Cidadeverde.com

TRE rejeita 1º registro de candidato no Piauí por nao ter se afastado do cargo

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou nesta terça-feira (22) o primeiro registro de candidatura nas eleições deste ano. Afrânio Gomes de Sena, do PSC, teve o nome rejeitado para ser candidato a deputado federal por não ter se afastado do cargo de professor no período determinado pela lei eleitoral.

Fotos: Raoni Barbosa


É obrigação do candidato se desincompatibilizar do cargo até o dia 5 de julho deste ano, três meses antes do início da campanha de rua. O procurador eleitoral Kelston Lages pediu a impugnação da candidatura.

O pleno do Tribunal, por sua maioria, indefiniu o registro de Afrânio Sena. Ele é professor da rede estadual de ensino. Segundo a investigação do MPF, o candidato se afastou do cargo no dia 7 de julho deste ano, com dois dias de atraso. 

Dos 398 pedidos de candidaturas no Piauí, 68 já foram homologadas e uma rejeitada.

Segundo a assessoria do TRE apenas a candidatura majoritária do Mão Santa, do PSC, foi homologada. O tribunal tem até o dia 5 de agosto para julgar os pedidos de registro de candidatura.

O procurador pediu a impugnação dos registros dos candidatos majoritários Daniel Solon, do PSTU, Neto Sambaíba, do PPL, e do vice-governador  Sílvio Mendes (PSDB).


Não atingiu idade mínima

A Procuradoria Eleitoral pediu também a cassação dos registros dos candidatos Tamires Stefane Quieroz Barbosa, do PTC, e Francisco Fabrício da Conceição, PSC, por não terem a idade mínima. Tamires terá 19 anos se for eleita e a legislação determina idade mínima de 21 anos. Já Francisco Fabrício só terá 20 anos na data da posse. 

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais