Cidadeverde.com

Empreendedorismo para jovens de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí

Foto: ascom

A ação denominada de  “1º Hackathon de Empreendedorismo”,  será realizada no Centro de Educação do Programa Social “Janela para o Mundo”,  nos dias 19 a 21 de setembro, voltada para  alunos do curso de informática do programa, que  serão desafiados a criar soluções específicas, usando a tecnologia para beneficiar empreendedores da região.

Além de contribuir para o desenvolvimento local, o 1º Hackathon do Centro de Educação Janela para o Mundo pretende incentivar a troca de conhecimentos na área de informática e promover a integração entre alunos, equipe do Centro, time Omega Energia e comunidade empreendedora de Ilha Grande. O evento também servirá como prática do aprendizado e avaliação para 70 alunos entre os atualmente inscritos nos cursos de informática básica e avançada do Centro, a partir das atividades que serão propostas.

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O Hackathon é um evento que reúne diferentes profissionais de tecnologia, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos que sejam inovadores. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente que fomenta a inovação.

 Durante o Hackathon serão propostas aos alunos atividades que abordarão a aplicabilidade da informática no empreendedorismo. Os alunos serão divididos em equipes, cada uma delas terá um tutor e um parceiro (microempreendedor). Na primeira etapa do evento, são ministradas palestras em torno dos temas: gestão, tecnologia e inovação, para fomentar o aprendizado dos grupos, que terão o desafio de criar uma ou mais soluções para o negócio parceiro e apresentá-las no último dia do evento.

Os tutores receberão previamente orientações sobre o evento e as possíveis ferramentas a serem utilizadas pelas equipes. Quanto aos parceiros, foi feito um mapeamento de empreendimentos locais e seleção dos interessados, que receberam orientações sobre a metodologia da ação.

Ao final do evento, os grupos apresentarão suas propostas para a banca avaliadora, que selecionará a proposta vencedora do desafio.

Durante a realização do Hackathon, o Centro de Educação estará voltado apenas para receber os participantes e preparado para o desenvolvimento das atividades do evento.

Sobre o Centro de Educação Janela para o Mundo

Foto: ascom

O Centro de Educação Janela para o Mundo é um projeto de responsabilidade social desenvolvido e mantido pela Omega Energia. Inaugurado em janeiro de 2017, o Centro de Educação oferece cursos gratuitos à comunidade e tem contribuído, desde então, para gerar uma nova perspectiva de futuro para crianças, jovens e adultos.

 O Centro de Educação Janela para o Mundo funciona na comunidade do Labino, em Ilha Grande. Com duas salas de aula e uma sala de informática equipada com 20 computadores, o espaço possui ainda ambientes de leitura e convivência para atender os alunos no contraturno escolar. O Centro de Educação sempre oferece novos cursos que são divulgados, assim como o processo para inscrições que são realizadas anualmente.

 Atualmente, o Centro atende aproximadamente 327 alunos distribuídos em 21 turmas de 8 cursos: Inglês, Informática, Aprendizagem em Saúde, Recepção de Meios de Hospedagem, e Apoio ao Aprendizado (aulas de Matemática e Português para alunos do 3º ao 9º ano), LIBRAS básico e Linguagens e Redação para o ENEM.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais