Cidadeverde.com

Zoobotânico promove Semana da Criança voltada para escolas

Imprimir

A Semana Estadual da Criança no Parque Zoobotânico começa nesta quarta-feira (8). De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), devido às obras de reforma do Zoobotânico, a programação deste ano será voltada para atendimento às escolas públicas e privadas com visitas orientadas dentro da área que envolve o parque, com destaque para a rica flora e fauna do local.

O secretário Mário Ângelo de Meneses disse que todas as atividades desenvolvidas durante a programação serão voltadas para a educação, com apresentação de vídeos, contadores de história, visita aos recintos, conhecimento das espécies de vegetação e animais. “Estaremos informando e divulgando as mais variadas espécies de vegetação que existem no parque. Um levantamento dos estudantes do curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí revela que no Zoobotânico existem mais de 80 espécies de vegetais”, destaca.

Durante a Semana da Criança, o parque recebe diariamente, cerca de 20 escolas com alunos entre 2 a 12 anos de idade. “Todos os anos trazemos nossos alunos para um contato mais próximo com os animais do parque. Mostramos como devemos preservar nosso meio ambiente com sua rica fauna e flora. As crianças ficam encantadas com o hipopótamo, os pássaros, as cobras, os felinos, dentre vários outros animais”, ressalta a professora Alzira Cardoso.

No dia dedicado à Criança, 12 de Outubro, a Semar estará comemorando a data com brincadeiras e distribuição de bolo para as crianças que visitarão o parque Zoobotânico.

Sobre as Obras

As obras objetivam a melhoria na acessibilidade dos visitantes à fauna e flora do Parque, além de procurar oferecer melhores condições de vida aos 190 animais mantidos no Zoobotânico. A reforma está sendo executada com recursos da Compensação Ambiental da Queiroz Galvão e estão sendo aplicados diretamente pelos empreendedores e/ou empresa terceirizada contratada pelos mesmos, com a anuência da Semar.

“Esta obra é importante porque vai melhorar o acesso ao parque, que é bastante visitado por famílias, por esportistas e escolas, servindo como área de lazer, que tem no Zoobotânico uma fonte de pesquisa da fauna e flora. O Governo do Estado do Piauí está investindo nesta melhoria de infraestrutura e em breve as obras estarão concluídas”, afirmou o secretário Mário Ângelo.

Estão em fase de finalização a construção de 4 mil metros de calçada lineares para a prática de caminhada, que envolve a área externa do parque e calçadas que interligam a portaria ao interior do Zoobotânico. O setor de répteis foi totalmente refeito e passa a abrigar o serpentário, totalmente adequado às recomendações para uma obra desta natureza. E uma das novidades que o parque apresenta é a Trilha do Macaco da Noite, que até então não tinha como ser visto pelos visitantes.

As obras compreendem: Pavimentação em blocos inter travados de concreto em 11.835 m² em calçadas da frente e de passeio; Reforma do Ambulatório (cerca de 300 m²), havendo demolições e novas instalações; Reforma da Administração (cerca de 250 m²), havendo demolições e novas instalações; Reforma do Recinto da Tigresa, havendo demolições e novas instalações; Reforma do Recinto do Urso, havendo demolições e novas instalações; Reforma dos Recintos dos Leões e Onça Pintada, havendo demolições e novas instalações; Reforma do Serpentário, havendo demolições e novas instalações; Reforma do recinto do hipopótamo, havendo demolições e novas instalações. Com isso, o Zoobotânico estará mais acessível para as pessoas com deficiências, para melhor mobilidade em geral de todos.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais