Cidadeverde.com

TRT Piauí comemora 22 anos e lança livro que conta história do tribunal

Imprimir
  • IMG_5211.jpg Wilson Filho
  • IMG_5191.jpg Wilson Filho
  • IMG_5172.jpg Wilson Filho
  • IMG_5166.jpg Wilson Filho
  • IMG_5156.jpg Wilson Filho
  • IMG_5146.jpg Wilson Filho
  • IMG_5135.jpg Wilson Filho
  • IMG_5133.jpg Wilson Filho
  • IMG_5122.jpg Wilson Filho
  • IMG_5101.jpg Wilson Filho
  • IMG_5097.jpg Wilson Filho
  • IMG_5096.jpg Wilson Filho

O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí completa 22 anos e realiza nesta sexta-feira (12) uma solenidade em comemoração à data. Um dos principais pontos da cerimônia será o lançamento do livro Tijolo por Tijolo, que conta a história da fundação do tribunal, ocorrida 1992.

O TRT Piauí é um dos Tribunais do Trabalho que mais se destaca no Brasil, com 90% de eficiência, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Às 10 horas será inaugurada a galeria de ex-presidentes no sexto andar da sede. O presidente Francisco Meton Marques de Lima presidirá a solenidade de comemoração do aniversário logo em seguida.

Meton é um dos ícones do TRT Piauí pela sua trajetória de vida. Ele foi um dos primeiros juízes do trabalho no Estado, mesmo depois de ter se alfabetizado somente aos 18 anos. Ele passa o cargo para a desembargadora Enedita Maria Gomes dos Santos, que assumirá a presidência a partir de 1º de janeiro de 2015.

Reformas e nova sede

Atualmente está sendo construído em Teresina o prédio novo do TRT. Com investimento de R$ 35 milhões, a nova sede funcionará na avenida João XXIII, terá 12 andares e 21 mil metros quadrados. No local, que deverá ser inaugurado em 2016, funcionará também o novo complexo administrativo.

Outras seis reformas estão sendo realizadas pelo TRT Piauí, totalizando R$ 2,2 milhões de investimentos e beneficiando Varas do Trabalho das cidades de Parnaíba, Corrente, Oeiras e Uruçuí, além do atual complexo administrativo de Teresina, que passará a funcionar como Escola Judicial. O Fórum Trabalhista da avenida Miguel Rosa também passa por obras.

A Construção do TRT/PI 

A chegada do TRT ao Piauí foi considerada por Meton Lima o maior acontecimento sócio-econômico e político do Estado. "Esse tribunal é um consertador social, um transformador. Tiramos crianças das olarias, das carvoarias, dos semáforos, do lixão. Fizemos um trabalho tão grande que não tem dimensão", declarou o presidente, durante discurso.

O desembargador ressaltou ainda a dificuldade de construção da sede no Piauí. "Esse tribunal foi construído a partir do Tribunal do Trabalho do Ceará. O deputado federal Jesus Tajra foi o relator do projeto e acompanhou o todo o processo. O Piauí mereceu essa obra", completou. Jasus Tajra foi o responsável pela rápida liberação dos recursos junto à esfera federal. Ele pediu urgência na tramitação e, em cinco meses, a o tribunal foi instalado.

Flash de Jordana Cury
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais