Cidadeverde.com

Crescimento do Samu nos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Complexo Regulador Estadual do Piauí, conseguiu aprovação de 22 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu em 2020. Os veículos serão distribuídos nos municípios de Altos, Angical do Piauí, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Cocal, Dom Inocêncio, Flores do Piauí, Floriano, Ipiranga do Piauí, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Queimada Nova, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí e Teresina.

Segundo a coordenadora do Samu no Piauí, Christiane Rocha Leal, em 2019, houve muitos avanços para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí. “Este ano conseguimos a implantação de novas bases do Samu estadual nos municípios de Socorro do Piauí, Inhuma, Lagoa do Barro, Várzea Grande, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Palmeira do Piauí, Avelino Lopes e Nazaré do Piauí” , afirma Leal.

Neste ano, foram feitos ainda muitos treinamentos com os profissionais que atuam no serviço, como os médicos e enfermeiros da Unidade de Suporte Avançada do município de Oeiras. Houve qualificação junto ao Ministério da Saúde do Samu Aéreo do Piauí e das bases descentralizadas dos municípios de Água Branca, Cristalândia e São Raimundo Nonato.