Cidadeverde.com

CREAS realiza combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Altos

Na próxima terça-feira, 18 de maio, é o dia D da campanha “Faça Bonito”, alusiva ao  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, já em sua segunda edição. A Prefeitura de Altos por meio do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializada em Assitência Social (Creas), realizará eventos virtuais em virtude da pandemia para discutir a problemática dentro da sociedade.

Mobilização pelas redes sociais e mídia local será feita para sensibilizar e informar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual.

Em casos de suspeita de abuso, denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos ligando no número 100. A ligação é anônima e gratuita. O CREAS em Altos está localizado na Rua Telésforo do Vale.

18 de maio

A data de combate a exploração infantil foi instituída pela Lei Federal 9.970/00. Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados sendo raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Da Redação
[email protected]