Cidadeverde.com

Energia solar na agricultura irrigada dos municípios

O município de Oeiras está colhendo os frutos do uso da energia solar na agricultura irrigada. A ação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está fomentando novos arranjos produtivos, dinamizando a atividade agrícola e gerando renda na zona rural do município.

Concentrando esforços e apostando em infraestrutura e uso racional da água, utilização de fontes renováveis de energia, assistência técnica e créditos rurais, a agricultura familiar está prosperando e transformando vidas no campo. Na comunidade Broco, situada na região do povoado Boa Vista, o produtor Valdo dos Santos Silva e sua família comemoram a produção de banana, irrigada através de kit de irrigação fornecido Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR).

O produtor recebe acompanhamento técnico da equipe da Secretaria da Agricultura e acessou o crédito rural através do Banco do Nordeste, com objetivo de adquirir placas de energia solar para irrigação da lavoura. O resultado disso é que, semanalmente, a produção de Valdo está sendo comercializada no Mercado Municipal Dona Lili. O produtor comenta que está satisfeito com a produção e venda da banana e planeja ampliar sua área de plantação.

“Esta é mais uma atividade que comemoramos da produção com energia limpa e renovável promovendo geração de renda para as famílias do campo”, pontua o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais