Cidadeverde.com

PP de Ciro Nogueira filia ex-prefeito de Picos Gil Paraibano

O PP deu neste sábado (4) o primeiro passo na batalha por prefeituras em 2016. A sigla, comandada nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira, filiou o ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano. A ideia é lançar o líder político como candidato ao cargo novamente no ano que vem. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal do município e contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Marcaram presença também a vice-governadora, Margarete Coelho; a deputada federal Iracema Portela; deputada estadual Belê Medeiros (PSB); o deputado federal Mainha (SDD); o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho (PTB) e o atual prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT).

Em seu discurso, Gil Paraibano teceu duras críticas a gestões passadas, ressaltando que Picos está em estado precário.  “O município não aguenta mais outra gestão como a que teve. Nós vamos perder terreno, o progresso não chega. Mas para mudar, a responsabilidade não é só minha, é de todos os picoenses. Temos de pensar grande e alavancar o progresso de Picos”, afirmou.

Para Ciro Nogueira, a filiação de Gil Paraibano um dos dias mais felizes na sua carreira política. “Hoje é a grande realização de um sonho. Ele foi um dos grandes responsáveis pela minha reeleição no Senado. Desde época já tinha feito o convite, e ele é uma grande liderança a nível estadual dessa região, e tem tudo pra se transformar no próximo prefeito de Picos. Se depender do Partido, ele é o candidato do Partido à eleição de 2016”, declarou.

Da Redação (Com informações e foto do Riachão Net)
redacao@cidadeverde.com

Internos da penitenciária de Picos transformam restos de madeira em arte

  • Ascom/Sejus
  • Ascom/Sejus
  • Ascom/Sejus
  • Ascom/Sejus
  • Ascom/Sejus

Internos da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, transformam restos de madeira em arte. A madeira, parte doada por comerciantes locais, é reaproveitada e em algumas horas se transforma num mini caminhão ou em um mini paredão de som, onde a riqueza de detalhes chama atenção.
 
“Passei cinco meses fazendo uma mini caminhonete com palitos de picolé, dentro do pavilhão. Hoje, já frequento o espaço de artesanato e uso as horas livres para fazer os caminhões. As peças são vendidas e essa é uma forma de ajudar minha família”, disse Paulo Francisco, de 32 anos, que está há quatro anos na penitenciária.
 
Além de Paulo, outros 12 internos – selecionados de acordo com o bom comportamento e o tempo de cumprimento da pena – convivem nesse espaço. É daí que saem os mini paredões de som que, dependendo do tamanho, podem custar mais de R$ 250. O gerente da unidade, Sinval Hipólito, conta que as peças produzidas pelos internos já são famosas na região. “As pessoas ligam, fazem encomendas e repassamos para eles. Os familiares ficam responsáveis por receber o dinheiro, já que essa é uma fonte de renda para eles”, relata.
 
Porém, a produção de peças artesanais também acontece dentro dos pavilhões e envolve cerca de 40 internos. A partir de palitos de picolés, eles fazem casas e cofres, que são vendidos fora da unidade. “Muitos conseguem ganhar mais de um salário mínimo com a venda. Os valores dos produtos são definidos por eles”, afirma Sinval Hipólito.
 
Quem participa dessa e de outras atividades tem o benefício da remissão da pena. A penitenciária José de Deus Barros mantém também em funcionamento a panificação. “Por dia, são produzidos 600 pães, que são consumidos tanto pelos detentos, como por agentes e policiais que trabalham na penitenciária. Quatro internos são responsáveis pela produção”, completa o gerente.
 
De acordo com ele, 40 internos assistem as aulas do ensino regular. O cultivo de uma horta, implantada no início deste ano, é outra atividade existente na penitenciária. A ideia inicial, resultado de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Picos, era cultivar um canteiro. “Hoje, temos oito canteiros, onde produzimos beterraba, cenoura, pimentão, pimenta de cheiro, cebola, dentre outros, consumidos dentro da própria unidade”, diz Sinval.
 
O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, salienta que a ressocialização através do trabalho é uma das ações prioritárias para todas as unidades prisionais do Estado. “Acreditamos que todos os internos merecem uma segunda chance. Estamos trabalhando para levar mais cursos de capacitação às unidades, a exemplo do que está acontecendo na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, onde 40 novos pedreiros estão sendo formados. Essas pessoas estão tendo a oportunidade de escreverem uma nova história quando saírem do sistema prisional”, destaca.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Seis municípios da região de Picos passam por recadastramento biométrico

Na tarde desta terça-feira, 30, foi realizado no auditório do cartório eleitoral de Picos, a sessão solene de abertura do processo de recadastramento biométrico que deve acontecer em seis municípios da região de Picos. O evento reuniu representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, e prefeitos dos municípios que passarão  pelo recadastramento biométrico.

Segundo dados do TRE, a continuação do processo de recadastramento responde ao biênio 2015/2016 em mais 31 municípios piauienses, além dos 18 que estão em andamento. Ainda de acordo com o órgão a estimativa é que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, aproximadamente 70% dos piauienses estejam com os dados biométricos cadastrados.

A chefe de cartório da 62ª zona eleitoral de Picos, Daniela Martins, destaca  que os municípios a passarem pelo processo são: Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Sussuapara, Geminiano,  Santana do Piauí e Aroeira do Itaim. “Durante o processo de recadastramento são coletadas a assinatura eletrônica, fotografia e as impressões digitais do eleitor. Tudo isto, para dar mais segurança à identificação no momento da votação. É importante que os eleitores não deixem para fazer o cadastro no último momento para se evitar tumultos”, disse Daniela Martins.

Todos os eleitores dos referidos municípios estão obrigados a realizar o recadastramento, sob pena de terem o título cancelado. Para realizar o seu recadastramento o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Sejus anuncia projeto para construção da Casa de Detenção Provisória de Picos

Picos deve ser o próximo município que contará com uma Casa de Detenção Provisória. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, durante o I Encontro de Iniciação ao Direito, nessa quinta-feira (25), no campus da Universidade Estadual do Piauí da cidade.

“A penitenciária regional de Picos é uma das que sofre com o problema da superlotação e com a predominância de presos provisórios. Entendemos que é necessária a abertura de mais vagas para atender a essa região. Vamos elaborar um projeto de uma Casa de Detenção Provisória para apresentar ao governador Wellington Dias”, diz o secretário.

Paralelo às novas obras, Daniel Oliveira destaca a importância da retomada de obras que estavam paradas e que vão garantir mais vagas no sistema prisional. A construção dos dois pavilhões da Casa de Custódia, por exemplo, vão garantir mais 160 vagas. “Além disso, estamos retomando as obras de construção da penitenciária de Campo Maior”, completa o secretário estadual de Justiça, que também anunciou melhorias para a penitenciária feminina de Picos.

A reestruturação das unidades já existentes também faz parte do planejamento da Secretaria Estadual de Justiça. Recentemente, Daniel Oliveira visitou a penitenciária regional de Oeiras e autorizou a reforma no local, que
ganhará refeitório, um módulo de panificação, uma sala para a vistoria e triagem, além de banheiros femininos para as agentes que atuam no presídio.

“Aos poucos vamos visitar todas as unidade prisionais do Estado e identificar as necessidades de cada uma delas. Os problemas existem e estamos buscando recursos para melhorar essas estruturas e garantir melhores condições de trabalho aos agentes, bem como um melhor atendimento para internos e familiares”, ressalta o secretário.

Durante participação no I Encontro de Iniciação ao Direito, o secretário Daniel Oliveira falou também sobre o tema da maioridade penal. “Acredito que esse tema deve ser mais debatido. A redução não é o melhor caminho. Devemos pensar em garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e discutir, por exemplo, o aumento no tempo de internação para o menor infrator ou em penas mais severas para os adultos que se utilizam adolescentes na prática de crimes”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Em junho, produção de mel em Picos já superou a de 2014

A produção de mel em Picos e região teve um aumento significativo no início deste ano de 2015 e já superou à safra do ano passado. A informação é do presidente da Casa  Apis, Antônio Leopoldino, conhecido como Sitonho.

Segundo Sitonho, apesar da estiagem continuar, a cada ano a apicultura vem se superando em relação à produção de mel. De acordo com o apicultor, esse ano, apesar de estar no início, vem superando a safra do ano passado. “Vamos ter uma boa produção, o mercado lá fora está respondendo muito bem, ou seja, o produtor nosso está ganhando melhor e está vivendo melhor”, disse.

De acordo com Sitonho, o mel é o segundo produto que mais exporta no estado, com uma exportação acima de 2 mil e 500 toneladas.

O presidente da Casa Apis informou ainda que a tendência é que a produção cresça até o final do ano, uma vez que o desempenho das chuvas vem aumentando, como também o nível de conhecimento dos produtores, que a cada ano se capacitam e a cadeia que está instrumentalizada e sendo assistida hoje pelas instituições governamentais e não governamentais.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Em um mês, mais de 200 motoristas foram autuados por infração de trânsito

Mais de 200 motoristas foram autuados por infrações no trânsito nos últimos dois meses no município de Picos, a 306 km de Teresina. Os flagrantes foram registrados durante a operação Trânsito Seguro que visa reduzir o índice de acidentes na rodovia e também no trecho urbano da cidade.

"A zona urbana de Picos tem um grande fluxo de veículos e a cultura dos condutores da cidade e região circunvizinha é de dirigir de qualquer jeito, sem seguir as normas de trânsito, sem usar capacete ou cinto de segurança, disse Jorge Madeira, superintendente de policiamento da 4ª Delegacia da PRF. 

Somente no mês de maio, foram realizados mais de 996 abordagens que resultaram em na apreensão de 41 veículos e em 204 motoristas autuados. Entre as principais irregularidades estão atraso na documentação dos veículos, bem como o não uso do capacete.

Participam da operação equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Exército e Departamento de Trânsito de Picos.Outra situação a ser coibida é o tráfego de motoristas sob efeito de álcool. 

 

Concurso da Prefeitura de Picos é suspenso pelo novo prefeito

O novo prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), suspendeu o concurso público da Prefeitura que estava em andamento para o preenchimento de 570 vagas e salários de até R$ 4.300,00. O decreto foi assinado nesta quinta-feira(18), seis dias após o término das inscrições acata a notificação do Ministério Público.

De acordo com a Prefeitura, muitos candidatos estavam tendo complicação para efetuar as inscrições e também denunciaram ao Ministério Público contradições no edital. “A 1ª Promotoria de Justiça de Picos instaurou um inquérito civil público a fim de apurar denúncias no concurso público da Prefeitura de Picos, recomendou a imediata suspensão”, justifica o decreto. 

No mesmo documento, o prefeito decreta a suspensão até a conclusão do inquérito do Ministério Público. As inscrições ocorreram até o dia 12 de junho e os cargos eram de nível fundamental incompleto até superior e variavam de R$ 40 a R$ 100,00. Desde vigia a dentista, tendo vagas administrativas e para professores. As provas aconteceriam no dia 28 de junho. 

O Cidadeverde.com o tentou entrar em contato com a direção do Instituto Machado de Assis, Elmira Paulo, mas não obteve sucesso. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Motocicleta da Polícia Civil é furtada em Picos

A ousadia dos criminosos parece não ter limite. Pelo menos não em Picos. Na cidade localizada a 305 quilômetros de Teresina, a vítima foi a própria Polícia, que teve uma motocicleta furtada na última sexta-feira (12). O veículo, que pertence à Secretaria de Segurança do Piauí, mas foi cedido à Delegacia Regional, ainda não foi localizado.

A moto, uma Honda Bros de placa NIL 6150, foi furtada após ter sido estacionada na frente da casa de um agente da Polícia Civil de Picos. Acionada após o roubo, a Polícia Militar realizou diligências, mas não encontrou a moto, nem identificou os responsáveis.

A moto da Polícia Civil não foi o único veículo roubado em Picos no fim de semana. Ainda na sexta-feira, uma Chevrolet D-20 de cor branca e placa LVI 4645 foi furtada na Praça João de Deus Filho, no Centro de Picos. O proprietário do veículo havia estacionado o veículo no local e, quando retornou, não a encontrou mais.

No sábado (13), um Fiat Strada de placa PII 5981, foi roubada de um estabelecimento comercial no bairro Junco. A vítima foi surpreendida por dois homens armados com um revólver. Além do carro, a dupla levou uma quantia de R$800,00 e bebidas alcoólicas.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Padre Walmir Lima toma posse na prefeitura de Picos

O novo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima  (PT), tomou posse neste domingo (14). A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias e diversas autoridades, como secretários de Estado e deputados federais e estaduais. O novo gestor assume o cargo no lugar de Kléber Eulálio, eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As solenidades de posse tiveram início por volta das 9h com uma missão em ação de graças na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Às 11h ocorreu a posse na Câmara Municipal de Picos e, em seguida, a transmissão de cargo no Palácio Coelho Rodrigues.
 
No sábado, o prefeito anunciou na Câmara de Vereadores a lista do seu secretariado. Pediu apoio da equipe e garantiu que em sua administração não terá funcionários fantasmas. 

A despedida de Kléber Eulálio do cargo aconteceu ainda na sexta-feira, quando reuniu os secretários e coordenadores no Palácio Coelho Rodrigues, sede o Executivo estadual.

Posse no TCE
A posse de Kléber Eulálio no TCE está marcada para às 10h, em solenidade no auditório do tribunal. Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Kléber Eulálio recebeu 18 votos dos deputados estaduais, contra 11 do ex-deputado Mauro Tapety (PMDB) e um de César Aguiar Andrade.  A apuração seguiu empatada entre os dois peemedebistas até os últimos 10 votos, quando Eulálio abriu vantagem. 

O novo conselheiro é formado em Medicina pela Universidade de Brasília – UNB, com residência médica na área de obstetrícia pelo Hospital das Forças Armadas. Foi professor de obstetrícia pela Universidade Federal do Piauí e médico do então INAMPS, hoje Ministério da Saúde.

Em 1985 tomou posse para o primeiro mandato de deputado estadual, tendo sido reeleito por sete vezes. Durante esse período, presidiu a Assembleia Legislativa por oito anos. Em seu currículo, acumula ainda a experiência de Secretário de Estado de Governo em quatro gestões e, por último, a Prefeitura de Picos.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Funcionário de bar é morto em briga com pedinte

Uma discussão que teria se iniciado por comida terminou em morte na madrugada deste sábado (13) no município de Picos (PI). Luís Sarmento Neto, 42 anos, foi atingido com uma facada no peito, foi levado para o hospital Justino Luz, mas não resistiu aos ferimentos. 


Funcionário do bar não resistiu ao ferimento e morreu no hospital Justino Luz

A confusão teria começado ainda de madrugada, quando um rapaz teria sido expulso do "Bar do Bel", no bairro Bomba. O jovem estaria pedindo um pedaço de carne aos clientes e conseguiu. O funcionário do local se irritou e teria agredido o pedinte, sendo atingido com a facada durante o confronto. 

O jovem em questão é Luiz Alberto Pereira dos Santos, 18 anos. Ele se apresentou espontaneamente para a polícia e prestou depoimento ao delegado Madson Oliveira na manhã deste sábado, alegando legítima defesa.

O delegado informou ao Cidadeverde.com que o jovem foi levado por familiares, que o convenceram a se entregar. Mesmo sem ser preso em flagrante, Luiz Alberto não quis deixar a delegacia porque estaria temendo ser morto. 

De acordo com o site Grande Picos, a mãe do suspeito relatou ter sido atingida com uma pedrada no início da manhã, enquanto um grupo de seis pessoas agredia seu filho, antes do mesmo se entregar para a polícia. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Posts anteriores