Cidadeverde.com

Energia Solar impulsiona agricultura em Oeiras

  • agr11.jpg Ascom
  • agr4.jpg Ascom
  • agricul.jpg Ascom
  • agr1.jpg Ascom
  • agr3.jpg Ascom

O uso de fontes renováveis de energia está fazendo a diferença na vida dos agricultores e impulsionando a produção rural na comunidade Morro do Claro, região do Morro Redondo, na zona rural de Oeiras. Os produtores rurais Valderi e Adriano comemoram a produção de milho e melancia, com a utilização de kit de irrigação abastecido através de placas de energia solar.

O kit de irrigação por sistema de gotejamento foi doado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA). Já as placas de energia solar foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“Esta unidade produtiva recebe assessoria do técnico em agropecuária Djair Marques, comprovando assim, que o acompanhamento profissional faz a diferença, gerando produtos de melhor qualidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza.

Manejo de solo e da água na agricultura familiar

Seguindo o projeto de incentivo à agricultura familiar, a SEMA promoveu, na última terça-feira, 27, uma palestra relacionada ao manejo do solo e da água, no povoado Buriti do Rei. A palestra foi ministrada pela professora do IFPI, Yoná Serpa, e teve como público-alvo produtores rurais da comunidade e alunos do instituto.

“Na oportunidade visitamos propriedade do senhor Matias Morais de Sá, que inclusive irriga com sistema de bombeamento por energia solar e fizemos a degustação de produtos oriundos desta unidade produtiva. Essa foi mais uma ação da Secretaria de Agricultura em parceria com IFPI, visando a difusão de tecnologias aos agricultores familiares do nosso município”, conclui Juvenal Souza.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais