Cidadeverde.com

Polícia prende acusado de matar tio e sobrinha em Bocaina

Em menos de 24 horas do crime, a Polícia Militar de Picos prendeu na manhã de segunda-feira (5), por volta das 10h, Edílson de Sousa, acusado do duplo homicídio na cidade de Bocaina. A prisão foi realizada na localidade Batedor, zona rural do município.

Edílson é acusado de matar a ex-companheira, Jessica de Araújo Rocha e o tio dela, Adão de Araújo Rocha na noite de domingo (4), na localidade Agrovila, zona rural de Bocaina. Após o crime, o acusado empreendeu fuga, os policiais localizaram Edilson em um matagal. A arma utilizada no crime, um revólver calibre 32, está em posse da Polícia Civil.

O acusado do duplo homicidio foi levado para Central de Flagrantes de Picos  e em seguida será encaminhado para Penitenciária José de Deus Barros.

Com informações de riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Prefeito de Picos exonera servidores comissionados

 

 

Depois de cortar a gratificação de 62 efetivos, o prefeito reeleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), exonerou todos os servidores ocupantes de cargos em comissão lotados nos órgãos integrantes da administração direta.

A portaria foi assinada pelo Padre Walmir (PT) dia 1º de dezembro, mas com efeitos retroativos a 30 de novembro. A medida atinge todos os servidores comissionados indicados, com exceção daqueles que exercem cargos no primeiro e no segundo escalão.

Não foram atingidos pela medida os nomeados para os cargos de secretários municipais, procuradores, controlador geral, tesoureiro, ouvidor e o presidente da Comissão Permanente de Licitação. Também ficaram fora da portaria os coordenadores da Juventude, de Comunicação Social, de Habitação, de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual e Proteção e Defesa do Consumidor.

Como os contratos com os prestadores de serviços lotados na Secretaria Municipal de Educação se encerraram no último dia 30 de novembro, com essa nova medida o Padre Walmir (PT) espera reduzir bastante os gastos com a folha de pessoal.

Com informações do jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Picos: eleições para diretor da UESPI acontecem hoje

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos, realiza nesta quinta-feira,01,  eleições para a escolha do novo  diretor  da IES para os próximos quatro anos. Duas chapas estão na disputa, a encabeçada pelo ex-diretor Evandro Alberto de Sousa, tendo como vice a professora Janaína Aragão. A segunda chapa é formada pela professora Gynna Azar, tendo como vice-diretora a professora Edna Moura.

Ao todo, foram 19 dias de campanha em que ambos os candidatos apresentaram suas propostas à comunidade uespiana. A campanha de mobilização das chapas foi marcada por visitas às salas de aula, conversas com servidores, acadêmicos, além da promoção de um debate ocorrido na tarde desta quarta-feira, 29, entre os candidatos.

Conforme o regimento, as eleições ocorrerão em votação secreta no horário de 08h00 às 20h00 do dia 01 de dezembro. Estão aptos a votar, os acadêmicos matriculados na Instituição, bem como professores efetivos e substitutos, e servidores. Todo o processo eleitoral está sob a  coordenação da Comissão Eleitoral Central designada por meio da Reitoria, sendo esta assistida por uma Comissão Eleitoral Local, indicada pelo Conselho de Campus.

Após realização das eleições diretas em dezembro, o resultado final será divulgado no dia 09 de dezembro mediante a interposição de recursos.

Com informações de riachaonet
cidades@cidadeverde.com

PRF prende duas pessoas em Picos com veículo roubado em São Paulo

 

A PRF prendeu na  sexta-feira (25/11) o condutor de um veículo e o passageiro na cidade de Picos-PI por  posse de um veículo roubado.

Os policiais abordaram na BR-316, km 300, o veículo VW/Voyage de placas FKG-0650/SP com os dois suspeitos. Após solicitação da documentação, o condutor entregou o CRLV para o qual há registro de documento roubado/furtado.

Após as devidas consultas tem-se que para a placa fixada no veículo FKG0650 existe registro de ocorrência de roubo e furto n° 1261267/16 registrada em São Paulo/SP no dia 03.10.16.

Entretanto, após minuciosa verificação,foi constatado que o veículo na realidade se trata de um carro do mesmo modelo porém de placas FRI-8185, que também possui ocorrência de roubo e furto n°5671/16 registrada em São Paulo/SP no dia 26.05.16.

Diante dos fatos o condutor e o passageiro foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Picos, juntamente com o veículo e o CRLV roubado e falsificado.


Com informações da PRF
cidades@cidadeverde.com

Governo garante recursos para novo hospital de Picos

 

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nessa terça-feira (22), em Brasília, onde tratou da liberação de recursos para equipar a rede hospitalar piauiense e garantir a conclusão de importantes obras que são essenciais para melhorar a qualidade dos serviços de saúde no estado.

A vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Assis Carvalho e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, também participaram do encontro. Dentre as pautas tratadas, estavam a construção da nova maternidade de Teresina e a conclusão dos hospitais regionais de Picos e Floriano.

De acordo com Wellington, ” há uma garantia com recurso da bancada para que,  em 2017, tenha uma emenda impositiva sendo liberada de acordo com um cronograma acertado com o Ministério da Saúde e o Ministério do Planejamento para o custeio das unidades hospitalares e também para novos projetos, assim como a garantia de que importantes obras sejam concluídas a exemplo do hospital de Picos e o Hospital Maternidade de Teresina” , disse Dias.

O secretário da Saúde, Francisco Costa, disse que a agenda foi positiva e que ficou pactuado investimentos em equipamentos e a restruturação do hospitais regionais, além de recursos para dar continuidade à rede cegonha, que tem construído centros de parto normal, casas de gestantes e ambientes obstétricos no estado.

Com informações de riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Prefeito de Picos declara apoio a Patrícia Leal para presidência da APPM

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, irá apoiar a prefeita reeleita de Altos, Patrícia Leal, na eleição para à presidência da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). O gestor picoense confirmou o seu apoio nesta quarta-feira (23), durante uma reunião da candidata com os prefeitos eleitos da região.

O encontro contou com a participação dos prefeitos eleitos e reeleitos de Itainópolis (Paulo Lopes); Santa Cruz do Piauí (Barroso Neto); Francisco Santos (Dr. Luiz José); Betânia do Piauí (Fábio Macedo); Floresta do Piauí (Milton); São João da Canabrava (Mércia Abreu); São Luís do Piauí (Renato Pio); São José do Piauí (Neto Bezerra); Santana do Piauí (Chico Borges); São Julião (Jonas Alencar); Bocaina (Erivelto Barros); Aroeiras do Itaim (Wesley de Deus) e do vice-prefeito reeleito de Geminiano (Luiz Gonzaga).

O prefeito Padre Walmir acredita que com Patrícia na presidência a APPM terá uma administração diferente. “Estivemos vários anos com o mesmo grupo administrando e a gente quer aproveitar a oportunidade de ter um presidente diferente, mais próximo dos municípios e que de fato age e atue em prol dos municípios para que a APPM venha ser de fato uma  casa  de referência e de apoio aos prefeitos do Piauí”, disse.

Padre Walmir reiterou ainda que vai trabalhar para eleger Patrícia à presidência da APPM, pedindo votos aos prefeitos da região. “Vamos fazer uma agenda de visitas a alguns amigos da região, principalmente aqueles que não puderam vim na reunião de hoje”, frisou.

A candidata Patrícia Leal informou que a reunião teve como principal objetivo apresentar as suas propostas de campanha. “Eles [prefeitos] me conheceram e me ouviram. Isso é muito importante, porque eu consegui passar pra eles os meus sentimentos e a minha mensagem”, declarou.

A prefeita afirmou ainda que é a melhor opção para assumir a presidência da APPM. “Eu posso contribuir, porque sou uma prefeita que estou próxima da APPM e posso dar essa atenção que ela [APPM] está necessitando neste momento”, pontuou.

Propostas

Caso seja eleita, a prefeita informou que as principais propostas são capacitar os assessores, servidores e prefeitos , trabalhar a modernização dos municípios para que eles possam arrecadar mais e não ficar dependente do governo do estado e federal e também discutir com os prefeitos sobre a área da Saúde e outras demandas.

 

Com informações de riachao.net
cidades@cidadeverde.com

Prefeito reeleito de Picos quer diminuir despesas com cargos

Muitos foram os colaboradores da campanha do padre Walmir(PT)  nas últimas eleições para prefeito no município de Picos.  Diante do  número de colaboradores e de candidatos da mesma coligação, surgem perguntas  de como serão distribuídos os cargos e as secretarias municipais a partir de janeiro de 2017.

Em entrevista recente, padre Walmir afirmou que todos os colaboradores terão espaço em seu governo, mas lembrou também que isso não será difícil de resolver, já que seus colaboradores de campanha são os mesmos que estavam caminhando com ele antes da campanha eleitoral.

Questionado se devolverá às coordenadorias o status de secretaria, de forma a obter mais espaço, ele ressaltou que o objetivo da sua administração é diminuir os gastos e não aumentá-los.

“Minha intenção é diminuir as despesas e não aumentá-las. Não teremos muitas surpresas, vamos trabalhar com a equipe que já vínhamos trabalhando antes das eleições e que permaneceu conosco. O que pode acontecer é um remanejamento entre uma pessoa e outra. Vamos valorizar e reconhecer as capacidades e o apoio de cada um. Vamos dar espaço a todos que fizeram a nossa equipe e quem sabe puxar um ou outro vereador para que outros que ficaram na suplência possam colaborar também com a nossa administração e com o melhor para Picos”, disse ele.


Com informações de folhaatual
cidades@cidadeverde.com

Campanha para abrigo de idosos em Picos comove internautas

  • IMG-20150615-WA0008.jpg Divulgação
  • 15073557_1158507300905525_828729444361948550_n.jpg Divulgação
  • 15073411_1158506640905591_3450807133414563455_n.jpg Divulgação
  • 15078884_1158506470905608_8397129108313039582_n.jpg Divulgação
  • 15085705_1158506317572290_4419329049829218602_n.jpg Divulgação
  • 15085593_1158506214238967_8176835298978945002_n.jpg Divulgação
  • 15037322_1158505880905667_8013381990792883214_n.jpg Divulgação
  • 15027769_1158505670905688_8561107282770489220_n.jpg Divulgação
  • 15095475_1158505590905696_553763884353658285_n.jpg Divulgação
  • 15056499_1158505510905704_3061635976792086636_n.jpg Divulgação
  • 15095037_1158505437572378_120392331074928287_n.jpg Divulgação
  • 15032078_1158505344239054_4076065351087554087_n.jpg Divulgação
  • 15032295_1158505284239060_1856488466696154955_n.jpg Divulgação
  • 15107369_1158504410905814_7865921554714704214_n.jpg Divulgação
  • 15032082_1158504184239170_5123456053069833097_n.jpg Divulgação
  • 15078735_1158504134239175_2559049066897858570_n.jpg Divulgação

Uma campanha de arrecadação encabeçada por uma voluntária está emocionando a internet e engajando centenas de pessoas no interior do Piauí. O que tinha tudo para ser somente mais um pedido de ajuda, se tornou uma sensível mostra do quão simples pode ser a solidariedade. Há 42 anos abrigando idosos, o Abrigo Joaquim Manoel Monteiro sustenta todos os seus moradores com a ajuda de doações em Picos, município a 306 km da capital, mas Priscila Santosa, de 23 anos, decidiu inovar neste fim de ano.

"Eu vi uma campanha parecida na internet e decidi estimular o abrigo a fazer algo assim. Está sendo incrível a dimensão que tomou pela quantidade de pessoas que já procuraram para ajudar. Até mesmo hoje, que é feriado, muitas pessoas vieram entregar presentes", contou a jovem.

Através de fotos com pedidos triviais como um perfume, um vestido ou um pó compacto, os idosos conquistaram os internautas que se engajaram na campanha "Faça Um Idoso Feliz". "Os presentes que eles pedem não são nada, são coisas simples e isso tem feio o conteúdo se espalhar rapidamente nas redes sociais.

As doações podem ser recebidas em depósito em conta bancária e/ou de forma presencial, caso seja desejo do apoiador fazer a entrega pessoalmente aos moradores do abrigo.

As doações serão entregues no dia 11 de dezembro de 2016, a partir das 14h00, na sede do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, localizada na Avenida Senador Helvídio Nunes, em frente ao 3° BEC. 

Dados bancários

Banco do Brasil

Associação Beneficente João XXIII (23)

Conta corrente – 2011-7

Agencia- 0254

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Sejus abre sindicância contra servidor e apura morte de detento durante rebelião em Picos

 

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, informou que foi aberta uma sindicância para apurar a possível participação de um servidor na morte de um dos detentos na Penitenciária de Picos, no dia 03 de novembro deste ano, durante uma rebelião.  Na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), alertou que o presídio está em estado de calamidade pública e chegou a denunciar que uma das mortes durante o motim foi ocasionada por um agente penitenciário. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (11), o secretário de Justiça destacou que, além da sindicância, algumas ações emergências foram tomadas para reestabelecer a ordem disciplinar dos detentos bem como a reforma da unidade; incluindo novas grades de contenção e celas disciplinares.  

“Os detentos que participaram do motim foram imediatamente transferidos e foi aberto um processo disciplinar contra eles, nós também estamos apurando as duas mortes que aconteceram no local; inclusive recebemos a denuncia das possíveis participações ou não de um dos servidos e, por isso, foi instalada uma sindicância e, também requisitei de imediato ao delegado de Picos a instauração de um inquérito, que está em andamento”, disse o secretário.  

Daniel Oliveira também informou que até o final desde ano deverá ser instalado o monitoramento eletrônico em Picos. “Essa medida é importante porque vem a buscar uma alternativa entre a prisão e pura e simples liberdade, mesmo que monitorada, que é o uso da tornozeleira”, explicou. 

O secretário destacou ainda a construção de uma unidade feminina, pois o atual prédio não atende mais as condições do sistema penitenciário, e ampliação em dois novos pavilhões da Penitenciária de Picos.  

 

Concurso e Investimento

Com relação aos investimentos para o sistema prisional no Piauí, o secretário de Justiça comentou que novos recursos do Governo Federal devem ser liberados para o Estado. Atualmente, já foram assegurados cerca de R$500 mil para os convênios que estão em andamento, principalmente, para equipamentos de segurança e de inspeção eletrônica dos presídios. 

“O nosso objetivo com o Governo Federal é a construção de novas unidades. Hoje, nós temos duas obras em andamento, que é a (penitenciária) de Campo Maior com recursos próprios do Governo do Estado, e a cadeia pública de Altos, essa em parceria com o Governo Federal”, disse Daniel.

O secretário destacou que a Penitenciária de Campo Maior está com mais de 80% concluído, devendo ser inaugurada no final deste ano ou no início de 2017. 
“O que está pendente em Campo Maior é o nosso cronograma do concurso (da Sejus), que está suspenso tendo em vista a investigação que existe da Polícia Civil. Estou cobrando a agilidade do inquérito para dar início às novas etapas do concurso. Certamente, o nosso objetivo é ter novos concursados para a Secretaria de Justiça em 2017”. 

A expectativa é ter cerca de 400 agentes penitenciários novos até 2018. 

 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Ex-presidiário é morto com cinco tiros na cabeça em Picos

Um ex-presidiário foi assassinado, na manhã desta quarta-feira (9), no bairro Paroquial, município de Picos (PI), cerca de 320 quilômetros ao Sul de Teresina. A polícia suspeita que um adolescente tenha cometido o crime por acerto de contas. 

José Maria Pinto dos Santos, 41 anos, estava sentado na calçada, na rua Bahia, quando um homem se aproximou e disparou cinco tiros contra a sua cabeça. 

O suspeito seria um adolescente que já teria cometido outros crimes e reside no mesmo bairro de José Maria. O jovem teria jurado de morte o rival.

Nivaldo de Sousa, primo da vítima, suspeita que o crime tenha sido motivado por acerto de contas porque José Maria era usuário de drogas, mas admite que a família ainda não sabe o que pode, de fato, ter sido a razão do assassinato.

Foi o 14º homicídio registrado em Picos no ano de 2016.

com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores