Cidadeverde.com

Adapi libera abate de suínos em Oeiras

Após decretar emergência sanitária em todo o Estado por conta da peste suína, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) liberou o abate de porcos no matadouro de animais de pequeno porte de Oeiras. A partir desta quinta-feira, 05, os animais poderão ser abatidos no município, desde que o abate obedeça os critérios de qualidade e higiene, fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

“Protocolamos um pedido para liberação do abate suíno em nosso matadouro. A resposta foi positiva, então, a partir desta quinta-feira o abate de suínos está liberado. Para que isso aconteça, o proprietário dos animais deve ir até a Adapi, retirar o GTA (Guia de Transporte Animal) e, de posse deste documento, levar o suínos para o matadouro. O abate de suínos para comercialização só pode ser feito no matadouro de animais de pequeno porte, mediante a apresentação da GTA”, explica o veterinário do SIM, Jefferson Luís.

Implementado no final de 2017, o SIM contribui para promoção da saúde pública dos oeirenses, garantindo segurança alimentar à população e contribuindo na geração de renda para os pequenos produtores. “O Selo de Inspeção Municipal emitido pelo SIM garante a qualidade e a segurança da carne que vai ser consumida”, frisa o veterinário.

Peste suína

A peste suína é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, contato com animais infectados, equipamentos sujos e roupas de indivíduos que mantiveram contato direto com porcos domésticos ou selvagens que estejam doentes ou possuam o vírus incubado. A doença chega a matar 90% dos animais jovens e nos mais velhos pode manifestar-se discretamente.

Inicialmente, os porcos apresentam depressão e febre alta, regiões avermelhadas, hemorragia e cor azulada geralmente nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros de animais brancos. Também é detectada letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

ascom

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: