Cidadeverde.com

Vereadores condenam “distritão” e apostam em fim de partidos

Imprimir

A Câmara Federal começa a votar nesta terça-feira (26) o projeto de reforma política do Brasil. Entre os pontos polêmicos, o sistema eleitoral é disparado o que mais causa divergência. Pela proposta, passaria a valer o chamado “distritão”, modelo que acaba com o atual sistema proporcional para eleição de deputados e vereadores e determina a eleição dos mais votados pelo sistema majoritário.

Em Teresina, os vereadores da capital afirmam que o sistema acabaria com partidos pequenos e dificulta o aparecimento de novos líderes políticos. “Estão querendo inventar o que não deu certo em outros países e trazer pra gente aqui, nos tornar cobaia. Nós sabemos que a mãe de todas as corrupções é o financiamento de campanha. Esse escândalo da Petrobras é justamente por causa do financiamento de campanha”, afirmou o vereador Jeová Alencar (SDD).

Para o vereador Edvaldo Marques (PSB), não só o distritão é prejudicial, como o atual sistema de financiamento de campanha. “Queremos neste momento dizer, que não só o sistema eleitoral, mas também o financiamento de campanha deve ser revisto. É o momento em que o país precisa de novas regras para o seu sistema eleitoral, de forma que melhore a escolha dos seus representantes”, comenta.

Na opinião da vereadora Teresa Brito (PV), o sistema mais democrático é o proporcional. “Nós somos contra o financiamento por empresas. Temos que fazer uma campanha mais igualitária”, disse.

Segundo o vereador Luiz Lobão (PMDB), presidente da Casa, o distritão extingue partidos pequenos. “O sistema proporcional sem dúvida alguma é o mais justo. O distritão é complicado por que você extingue as minorias. Você praticamente aborta um novo candidato que não tenha bagagem eleitoral, que possa ser vitorioso em uma eleição”, opinou.

Já para o vereador Dudu do PT, o distritão torna as eleições todas majoritárias, enfraquecendo os partidos políticos. “Eu sou a favor que se acabe aliança proporcional para que os partidos possam se fortalecer. Se aprovarem o distritão pode ter certeza: acabaram os partidos pequenos”, finalizou.

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais