Cidadeverde.com

Teresina é única do Nordeste a ganhar Prêmio Cidade Sustentável

Imprimir

A cidade de Teresina foi a única cidade nordestina a ser premiada na primeira edição do “Prêmio Cidade Sustentável”. O prêmio é uma iniciativa nacional que tem como objetivo estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas. A iniciativa tem a parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Teresina foi premiada na categoria Grandes Cidades - com mais de 500 mil habitantes –  na terceira colocação. Ficaram à frente da Capital do Piauí, a cidade de Joinvile( SC), em segundo lugar, e em primeiro lugar ficou a cidade de Sorocaba(SP).  O prêmio foi entregue nesta quarta-feira, 03, à tarde, no plenário Nereu Ramos da Câmara Federal, pela Rede Nossa São Paulo e Rede Cidade Sustentável.  Foram premiadas cidades nas categorias Pequenas Cidades, Médias Cidades e Metrópoles.

“Esse prêmio ajuda as cidades a enfrentar a questão da sustentabilidade. As cidades, ao longo do Século 20, enfrentaram uma grande ocupação, tivemos uma forte migração do campo para a cidade, tivemos um crescimento populacional muito acima do crescimento da infraestrutura urbana, econômica e social, e agora no século 21 junta-se a essa agenda do Século 20 uma nova agenda, a agenda da sustentabilidade, agenda da mobilidade, enfim, novos desafios que aparecem. Esse prêmio é uma forma de estimular os municípios a colocarem em sua agenda a questão da sustentabilidade”, disse, inicialmente, o prefeito Firmino Filho.

O chefe do executivo municipal salientou as razões pelas quais ele acredita que a cidade de Teresina se credenciou ao prêmio. Ele acredita que a formulação de um Plano Diretor de Transportes Urbanos foi fundamental.

“Nós estamos neste primeiro momento fazendo o estabelecimento do nosso observatório(da sustentabilidade). Montarmos o conjunto de indicadores para que possamos traduzir através de medidas, através de mensurações aquele esforço que está sendo pela cidade em suas mais variadas áreas de ação. Atualmente, estamos trabalhando para implementar um plano diretor de transporte urbano, por exemplo, que  traz um componente sustentável muito importante. Nós sabemos que as cidades espalhadas tendem a ter um custo econômico significativo, de investimento e manutenção, mas tende a ter uma grande pegada de carbono. É necessário que a gente possa adensar as cidades, e adensar as cidades passa necessariamente pela melhoria significativa do transporte coletivo. Para nós, a execução desse Plano diretor de Transporte Urbano é fundamental para que nós possamos dar um salto qualitativo para a sustentabilidade de nosso município”, informou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais