Cidadeverde.com

Valorização da cultura em Floriano

  • Floricul_3.jpeg Ascom
  • Flori_cul_5.jpeg Ascom
  • Floricul1.jpeg Ascom
  • Floricul_4.jpeg Ascom
  • flori_cult_2.jpeg Ascom
  • FLori_cultura.jpeg Ascom

Para comemorar o Dia do Folclore, a Prefeitura de Floriano por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer preparou o II Encontro de Griô. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Junior, reunindo grandes personalidades características da cultura florianenses.

A abertura contou com a apresentação de danças folclóricas, através da representação dos índios e do bumba-meu-boi, além da oração de São Benedito, que foi cantada em reverência ao santo da prosperidade. Logo em seguida, as personalidades foram agrupadas em uma roda de saberes, com o objetivo de repassar suas vivências e resgatar a cultura da tradição oral.

“O Griô traz toda essa gama de conhecimentos que muitas vezes fica parada na sua comunidade, no seu bairro, na sua casa. Por isso, temos a proposta de trazer esses griôs para uma roda para que possam dividir seus conhecimentos e repassar para as demais gerações, com a finalidade maior de não deixarmos a cultura se extinguir”, disse Elineuza Ramos.

O II Encontro de Griô promoveu uma inter-relação entre diversas culturas, por meio de repentistas, rezadeiras, benzedeiras, as comunidades de terreiros (umbanda), aboiador, além de famílias que estão há três gerações repassando a mesma cultura entre si. 

A proposta é fazer o registro e documentação de todos os depoimentos, em parceria com diversas instituições, tendo como referência todos os griôs, que, segundo a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, são as pessoas que produzem cultura oral na cidade, para que Floriano possua uma referência de pesquisa da rica tradição griô.

ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais