Cidadeverde.com

José de Freitas recebe Curso de Prevenção sobre Drogas

Raimunda Carvalho é professora de uma escola da zona rural de Lagoa Alegre, onde percebe o avanço do uso de entorpecentes. Ela é uma das 200 pessoas que participam da segunda turma do Curso de Prevenção sobre Drogas, realizado em José de Freitas, pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas.

“Quero ser uma sementinha para ajudar na prevenção entre os jovens da nossa comunidade”, disse Raimunda Carvalho durante a aula inaugural do curso.

A Secretaria da Segurança apóia a iniciativa. O secretário da pasta, Fábio Abreu, prestigiou o evento, explicou as ações para a cidade e defendeu a prevenção como forma de evitar que os jovens vivenciem a violência.

“Quando se fala em segurança, primeiro olha-se para a repressão. Mas, a forma de vencermos a violência passa por cursos como este, na capacitação de pessoas para prevenção às drogas. Apoiamos, mas sem esquecer também do nosso papel de combater o crime. Por isso, estaremos em breve instalando em José de Freitas o sistema de monitoramento nas entradas, saídas e pontos principais da cidade. Além disso, vamos reforçar o efetivo”, anunciou o secretário.

O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, agradeceu o apoio da Prefeitura de José de Freitas e do secretário Fábio Abreu. Lembrou que o primeiro curso foi realizado com sucesso em Demerval Lobão e explicou que foi preciso ampliar o número de vagas.

“Inicialmente eram apenas 100 vagas, mas ampliamos para 200 devido à grande procura. Queremos, com nossos parceiros PRF, PF, Sasc, Secretaria da Saúde, Uespi, OAB e SSP, mostrar que é possível fazer uma prevenção eficiente. É isso que será mostrado neste curso”, completou.

Célio Barbosa, presidente da Federação Norte/Nordeste de Comunidades Terapêuticas, afirmou que a prevenção é um meio para evitar mais internações. Já, o prefeito de José de Freitas, Josiel Batista, disse que tem fortalecido o esporte nas comunidades rurais e na sede do município como suporte para evitar a entrada dos jovens na criminalidade e nas drogas. Josiel também agradeceu a chegada do projeto e o apoio da Secretaria da Segurança.

 

Da Editoria de Cidades
redacao@cidadeverde.com