Cidadeverde.com

Em dois meses, médicos cubanos realizam quase 2 mil atendimentos

Os seis médicos cubanos lotados no município de Altos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já realizaram, entre consultas e visitas domiciliares, 1.832 atendimentos na cidade, em pouco mais de dois meses. Os profissionais atendem nos postos de Saúde da Família nos bairros Tranqueira, Posto São José (centro); São Luís, Boa Fé, Bacurizeiro e Prata (zona rural).

Segundo Karla Alencar,coordenadora de Atenção Básica do município, os atendimentos nos bairros têm contribuído para desafogar o Instituto de Saúde José Gil Barbosa, que, inclusive, passa por reformas.

“Só no bairro Prata já foram realizados mais de 500 atendimentos. Os médicos cubanos estão contribuindo suntuosamente com a melhoria da Saúde em Altos”, frisa a coordenadora.



A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância da atuação dos médicos estrangeiros na cidade.

"A adesão ao Mais Médicos só trouxe benefícios para nossa cidade. Os médicos atuam no atendimento da saúde básica, junto à população, de segunda a sexta-feira. Com isso, conseguimos melhorar e agilizar os atendimentos, levando mais dignidade e cidadania para a população", observa Patrícia.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos para regiões onde não existem profissionais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4).


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais