Cidadeverde.com

Área devastada por fogo em Picos era plantação de maconha, revela Polícia

Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Uma grande parte da área destruída pelo incêndio que atingiu o município de Picos era uma plantação de maconha, foi o que descobriu a Polícia Militar da região através do uso de um drone. De acordo com o coronel Edwaldo Viana, a Polícia usava o equipamento para ajudar o Corpo de Bombeiros a identificar os focos de incêncio quando foi surpreendida com um tiro na direção do drone.

"Começamos a investigar quando deram um tiro no drone. Como ele estava muito alto não acertaram, daí quando o fogo se alastrou e tomou conta da região o cheiro de maconha ficou muito forte e conseguimos identificar a plantação", explicou o coronel.

Segundo ele, o local de difícil acesso fica lozalizado no meio do mato entre os municípios de Picos e Jaicós, próximo a comunidade de Alto dos Canutos, região mais atingida pelas chamas.  Uma campana de três dias foi feita no local na tentativa de identificar e prender algum envolvido com o plantio, mas ninguém retornou à região.

"A plantação foi toda queimada e ela era muito grande. Ninguém voltou e os pés que não queimaram foram cortados. A área foi toda isolada e entregamos todos os dados para a Polícia Civil que agora vai investigar como funcionava essa plantação", pontuou o coronel.

Segundo ele, a suspeita é de que a maconha da região abastecia traficantes de todo o Sul do Estado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Morre artista plástico Tácito Ibiapina aos 65 anos

  • tac.jpg Divulgação
  • tac5.jpg Divulgação
  • tacito3.jpg Divulgação
  • tacito2.jpg Divulgação
  • tacito4.jpg Divulgação

O Piauí perdeu mais um grande talento. Aos 65 anos, o artista plástico picoense Tácito Ibiapina faleceu na noite desta quarta-feira (23) na cidade de Picos vítima de uma pneumonia. Ele foi encontrado desacordado em seu ateliê pelo irmão e encaminhado ao hospital. O artista, sobrinho do escritor Fontes Ibiapina, tinha veia artística e deixa uma vasta obra marcada pelo realismo e trabalhos a óleo distribuída por vários cantos do mundo.

Tácito Fontes de Moura Ibiapina, popularmente conhecido na cidade como Cicito, era bastante dedicado à arte e todos os dias passava horas em seu ateliê. E foi justamente lá, diante de suas obras, que o artista deu as últimas pinceladas, deixando um quadro inacabado, mas escurecendo a paisagem artística da cidade em forma de luto.

Encontrado desacordado pelo irmão, Tadeu César, ele foi encaminhado às pressas para o Hospital Memorial do Carmo, onde foi constatada insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia.

O artista foi velado durante toda a quinta-feira (25). No fim da tarde, uma missa de corpo presente na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios lembra os dias de glória de Tácito, que será enterrado no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Tácito nasceu em berço artístico em 1920. Filho de José Pedro de Moura e Maria da Silva Moura, era sobrinho do renomado escritor picoense Fontes Ibiapina, um dos maiores escritores piauienses, autor de obras como Palha de Arroz e Sambaíba.

Seus quadros exploram a simplicidade com cores quentes e que mostram, principalmente, a vida cotidiana do nordestino, como as casas de taipa, cozinhas com fogões a lenha, as farinhadas, os bichos do quintal, e a manifestação da luz com toques de melancolia. 

Apesar de não ser muito conhecido na capital piauiense, onde nunca realizou uma exposição individual, o artista tinha uma rica obra. Ele despontou no cenário artístico brasileiro quando mudou-se para a cidade satélite de Taguatinga, no Distrito Federal, onde rapidamente foi convidado para participar de exposições.

No currículo, 63 exposições individuais e 55 exposições coletivas, além de acervos particulares na Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Suíça, Holanda, Japão, Argentina, Grécia, México, Itália, Portugal, Inglaterra entre outros.

Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com

Incêndio atinge região de Picos pela 2ª vez e já dura mais de três dias

Um incêndio de grandes proporções mobiliza o Corpo de Bombeiros e o Exército em uma operação no extremo Sul do Estado. As chamas já devastaram boa parte da vegetação do povoado Alto dos Canutos, na Chapada do Mirô e a altura do povoado Carnaíbas, e já duram mais de três dias.

"O fogo começou na última segunda-feira (22) e vem se alastrando rapidamente por conta dos fortes ventos e altas temperaturas que atingem a região", explicou a capitã Ana Cleia, comandante do Corpo de Bombeiros da região.

Além dos Bombeiros de Picos, uma equipe de Teresina foi enviada e carros pipa da prefeitura também estão sendo usados para tentar apagar as chamas. Este é o segundo incêndio de grandes proporções que atinge a região somente no mês de agosto, o que tem preocupado bastante o Corpo de Bombeiros.

"A umidade do ar chegou a 15% e venta muito, além de ser muito quente, estamos tentando controlar todos os incêndios, mas qualquer fagulha numa situação como essas oferece um grande risco", pontuou a capitã.

Equipes se revesam neste momento no combate as chamas.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia prende suspeito de latrocínio em Picos

Equipes do 4° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil prenderam um homem acusado de matar o funcionário de uma loja de motos durante um assalto na cidade de Picos, a 310 km de Teresina. A vítima foi abordada em frente à rodoviária quando seguia para uma agência bancária no último dia 25 de julho.

Ezau Francisco Dias foi detido através de um mandado de prisão em sua residência no bairro Junco na noite deste domingo. Ele é apontado como um dos suspeitos de participação no crime de latrocínio que teve como vítima Gilberto de Carvalho Filho, conhecido como “Bertim”. 

O crime aconteceu por volta do meio dia do último dia 25, quando Bertinho seguia para uma agência bancária e foi seguido por dois homens em uma moto. Ele foi abordado na Avenida Senador Helvídio Nunes [BR-316], em frente à Rodoviária Zuza Baldoíno, e teria reagido, mas acabou sendo alvejado com um tiro fatal na cabeça.

Gilberto era funcionário de uma famosa loja de peças e acessórios para motocicletas na cidade, sendo cunhado do proprietário.

De acordo com o relações públicas da PM de Picos, tenente Elias, o crime ainda não está completamente elucidado, já que outro suspeito que já foi identificado ainda deve ser preso. “Ainda estamos na busca de localizar e prender o seu comparsa no Crime de Latrocínio, crime este que chocou a população picoense pelo requinte de crueldade demonstrado por este criminosos”, destaca.

 

Diego Iglesias
redacao@cidadeverde.com

PM captura fugitivo da Major César em Picos

Equipes do 4° Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Picos, a 310 km de Teresina, prenderam um homem suspeito de homicídio e tráfico e que havia fugido da Penitenciária Major César. Ele estava sendo monitorado e foi capturado no final da noite da última quinta-feira em sua residência, onde foi encontrada uma pequena quantidade de drogas e dinheiro.

De acordo com o relações públicas do 4° BPM, Tenente Elias, o acusado estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da polícia e foi abordado em uma casa na Rua Santa Isabel, no bairro São Vicente, por volta das 23h. No local, os militares teriam surpreendido uma suposta venda de drogas.

Em uma vistoria na casa, foi encontrada uma faca, uma pequena quantidade de crack e algumas cédulas de dinheiro. Bruno de Araújo Santos foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes, onde foi autuado por tráfico.

Segundo o tenente Elias, Bruno cumpria pena na Penitenciária Agrícola Major César, em Altos, por crime de homicídio e havia fugido há pouco tempo. O acusado já havia sido detido em fevereiro deste ano através de um mandado de prisão por suspeita de roubo. Na época, ele foi preso quando tentava fugir para a cidade de Dom Expedito e com ele foi encontrada uma pistola .40.

“A maior preocupação do nosso comandante, coronel Viana, é trazer a tranquilidade e a paz social para o povo de Picos através de nossa Instituição Polícia Militar do Piauí. Sempre em defesa do interesse da sociedade, é pra isto que somos formados mesmo que seja com o sacrifício da própria vida”, acrescenta o tenente.

Diego Iglesias
redacao@cidadeverde.com

Incêndio que atingiu duas cidades no Piauí é controlado após 72 horas

  • a647277d-3c9c-42c2-9a1b-250a6d9605df.jpg
  • 95808be5-6313-4b62-9b76-ce3e278a6ab0.jpg
  • 6ab42b7f-fba1-433b-8a4c-12a0f54da688.jpg
  • 4c7cccc7-6aa9-4289-b4b6-9c21eb4127b0.jpg
  • 3fc1dea3-6a65-4c95-ad12-341e48a0ba69.jpg
  • 3b3da888-b07b-4298-a909-eabcb3db9239.jpg
  • 1bb992d7-5a65-4cbc-aa07-8063038bc66f.jpg

Após 72 horas, o incêndio florestal que causou destruição na região de Picos, ao Sudeste do Piauí, foi controlado. A capitã Ana Cleia Diniz, comandante do Corpo de Bombeiros da região, conta que o fogo foi controlado por volta das 10h, desta quinta-feira (18) e até mesmo a fumaça está se dissipando.

A militar ressalta que os prejuízos causados pela destruição são incalculáveis. Ainda não há a confirmação sobre as causas do incêndio que pode ter começado após um incidente com um veículo às margens da BR-316.

O fogo atingiu as zonas rurais de Picos e Geminiano e obrigou algumas famílias a deixarem suas residências. A área afetada foi em torno de 100 hectares. Equipes do Corpo de Bombeiros, 3º BPM e moradores auxiliaram no combate às chamas. 

 

Incêndio florestal já dura dois dias e atinge dois municípios do PI


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações J.Pereira (TV Cidade Verde)

Incêndio florestal já dura dois dias e atinge dois municípios do PI

  • a647277d-3c9c-42c2-9a1b-250a6d9605df.jpg
  • 95808be5-6313-4b62-9b76-ce3e278a6ab0.jpg
  • 6ab42b7f-fba1-433b-8a4c-12a0f54da688.jpg
  • 4c7cccc7-6aa9-4289-b4b6-9c21eb4127b0.jpg
  • 3fc1dea3-6a65-4c95-ad12-341e48a0ba69.jpg
  • 3b3da888-b07b-4298-a909-eabcb3db9239.jpg
  • 1bb992d7-5a65-4cbc-aa07-8063038bc66f.jpg

Um incêndio florestal de grandes proporções atinge Picos e Geminiano e já ameaça cerca de três bairros em Picos, 307 km ao Sul do Piauí. De acordo com a capitã Ana Cleia Diniz, comandante do Corpo de Bombeiros da região, o incêndio já dura dois dias e se aproxima das casas, fazendo com que um bairro inteiro precisasse ser evacuado.

A região é conhecida como "Morrinhos" e fica na entrada do município de Picos. Os bairros de Baixa Grande e Val Paraíso também foram atingidos, compreendendo, segundo os bombeiros uma área que já ultrapassa os 20 km de queimadas.

"Muitos animais de dentro da mata já morreram. Retiramos gado e outros animais de criadouros e o problema maior é a fumaça que é muito grande e o fogo que continua se alastrando e casa vez mais perto das residências", explicou a comandante.

Além do Corpo de Bombeiros, oficiais do Exército lotados no 3º BEC de Picos também participam da operação de combate as chamas que já completou as 48h ininterruptas. A prefeitura municipal já disponibilizou três carros-pipa para o combate as chamas, e convocou a ajuda de outros carros disponíveis na zona Rural.

Fotos: Riachãonet

Ainda segundo a capitã, não há indícios de que o incêndio seja criminoso, mas as chamas podem ter começado após um acidente automobilístico na rodovia.

"Não suspeitamos que seja criminoso, e a princípio achamos que foi um carro que incendiou na BR e adentrou na mata por volta do meio-dia da segunda-feira (15), mas estivemos lá e o fogo foi apagado, mas ninguém viu que outros focos haviam se espalhado pela mata e a noite o fogo já se alastrou rapidamente", pontuou a capitã.

Cerca de 70 pessoas se revezam no combate ao fogo.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Dupla rouba R$18 mil de revendedora de pneus em Picos

A onda de assaltos e furtos a estabelecimentos comerciais na cidade de Picos fez mais uma vítima na tarde desta terça-feira,16. Por volta de 12h20min, uma revendedora de pneus, a Dantas Pneus, localizada no bairro Bomba, foi alvo de dois assaltantes que roubaram dois aparelhos celulares, talões de cheque e mais a quantia de R$18 mil, aproximadamente.

Segundo informações do Relações Públicas da Polícia Militar, tenente Elias, a dupla estava armada, e chegaram ao local em uma motocicleta C100 Biz, de cor vermelha, sem placa. Os mesmos trajavam roupas escuras.

Na loja estavam os funcionários e o proprietário que foram rendidos pelos assaltantes.

As informações da PM ainda dão conta que a motocicleta utilizada no crime foi abandonada no bairro São José, e seria objeto de roubo ocorrido no dia 12 de agosto.

A Polícia foi acionada, e guarnições realizam diligências no sentido de identificar os criminosos.

Com informações de Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Mulher colide em van e morre atropelada por carreta na BR-316

Fotos: Grandepicos

Uma funcionária de uma loja de tecidos morreu em um acidente de trânsito na BR-316, em Picos. Edijane Soares, 21 anos, pilotava uma motocicleta e colidiu com uma van que havia saído da cidade de Monsenhor Hipólito para o centro picoense. 

"É muito difícil a gente contar detalhes porque foi um negócio muito rápido. Ela vinha atrás da gente e na estrada nossa atenção fica mais voltada para a frente", disse Pedro Manoel de Carvalho.

Com o impacto da colisão, a vítima foi arremessada ao chão e atropelada por uma carreta. O motorista do caminhão se evadiu com medo de represália, mas já foi identificado e deve prestar depoimento ainda nesta semana. 

"Foi uma coisa tão rápida e quando eu olhei ela já estava morta no meio da pista. Ela bateu na van, caiu e a carreta passou na hora", disse Antônio Luiz da Costa, uma das pessoas que presenciou o acidente.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. 

"Ele apenas saiu do local do acidente. Geralmente quando ocorre este tipo de acidente, o condutor que vitimou alguém  fica assustado e até com medo de represália da população e se ausenta do local do acidente", disse o inspetor Geovane.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações J.Pereira (TV Cidade Verde)

PM apreende drogas e intensifica ações em Picos

Com o aumento no consumo de drogas e, proporcionalmente, o da violência, a Polícia Militar na cidade de Picos, a 307 km de Teresina, está intensificando as ações na rua e, na noite de domingo, aprendeu 74 pedras de crack e prendeu uma pessoa. Com a chegada de novos soldados para o efetivo, o trabalho nas ruas será ampliado com a Operação Varredura.

A apreensão de drogas aconteceu por volta das 19h10 após uma abordagem de rotina de militares da Força Tática nas proximidades da Subestação da Chesf no bairro Aerolândia. O produto teria sido encontrado com Lucas Emanoel de Sousa, de 22 anos, que foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde foi autuado por tráfico.

Segundo o relações públicas do 4 Batalhão da Polícia Militar  de Picos, Tenente Edivan Martins, o produto (74 papelotes) estava embalado e pronto para a comercialização. Além disso, foi encontrada uma pequena quantidade de dinheiro, possivelmente oriunda da venda do entorpecente.

O tenente Edivan explica que as ações estão sendo intensificadas na cidade visando coibir a venda de drogas através da Operação Varredura, que envolve policiais de várias equipes. “Os policiais ficam em pontos estratégicos que foram mapeados pelo Serviço de Inteligência do Batalhão. São várias equipes, Bope, canil, cavalaria, BP Rone, Cipetran e Gtap”, explica.


Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com 

Posts anteriores