Cidadeverde.com

Campanha ‘B-R-O BRÓ sem queimadas em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Brigada de Incêndio PrevFogo/Ibama, tem mobilizado a campanha "B-R-O BRÓ sem queimadas e incêndios". Neste período, devido à vegetação seca predominante em áreas e terrenos baldios, a incidência de queimadas é ainda maior e por isso o Município tem atuado na prevenção e combate à estes crimes ambientais.

Na manhã desta quarta-feira (7), foi realizado o dia “D” da campanha na praça Dr. Sebastião Martins. Na oportunidade, membros dos poderes Municipal e Legislativo, Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndios PrevFogo Ibama, PRF, Defesa Civil, escolas públicas e privadas e demais membros da comunidade estiveram presentes numa intervenção educativa, que alertou sobre as consequências das queimadas, bem como expôs a atuação dos órgãos responsáveis pelo combate em Floriano.

Segundo Manuela Simplicio, secretária da pasta, um dos grandes problemas enfrentados é a grande quantidade de terrenos baldios presentes no município. “A intenção é trabalhar tanto os bairros de Floriano quanto escolas sobre as consequências para o meio ambiente e para a nossa saúde, alertando que praticar queimadas é crime ambiental e existem outras formas de se controlar o fogo e a quantidade elevada de vegetação nesses terrenos”, afirmou. 

O último levantamento realizado mostrou que há cerca de 1.012 terrenos baldios com prevalência de incêndios devido à presença de vegetação seca que facilita à queima por parte da população. Desde o ano passado, a Secretaria tem notificado os proprietários para que fizessem a limpeza das áreas. Só em 2018, o Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio realizaram 156 atendimentos referentes à incêndios no município. 

De acordo com a secretária, a Brigada inicia os trabalhos entre julho e dezembro, mas devido a quantidade de queimadas recorrentes no primeiro semestre de 2019, que foi de 41 atendimentos em 22 bairros, os trabalhos foram antecipados e eles tem atuado junto ao Corpo de Bombeiros desde o último dia 10 de junho, atendendo à solicitações e dando orientações sobre a queima controlada e outras alternativas menos prejudiciais, na sede do Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro.

A SEMAN também alerta a população sobre a importância de se fazer a denúncia destes casos. “Infelizmente, mesmo que o Mutirão faça a limpeza das ruas e pontos da cidade, a Prefeitura não pode invadir os terrenos privados, sendo então responsabilidade dos proprietários fazerem a limpeza para que incêndios futuros sejam evitados... Nós estamos notificando os proprietários, eles assinam um termo de compromisso com prazo de 15 a 30 dias e caso não façam a limpeza, estes estarão sujeitos à multa de R$ 513,00. A população também pode estar denunciando aqui na Secretaria, entre 8:00 e 13:00, ou entrando em contato pelo telefone (89) 99445-5151."

Além disso, o trabalho de prevenção na zona rural, também é feito através de orientações à população a respeito das famosas “caieiras”, também consideradas crime segundo à Legislação. Vale deixar claro que a Brigada de Incêndios atua apenas na zona rural, enquanto a zona urbana é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Em casos de incêndio, a SEMAN orienta que a população contate os telefones: 3521-2807 ou 193 (Corpo de Bombeiros), para que o órgão faça o encaminhamento equipes das equipes de combate às chamas.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais