Cidadeverde.com

Vereadores de oposição se recusam a aceitar projeto de voto aberto dentro da Câmara em Altos

Parlamentares de base da atual gestão pertencente ao Prefeito Maxwell da Mariinha, apresentou nesta sexta-feira (03) à presidência da Câmara de Vereadores, um projeto no qual, dentre as propostas impostas, é acabar com o voto secreto para a Mesa Diretora.

Para os vereadores que apresentaram este projeto, a ideia tem o objetivo de tornar os atos públicos transparentes, justo e ético,  além de contribuir, de forma mais eficaz, com o fortalecimento do processo democrático. Mas os vereadores de oposição, se recusaram a aceitar o projeto, sob a argumentação de que o voto ainda é secreto na Câmara dos Deputados para a Mesa Diretora.

O projeto foi recebido pela Presidente da Câmara, Regina Catarino que faz parte da oposição. Agora, os parlamentares esperam que Regina possa homologar a lei e tornar vigente dentro da Câmara Municipal, atendendo as expectativas de mais transparência no âmbito legislativo.

Em vários municípios do Piauí essa lei do voto aberto já é vigente, onde a implementação desta lei, irá fortalecer a Constituição Federal e impedir que políticos envolvidos em corrupção ou que possuam condutas imorais, sejam eleitos presidentes de tais casas legislativas.

O Ministério Público já se manifestou contrariamente à votações secretas em meio de atividades das Câmaras Municipais, orientando a abertura do votação entre os parlamentares.

O Projeto de Resolução foi assinado pelos vereadores: Andrea Amaral, Fabíola Santos, Uverlânio Filho, Hélio Inácio, Gerson Fernandes, Miguel Ângelo, Natan dos Projetos, e Juniel Pinheiro.

E os parlamentares que foram contra são: Zé Ernandi, Adaildo do Pancadão e Jaifran Ximendes.

Fonte: campomaioremfoco 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais