Cidadeverde.com

Vereador recolhe doações e constrói praça com dinheiro de familiares e amigos

Após alegar uma espera de quase dois anos, um vereador do Piauí resolveu deixar de lado a verba pública e construir uma praça com dinheiro próprio em Altos, a 37 km de Teresina. Márcio Fontenele, do PMDB está em seu primeiro mandato e irá inaugurar a obra no próximo dia 21 de dezembro. A praça, orçada em R$ 30 mil foi totalmente financiada com dinheiro de familiares e doações colhidas pelo vereador.

 Fotos: Divulgação
Vereador Márcio Fontenele

“Eu saí pedindo contribuições aos meus amigos e às pessoas que poderiam ajudar financeiramente. Não foi fácil, mas conseguimos juntar o dinheiro e complementamos com recursos da família", contou o parlamentar.

Márcio Fontenele, do PMDB, diz que a obra havia sido solicitada por ele mesmo e aprovada com unanimidade em sessão na Câmara Municipal em março de 2013, só que desde então nada foi construído pela prefeitura. “Depois de esperar por quase dois anos sem retorno algum da prefeitura, resolvi mostrar que se para fazer algo é necessário ter boa vontade", declarou o vereador. 

Moradores trabalham voluntariamente na construção da praça

A praça Maísa Fontenele, nome de uma irmã já falecida do parlamentar, possui instalações elétricas e hidráulicas, mesas de jogos (dama, xadrez e baralho), playground e academia comunitária. A mão-de-obra para a construção também foi voluntária e partiu da própria comunidade com ajuda inclusive do pai do vereador, o aposentado Nonato Magalhães.

O terreno da praça foi cedido pela Associação de Moradores do Povoado e o local foi escolhido, por ser um antigo desejo da população que não possuía uma área de lazer. Pinheiros só tem acesso a zona Urbana através de uma estrada vicinal e possui cerca de 20 famílias, que vivem da agricultura e serviços na construção civil.

Acesso ao povoado

O vereador já comemora a conclusão do trabalho, mas desabafa sua insatisfação e questiona a gestão municipal sobre o uso dos impostos cobrados pela prefeitura. "Uma praça com essa estrutura não serve apenas para o lazer, mas tem importante função social no sentido de levantar a autoestima dos moradores e de valorizar os imóveis da região. Se consegui fazer essa praça sem recursos públicos, por que uma prefeitura não faria com tantos impostos que recebe?", questiona o parlamentar.

Prefeitura

Procurada pelo Cidadeverde.com a prefeita do município Patrícia Leal parabenizou a iniciativa, mas enfatizou que não foi informada de nenhum projeto em execução na região. "Se essa praça sair de verdade é uma exemplo a ser seguido, mas é importante ressaltar que eu não fui informada do projeto, não conheço o valor investido, não conheço o tamanho e qualquer pessoa pode fazer uma obra e chamar de praça. Eu não fui informada de nada", enfatizou Patrícia Leal.

A prefeita acrescenta ainda que o dinheiro público tem sido bem investido em obras estruturantes em todo o município e completa explicando que sempre serão necessárias novas obras. "Já foram feitas duas praças depois que assumi, reformamos as outras, construímos sete unidades básicas de saúde, reformamos o hospital, asfaltamos 50 ruas e uma galeria está sendo feita, mas sempre vai haver muito o que se fazer. Ele tomou uma iniciativa ótima e que várias pessoas sigam o exemplo, mas sei o que estou fazendo com o recurso público e obviamente o município também sabe o que fazemos com o dinheiro", concluiu a gestora.

Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais