso todos vão a juri popular.

O vice-prefeito está preso no Batalhão da Polícia Militar em Picos. UM dos acusados está no presídio do município e o restante nas penitenciárias Irmão Guido e Casa de Custódia.

Todas as provas apresentadas pelo Greco foram acatadas pela Justiça. Esteve à frente do caso, o delegado Lucy Keiko.


Emídio Reis foi morto em janeiro do ano passado

O ex-parlamentar foi morto em janeiro do ano passado com dois tiros e, possivelmente, enterrado ainda vivo. Seu corpo foi encontrado em uma cova na beira de uma estrada nas proximidades do município de Pio IX.

Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Cáritas Regional realiza encontro territorial em Picos

Com o tema "Mulheres e homens no Semiárido construindo novas práticas", a Cáritas Brasileira Regional do Piauí realiza encontro territorial durante os dias 18 e 19 de dezembro, no Centro de Treinamento Diocesano - CTD, em Picos. 

A finalidade do evento é discutir temáticas abordadas na execução do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2, bem como fazer uma avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo programa.

O encontro reunirá cerca de 70 agricultores e agricultoras dos municípios de Santa Cruz do Piauí, Padre Marcos, Alegrete e Vila Nova do Piauí. Todos contemplados pelo P1+2, com as tecnologias de convivência com o Semiárido, entre elas as cisternas-calçadão e enxurrada, que armazena 52 mil litros de água.

Durante o evento haverá oficinas com os seguintes temas: criação de pequenos animais como ovinos e caprinos, sementes da fartura e hortas orgânicas. As oficinas acontecerão a partir da prática de convivência com o semiárido, buscando debater o manejo de cada uma, preservando o meio ambiente, ou seja, o manejo de forma natural, onde as famílias possam trabalhar de forma orgânica, sem utilizar agrotóxicos, o que vai trazer certamente uma alimentação saudável e nutricional. 

“A nossa expectativa é de que haja uma troca de conhecimentos coletivos, tanto por parte das famílias agricultoras, como pelos facilitadores das oficinas, pois os mesmos estarão trazendo práticas alternativas de sistemas de produção. Esperamos que essas famílias assimilem esse conhecimento, para colocar em prática nas suas casas”, conclui Helder Vitorino, coordenador técnico do P1+2.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corpo de homem morto a tiros é encontrado com sinais de tortura em Picos

Policiais Militares foram acionados por moradores que encontraram o corpo de José Wilson Dantas Ribeiro de 28 anos, no bairro Pantanal em Picos, a 306 km de Teresina. De acordo com o subtenente Rodrigues, plantonista da PM do município, José estava desaparecido desde a noite da última sexta-feira (12) e foi encontrado com sinais de tortura, sem um pedaço do nariz e da orelha e várias marcas de tiro.

Fotos: Riachãonet

"Os moradores nos acionaram e nós chamamos a Polícia Civil que realizou a perícia e constatou essa possibilidade de tortura, já que ele estava sem um pedaço do nariz e outro da orelha e várias marcas de tiro pelo corpo e no rosto", relatou o policial.

Segundo o subtenente a vítima já tem passagem pela Polícia por tráfico e roubo e a principal suspeita é de que o crime tenha sido uma execução. "Ele já tinha várias passagens por tráfico e roubo e com certeza isso pode ser uma prestação de contas", acrescentou.

José Wilson Dantas Ribeiro

O policial explica que a esposa de José relatou à Polícia que ele havia saído para conversar com um amigo e não voltou. O corpo foi levado para o hospital de Picos onde passou por procedimentos legais e foi liberado para a família. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Pai é morto pelo próprio filho com golpe de facão em povoado de Picos

Um homem foi assassinado com um golpe de facão pelo próprio filho no povoado Torrões, zona Rural de Picos. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira (12) por volta das 21h. A irmã e a mãe do acusado presenciaram o crime que chocou a comunidade.

Foto: Jesika Mayara/Riachão Net
Manoel Florêncio Monteiro, 75 anos, morto pelo filho, que leva o mesmo nome do pai

De acordo com o agente Leal Silva da Polícia Civil, o acusado supostamente tem problemas mentais e já esteve preso em Teresina no hospital psiquiátrico. "Ele matou o pai com um golpe de faca, mas ainda não se sabe o motivo do crime. Os dois moravam juntos e o rapaz já esteve preso em Teresina pois ele supostamente tem problemas mentais", explicou o agente.

O acusado foi preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido para a delegacia onde prestou depoimento à delegada Laura Regina. Outras pessoas também já foram ouvidas a respeito do crime.

De acordo com um portal da região, o acusado já responde por homicídio e está em liberdade há cerca de um ano. O crime teria acontecido após uma discussão onde o jovem reclamava por que as luzes da casa estavam acesas.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

OAB e CAAPI solicitam melhorias no fornecimento de energia do Clube de Picos

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, esteve reunido nesta sexta-feira (12) com o diretor presidente da Eletrobras Distribuição Piauí, Marcelino Machado Neto, para solicitar melhorias no fornecimento de energia elétrica no Clube dos Advogados de Picos. Também participaram da reunião a presidente e o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Ednan Coutinho e Joaquim Santana, respectivamente.


Segundo Ednan Coutinho, o maior problema diz respeito ao funcionamento do Auditório de Picos, localizado no Clube do Advogado do Município. Inaugurado em agosto deste ano, o espaço, que tem capacidade para 200 pessoas, está impossibilitado de sediar eventos em virtude do precário fornecimento de energia.

“O auditório atende não só a advocacia de Picos, mas toda a sociedade, que estava carente de um local para a realização de grandes eventos. Estamos cientes da limitação orçamentária desta empresa, que é a realidade de todo o país, mas solicitamos que seja dada total atenção ao pleito da Ordem, que afeta a população de todo o município de Picos”, frisou o presidente Willian Guimarães.

Marcelino Neto comprometeu-se a entrar em contato com o técnico da empresa para buscar mais informações e explicou algumas normas de regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Vamos avaliar todas as possibilidades para atender a esse pedido”, disse o diretor da Eletrobras, acrescentando que tentará solucionar o problema até o final deste ano.


Da Editoria de Cidades
cidades!cidadeverde.com

Dois são presos e R$ 21 mil são apreendidos na operação Por do Sol

Um dos homens apontados como o chefe do tráfico de drogas no bairro Morada do Sol, em Picos, foi preso durante operação "Por do Sol", deflagrada na madrugada quarta-feira (10). Além de Francisco Carlos Borges, 33 anos, conhecido como Macaquinho, a Polícia Civil prendeu Natanael Cortez de Albuquerque, 29 anos, vulgo Socó, sob a acusação de associação ao tráfico.

Foram apreendidos cerca de seis quilos de pasta base e cocaína, R$ 21.317 em dinheiro, duas armas de fogo de calibre .36, uma arma de fogo calibre .38, uma balança de precisão, cinco cápsulas deflagradas de calibre .36 e um relógio e comida de combatente militar do Exército Brasileiro.

Foto: Polícia Civil

O comandante da operação, Delegado Regional Eduardo Aquino, conta que foram dado cumprimento a mandados de busca e apreensão em quatro residências. A droga foi encontrada em um dos quartos da mãe do Macaquinho e o dinheiro na residência de um outro familiar. 


"A droga estava lacrada em uma mochila em um dos quartos de aluguel da propriedade da mãe do Macaquinho, que não sabia da existência do material ilícito. Na casa onde estava escondido o dinheiro, a pessoa também não tinha conhecimento. O Macaquinho assumiu a responsabilidade por todo o material e o Socó negou, mas temos indícios de ligação entre os dois", explica o delegado Eduardo Aquino. 

Os dois foram interrogados e encaminhados a penitenciária João de Deus Barros, também na região Picos.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Jovem é presa por deixar filho de três anos trancado em casa

A jovem identificada como Pâmela da Conceição Caldas, de 22 anos foi detida após deixar seu filho de apenas três anos trancado em sua residência enquanto saía na noite do último sábado (06) em Picos, a 306 km de Teresina. 


De acordo com o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Josimar Lima, o Dunga, vizinhos ouviram o choro da criança por volta das 3h e acionaram o Conselho Tutelar. Devido ao nervosismo em que se encontrava, os moradores arrebentaram a porta e resgataram a criança que chorava de fome.

“As pessoas que socorreram a criança a alimentaram e cuidaram da mesma até o momento que o Conselho chegou ao local. Conversamos com a avó da criança e aguardamos a chegada da mãe”, disse Dunga.

A jovem foi levada para a delegacia onde foi presa, mas foi liberada após pagamento de fiança no valor de R$ 400.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Pedidos de Natal vão de brinquedos à presença do Papai Noel

O Papai Noel dos Correios de Picos já recebeu mais de 600 cartinhas de crianças que aguardam pela adoção de um padrinho. Os pedidos das cartas são variados, indo desde brinquedos até a simples presença do bom velhinho. Do total, 201 foram apadrinhados e destes 34 já foram entregues na sede da agência, centro do município. 

             Fotos: Paula Monize/ Riachaonet


"A quantidade de presentes que tem chegado é muito grande, assim como de cartinhas, já foram selecionadas mais de 300 cartas. E este é o momento para fazer uma criança feliz”, disse Francisco Facundo, coordenador da campanha em Picos. 

Os relatos das crianças são emociantes. Em uma das cartas, o pedido era uma televisão para assistir aos desenhos preferidos, uma vez que o aparelho televisor havia sido roubado de sua casa. Felizmente a cartinha já foi adotada.



Facundo enfatiza que os interessados em apadrinhar uma carta devem se dirigir à sede da agência dos Correios de Picos, na praça Josino Ferreira, Centro de Picos. A campanha no município segue até o dia 23 de dezembro tanto para a adoção como entrega dos presentes. No dia 24 de dezembro acontecerá a entrega dos presentes.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Riachaonet

Prefeitura divulga programação do aniversário de 124 anos de Picos

A prefeitura de Picos divulgou, na manhã desta quinta-feira (4), a programação e as atrações para o aniversário de 124 anos da cidade, que ocorrerá de 8 a 12 de dezembro. O anúncio foi dado pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivete Jericó, após reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e órgãos da administração municipal, que discutiram a realização do evento. 

"Inaugurações de urbanização de avenida, praça, Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e reforma do Samu, além de shows musicais e missa estão na programação", destaca a secretária Ivete Jericó.

         Foto: Riachaonet
Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivete Jericó

Entre as atrações artísticas, a cantora picoense Fafá Santana as bandas Sirano e Sirino e Forró da Curtição, que farão show no estádio Helvídio Nunes.

Sirano e Sirino

Confira a programação


Dia 08/12 

18h- Inauguração dos canteiros, urbanização e iluminação da avenida Getúlio Vargas.

Dia 09/12

18h- Inauguração da reconstrução da praça Justino Luz

19h- Inauguração do Centro de Especialidade Odontológica (CEO)

Dia 10/12 

17h – Inauguração da Reforma do SAMU

Dia 11/12 

9h- Visita ao Museu Ozildo Albano

22h- Show musical com as bandas: Sirano e Sirino e Forró da Curtição

Dia 12/12

18h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores