Cidadeverde.com

Mais de 2 mil agricultores serão beneficiados com Seguro Garantia Safra

Para amenizar as consequências causadas pela estiagem, a prefeitura de São João do Piauí está realizando o cadastramento de agricultores no Seguro Garantia Safra 2014-2015. Ao todo, 2.200 trabalhadores rurais serão beneficiados pelo programa que garante uma renda mínima para produtores que vivem no semiárido brasileiro e perderam mais da metade da produção devido a escassez ou excesso de chuvas.


Os produtores das comunidades de São Domingos, São José, Formosa, Picos, Tomada, Gato, Eugênio e Grajau foram cadastrados no programa nesta quarta-feira (3). 

“O cadastro auxilia diversas famílias que dependem da produção para sobreviver. Os agricultores receberão seguro no valor de R$ 850 que deve ser pago dividido em cinco parcelas. A previsão é que todo o cadastramento do município esteja concluído até o fim desta semana”, ressalta Adriana Castro, secretária municipal de Agricultura.



As inscrições serão realizadas em todas as comunidades rurais de São João do Piauí, por meio de equipes de funcionários da secretaria de Agricultura, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), sindicatos de trabalhadores rurais e membros da igreja.  

A secretaria de Agricultura ressalta ainda que poderão se cadastrar somente agricultores que produzem de 0,6 a 5 hectares de arroz, feijão, milho, algodão ou mandioca, em áreas não irrigadas, e que possuam renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio. Os beneficiados também não podem estar inscritos em outros beneficíos sociais como Bolsa Família e aposentadoria, por exemplo.

O cadastramento é realizado pela Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Humanos e apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS).


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais