Cidadeverde.com

Valorização da cultura em Floriano

  • Floricul_3.jpeg Ascom
  • Flori_cul_5.jpeg Ascom
  • Floricul1.jpeg Ascom
  • Floricul_4.jpeg Ascom
  • flori_cult_2.jpeg Ascom
  • FLori_cultura.jpeg Ascom

Para comemorar o Dia do Folclore, a Prefeitura de Floriano por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer preparou o II Encontro de Griô. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Junior, reunindo grandes personalidades características da cultura florianenses.

A abertura contou com a apresentação de danças folclóricas, através da representação dos índios e do bumba-meu-boi, além da oração de São Benedito, que foi cantada em reverência ao santo da prosperidade. Logo em seguida, as personalidades foram agrupadas em uma roda de saberes, com o objetivo de repassar suas vivências e resgatar a cultura da tradição oral.

“O Griô traz toda essa gama de conhecimentos que muitas vezes fica parada na sua comunidade, no seu bairro, na sua casa. Por isso, temos a proposta de trazer esses griôs para uma roda para que possam dividir seus conhecimentos e repassar para as demais gerações, com a finalidade maior de não deixarmos a cultura se extinguir”, disse Elineuza Ramos.

O II Encontro de Griô promoveu uma inter-relação entre diversas culturas, por meio de repentistas, rezadeiras, benzedeiras, as comunidades de terreiros (umbanda), aboiador, além de famílias que estão há três gerações repassando a mesma cultura entre si. 

A proposta é fazer o registro e documentação de todos os depoimentos, em parceria com diversas instituições, tendo como referência todos os griôs, que, segundo a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, são as pessoas que produzem cultura oral na cidade, para que Floriano possua uma referência de pesquisa da rica tradição griô.

ascom