Cidadeverde.com

TRE-PI reduz multa, mas mantém punição por participação de W. Dias em culto

Imprimir

Wilson Filho/Cidade Verde

Atualizada às 11h36

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou nesta sexta-feira (22) o recurso da coligação "A Vitória com a Força do Povo", contra multa aplicada ao candidato a governador Wellington Dias (PT) por ter comparecido a um culto religioso. Com o empate em 3 a 3, o desembargador Edvaldo Moura, presidente da Corte, decidiu manter a punição, mas reduzir a mult para R$ 2 mil. 

Wellington Dias havia sido multado em R$ 5 mil, em primeira decisão, por ter participado de um culto no dia 6 de julho, em igreja da Assembleia de Deus, em Teresina. A ação foi movida pela coligação "Piauí no Coração, do candidato a governador Zé Filho (PMDB). 

A defesa recorreu por considerar a aplicação da multa injusta. Os advogados alegam que participação em atos religiosos não configura crime eleitoral. 

"Participar de manifestação religiosa não é crime nenhum. Ele não estava fazendo campanha no local. Por isso acreditamos na retirada desta multa", declarou o advogado Daniel Oliveira, que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral para eliminar a multa.

A acusação, no entanto, é de que Wellington Dias teria usado a palavra durante o culto e ainda sido elogiado pelo pastor da igreja por ações realizadas pelo político. 

Recentemente, o mesmo candidato esteve em uma missa pelo aniversário de Teresina, mas apenas participou da celebração como os demais presentes. 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais